Você sabia que existe uma área da medicina dedicada especialmente à análise dos cabelos? Desenvolvida como uma ramificação da dermatologia, a tricologia realiza o diagnóstico e a cura das doenças relacionadas aos fios e ao couro cabeludo.
Os médicos especializados nessa área são chamados tricologista e são eles os grandes responsáveis pelos tratamentos de alopecia, dermatites, inflamações no couro cabeludo ou até mesmo enfraquecimento capilar.
Neste post, contamos um pouquinho mais sobre a função do tricologista e como saber a hora certa de visitar um. Ficou curiosa? Então abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
O que é e o que faz um tricologista?
A tricologia é uma área da ciência dermatológica dedicada ao estudo do fio, do couro cabeludo e de todos os pêlos do organismo humano.
Denominados como os médicos dos cabelos, os tricologistas são responsáveis por analisar a estrutura do fio e, a partir disso, indicar um tratamento que supra as necessidades apresentadas por cada cabelo.
Dentre as irregularidades tratadas por um tricologista, podemos citar os problemas relacionados à queda capilar, ao envelhecimento do fio, à foliculite, à caspa e qualquer outra alergia ou inflamação que afete essa região.
Qual a diferença entre tricologista e dermatologista?
É muito comum que as pessoas confundam o trabalho de um dermatologista com o de um tricologista. Porém, apesar da tricologista estar inserida dentro da dermatologia, é importante reforçar que existe uma diferença entre esses dois profissionais.
O dermatologista é responsável por estudar a pele, suas estruturas, funções e doenças. Em contrapartida, o tricologista tem a função de estudar, de forma específica, os pêlos e os cabelos.
Mas e o couro cabeludo? Ele não é considerado como uma pele que reveste o crânio?
Sim, o couro cabeludo é uma estrutura que faz parte do tecido cutâneo, portanto, ele pode ser estudado por um dermatologista, mas é o médico tricologista quem possui conhecimentos aprofundados na área, podendo tratar de todas as questões relacionadas à saúde capilar, inclusive as que dizem respeito ao couro cabeludo.
Qual é o momento certo de procurar um especialista?
De modo geral, o tricologista só deve ser procurado se o paciente observar qualquer tipo de alteração na saúde dos cabelos ou do couro cabeludo.
Além disso, o profissional também pode – e deve – ser procurado caso exista qualquer histórico familiar de doenças capilares. Assim, é possível analisar se existe a necessidade ou a possibilidade de qualquer procedimento preventivo.
Dentre as causas das patologias capilares, podemos citar a hereditariedade, estresse, falta de nutrientes, inflamações, alergias viroses, medicamentosos e doenças metabólicas, oncológicas ou autoimunes.
Abaixo, citamos algumas das principais patologias que podem envolver o perímetro capilar. Veja:
– Alopecia (perda ou queda de cabelo);
– Tricorrexis nodosa (quebra incentivada por fatores genéticos ou uso excessivo de ferramentas de calor);
– Dermatite seborreica e caspa (descamação do couro cabeludo);
– Foliculite (inflamação nos folículos pilosos);
– Envelhecimento capilar.
Agora que você já sabe o que faz um tricologista e qual é a hora certa de visitar esse profissional, basta analisar as suas necessidades e considerar uma avaliação aprofundada.
Para ter acesso a mais dicas relacionadas à saúde capilar, basta visitar a página inicial do nosso blog! Esperamos por você!
Nenhum comentário cadastrado