Dicas para se tornar um bom distribuidor de cosméticos

Dicas para se tornar um bom distribuidor de cosméticos

Se engana quem pensa que a construção de uma boa carteira de clientes é um trabalho destinado apenas aos empreendedores.

Quem trabalha com distribuição também precisa dar um gás a mais na conversão e fidelização de clientes potenciais. Especialmente os profissionais que atuam no ramo dos cosméticos!

Por mais que o distribuidor tenha clientes fixos e que esse mercado permaneça estável mesmo em tempos de crise, ainda assim é necessário dedicar um tempinho extra para a prospecção de novos consumidores.

Assim, é possível garantir um fluxo de vendas crescente e colocar o seu comércio em destaque frente à concorrência.

Neste post, separamos algumas dicas essenciais para se tornar um bom distribuidor de cosméticos. Por isso, se você atua no ramo e deseja contribuir para o crescimento do seu negócio, abra seu bloquinho de notas e fique atento no conteúdo que preparamos a seguir!

Faça parceria com boas marcas!

O primeiro passo para se tornar um distribuidor de cosméticos de sucesso é fechar parceria com marcas conceituadas no mercado. Afinal, de nada adianta se unir a uma marca que não vai te proporcionar um bom retorno, não é mesmo?

É necessário analisar a experiência dessa empresa no mercado, os diferenciais que ela oferece, o seu investimento em inovação e o suporte oferecido para o grupo de distribuição.

Além disso, evite ao máximo o “efeito manada” e não distribua determinado produto só porque a maioria dos revendedores estão comercializando.

Acredite: nem sempre o que é popular tem qualidade. Estude o processo de desenvolvimento das marcas e fuja de situações chatas em que apenas um lado sai ganhando.

Divulgue o seu trabalho!

Nada é tão óbvio que não precise ser dito! Para conquistar mais clientes e potencializar a lucratividade do seu negócio, é fundamental caprichar na divulgação do seu trabalho como distribuidor.

O mercado da beleza é bastante concorrido, por isso, a divulgação é uma das ferramentas mais importantes para atingir novos consumidores e alcançar o sucesso almejado.

As redes sociais desempenham um papel crucial no processo de divulgação. Através delas, é possível promover o seu negócio sem fazer grandes movimentações.

Uma dica interessante é criar posts estratégicos e impulsioná-los determinando as características do seu público-alvo, como gênero, localização, faixa etária e interesses gerais.

A criação de e-mails marketing e de um site próprio também são ótimas alternativas para divulgar o seu trabalho. Experimente!

Faça promoções em datas especiais!

Outra dica que faz toda a diferença para crescer como distribuidor de cosméticos é aproveitar as datas especiais para a realização de campanhas promocionais, como as ofertas que costumam acontecer durante o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo.

Além de aproveitar a movimentação econômica desses períodos, o distribuidor também pode construir uma relação mais amigável com seus clientes.

Essas promoções também devem ocorrer nos salões de beleza! O profissional pode promover descontos em cima dos itens que tem uma melhor circulação dentro desses períodos, como as colorações e alisamentos.

Foque no seu relacionamento com o cliente!

Se você quiser potencializar as vendas, coloque o foco do seu trabalho na experiência do cliente.

Além de oferecer um atendimento personalizado para cada consumidor, também é bacana abastecê-los com amostras e desenvolver um programa de fidelização, que vai favorecer o seu retorno no futuro.

Uma dica interessante é, sempre que possível, mostrar como o produto funciona na prática. A maioria dos clientes querem testar o produto ou ver o seu desempenho na prática antes de fazer o investimento.

Por isso, se existir a possibilidade de demonstrar a tecnologia do produto, faça! Acredite, a conversão tende a ocorrer com muito mais facilidade.

Trabalhe com marcas profissionais!

Além de serem verificadas pela Anvisa e trabalharem com as melhores matérias primas da indústria, as marcas profissionais também têm o poder de transmitir mais confiança aos consumidores finais, que tendem a se sentir mais confortáveis para investir em um produto que já é automaticamente aceito no mercado.

Isso sem falar nos “extras” que as marcas profissionais proporcionam aos distribuidores. De modo geral, essas empresas oferecem todo o aparato que o empreendedor precisa para começar as suas vendas, disponibilizando não só os produtos, como também todo um suporte de marketing e pós-venda.

Não invista todo o seu dinheiro em um estoque inicial!

Um dos erros mais comuns que afetam os distribuidores no início da carreira é o alto investimento no estoque.

Apesar de parecer uma medida assertiva, encher o estoque nos primeiros meses de distribuição pode acabar deixando o empreendedor com um saldo negativo, afinal, a essa altura, ele provavelmente ainda nem conseguiu definir o seu público-alvo.

Aqui, o segredo é investir em pequenas quantidades de produtos variados. Assim, é possível identificar quais são as preferências do seu público e quais são os produtos que estão ficando “de lado” ao longo do tempo. Feita essa análise, aí sim é o momento de abastecer o estoque, mas com aquilo que os seus consumidores realmente procuram!

Pense em ações e estratégias de fidelização!

Assim como em qualquer outro modelo de negócio, a fidelização dos clientes é uma etapa crucial para o sucesso de uma empresa. São os consumidores as pessoas responsáveis por manter a estabilidade do seu faturamento, portanto, nada mais justo do que recompensá-los de alguma maneira, não é mesmo?

As alternativas de fidelização são inúmeras. É possível oferecer amostras de acordo com o valor da compra, criar promoções relâmpagos, montar kits de produtos ou até mesmo prestar um bom atendimento pós-venda. Analise as possibilidades e escolha aquelas que beneficiem tanto você, quanto as pessoas que mantém a sua empresa funcionando.

Estimule a visibilidade do seu negócio!

Como diria aquele clássico ditado popular: quem não é visto, não é lembrado! E isso não muda quando estamos falando sobre um serviço de distribuição!

Além das estratégias básicas que todo revendedor deve aderir, como criar uma identidade visual personalizada e usar as redes sociais para divulgar o negócio, também é interessante comparecer a eventos e estar em constante contato com potenciais parceiros para a sua empresa.

Quanto mais pessoas conhecerem o seu serviço, mais o seu negócio terá a chance de crescer. Por isso, invista em estratégias que potencializem o alcance da sua marca, seja através do meio físico ou digital.

Invista em uma boa política de comercialização!

Por último, mas não menos importante, tenha uma política de comercialização justa e equilibrada.

Para conquistar ainda mais credibilidade com o público-alvo, é recomendado que os preços dos produtos tenham um valor estável, sem apresentar mudanças frequentes ou que vão de acordo com o nível de proximidade de determinado cliente.

Ademais, também é bacana pensar em diversas alternativas de pagamento, sem excluir a possibilidade de pagamento por cartão de crédito – que além de dar mais conforto aos clientes, também garante que o distribuidor não caia em golpes.

Potencialize suas vendas como distribuidor de cosméticos

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Deixe o seu comentário!

6 Comentários

  1. Rosani weber disse:

    Quero ser distribuidor🙏

  2. Oscar Almeida da Silva disse:

    Sensacional, alavancada, muito bom!!!

  3. Denise Alexandre fiacadori disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber como faço pra mim tornar um distribuidor?

  4. José Messias da Silva Dias disse:

    Olá boa noite, gostaria de saber como faço pra mim tonar um distribuidor?

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