Com o constante crescimento do setor nacional de higiene e beleza, o investimento no mercado de cosméticos tem se tornado a grande apostas de empreendedores e distribuidores que desejam potencializar a sua lucratividade.
Mas em um universo com múltiplas possibilidades de atuação, qual é a melhor maneira de investir na área? Por onde começar? Quais marcas eu devo apostar com o meu serviço de distribuição?
Neste post, compartilhamos algumas dicas para você, que quer ser um distribuidor de cosméticos, mas ainda não tem muita certeza em como investir na profissão. Separe um papel e uma caneta e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Selecione as marcas que você deseja investir!
A escolha das marcas que vão compor o seu estoque é um dos primeiros passos que você deve levar em conta em seu trabalho como distribuidor.
Para fazer a seleção, é necessário considerar o tipo de público-alvo que a sua empresa terá. A partir dessa informação, fica muito mais simples e assertivo investir nos produtos certos – que terão um retorno.
Afinal, o que o seu cliente vai consumir? São itens de skincare e maquiagem? São itens de cabelo? Se sim, são para fios virgens ou quimicamente tratados?
Levantadas essas informações, aí sim você poderá começar a pesquisa por marcas que ofereçam esse serviço de distribuição. A dica é optar sempre por marcas de qualidade, que sejam verificadas pela Anvisa e tenham credibilidade com o público-alvo da sua loja.
Entenda o mito por trás do investimento inicial!
Se engana quem pensa que para ser um distribuidor de cosméticos é preciso fazer um mega investimento inicial. Um dos pontos altos da distribuição é não ter um limite mínimo de investimento. Aqui, é o próprio distribuidor quem define essa métrica.
Nossa recomendação é investir aos poucos! Assim, você consegue analisar quais produtos estão fazendo sucesso em sua loja e quais estão deixando a desejar, sem ter uma “perda financeira” muito grande.
Aqui, é o seu público-alvo quem define os seus investimentos. Contabilize quais produtos têm mais recompra e qual é o tipo de necessidade apresentada pelos seus consumidores.
Com uma informação sólida em mãos, aí sim você pode investir em grandes quantidades. Afinal, a lucratividade será garantida!
Construa uma boa cartela de clientes!
É o consumidor quem mantém o seu negócio vivo. Portanto, separe uma parte do seu planejamento para promover estratégias que beneficiem o seu público-alvo!
Além de proporcionar um bom atendimento, onde você consiga, acima de tudo, desenvolver uma relação com o seu cliente, também é bacana pensar em programas de fidelização e outras ações que tragam o consumidor de volta para a sua loja.
Isso sem falar no networking, né? O networking é um dos grandes pilares de qualquer profissão. Com ele, é possível descobrir novos clientes e fechar parcerias com nomes importantes no mercado.
Levante contatos de salões de beleza, profissionais da área e de todas as pessoas que você deseja fechar parceria e apresente as vantagens dessa possível parceria. Aqui, não tem espaço para timidez. Se joga!
Aposte no networking e dê mais visibilidade ao seu negócio!
Como diria aquele clássico ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. Na área da beleza, onde a concorrência ultrapassa todos os limites, a visibilidade é uma peça importantíssima para alcançar o sucesso. E isso não muda quando falamos de distribuição.
Para potencializar os seus serviços, é necessário vestir a camisa da empresa, dar a cara à tapa e mostrar que está pro game. Mas como fazer isso de forma assertiva?
Apostar no marketing digital e nas redes sociais é um grande passo. Hoje em dia, tudo é digital. As pessoas descobrem novos lugares através da internet, compartilham o que está em alta, investem em produtos e, principalmente, fazem novos contatos.
Por isso, para potencializar o seu networking e se aproximar de novas pessoas que possam se interessar pela sua loja, dê uma chance ao e-commerce e às redes sociais. Você não vai se arrepender!
Outra estratégia que ajuda – e muito – nesse processo de networking é comparecer a eventos da área. Eventos de beleza costumam ser cheios de pessoas disponíveis para fechar parcerias. Aproveite a oportunidade para divulgar o seu nome!
Desenvolva a política comercial do seu negócio!
Ter uma boa política comercial aumenta a sua credibilidade com o público-alvo e evita que a sua empresa caia em golpes e fraudes.
De forma alguma venda mais caro para um salão de beleza ou cliente especial e mais barato para outro estabelecimento que não seja tão próximo a sua empresa. Acredite: se essa informação circular no mercado, o nome do seu negócio pode ficar comprometido.
Além disso, outra dica importante é aceitar os pagamentos em cartão de crédito com parcelamento. Essa estratégia é capaz de neutralizar possíveis “golpes” de salões que compram em muita quantidade para pagar depois.
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Boa tarde, tenho uma loja Ecommerce e estou interessado em fazer vendas online dos seus produtos? Quem sabe podemos tá fazendo uma ótima parceria? Aguardo.
Olá Andrey, tudo bem?
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