Você tem o costume de pedir o feedback dos seus clientes e realizar uma estratégia de pós-venda após o seu serviço de distribuição de cosméticos?
Independente se o foco do seu negócio forem consumidores finais ou profissionais da área da beleza, o ato do pós-venda é uma parte fundamental no trabalho de um distribuidor.
A ausência de uma preocupação acerca do feedback do consumidor pode não só afetar a sua relação com ele, como também impedir que você faça vendas futuras, prejudicando diretamente no seu faturamento mensal.
Pensando em melhorar as estratégias do seu negócio, mostramos neste texto qual é a importância do pós-venda e como realizá-lo em sua rotina de trabalho. Confira!
Afinal, o que é o pós-venda?
O pós-venda pode ser refletido como a preocupação da empresa com o feedback do consumidor após a compra de algum produto ou serviço.
Em tese, ele consiste em sondar como está sendo a experiência do cliente com sua aquisição, dar o suporte para as suas necessidades em relação ao produto e, com isso, fortalecer a relação entre consumidor e empresa, de forma que o cliente se sinta abraçado pela marca.
Por que o pós-venda é tão importante?
Um dos pontos de maior importância do processo de pós-venda para um distribuidor de cosméticos é, de fato, ouvir o feedback do consumidor.
É através desse feedback que o empreendedor vai conseguir potencializar as suas futuras prospecções e entenderá se vale a pena manter determinado produto em seu catálogo.
Outro fator crucial do pós-venda é a confiança que essa ação gera entre empresa e cliente. Afinal, ao ser contatado por um motivo que vai além da venda em si, o consumidor tende a se sentir importante, como se a sua opinião fosse realmente válida para o distribuidor.
A partir dessa confiança, cria-se uma relação de parceria, onde o cliente terá a liberdade de procurar o distribuidor futuramente e, em contrapartida, o distribuidor se sentirá ainda mais confortável para informá-lo sobre novidades e reposição de produtos.
O resultado disso tudo? A fidelização do cliente! O mercado de cosméticos tem essa questão como norteadora em sua rotina. Quando está satisfeito com a compra e com o pós-venda, o consumidor sempre voltará para comprar novos itens, potencializando o faturamento mensal da marca.
Como fazer o pós-venda de forma assertiva?
Para quem atua como distribuidor de cosméticos autônomo, o pós-venda pode ser realizado de forma mais simplificada, através de ligações por telefone, mensagens no WhatsApp, chats de conversa em um possível site ou até mesmo por e-mail.
Já para as marcas e grandes empresas, o pós-venda por ter uma atenção maior. Aqui, além do contato por mensagem ou ligação, a dica é investir em ferramentas que mostrem o feedback dos clientes de forma pública, como em posts e menções nas redes sociais.
De modo geral, para fazer um pós-venda de qualidade é necessário acompanhar cada um dos consumidores e sempre dar prioridade para as reclamações, deixando as informações em segundo plano e as sugestões e elogios em planos subsequentes.
O segredo é dar informações claras, diretas e objetivas e, principalmente, não devolver o problema para o cliente. Desculpe pelo deslize cometido, dê atenção à sua solicitação, resolva o problema com agilidade e só prometa aquilo que você sabe que pode cumprir.
Uma estratégia que pode ajudar na organização desse atendimento é montar uma planilha com respostas previamente prontas e somente adaptá-las de acordo com a proximidade do cliente.
Separe as reclamações, informações, sugestões e elogios mais frequentes em seu serviço de distribuição e monte uma “resposta base” para cada uma dessas solicitações.
Além disso, prepare seu estoque com peças de reposição e, caso necessário, ofereça compensações ao consumidor, especialmente se ele teve uma experiência negativa com um produto ou serviço. Assim, é possível apagar impressões negativas e deixar a relação mais leve.
Saiba tudo sobre distribuição de cosméticos!
Gostou de saber um pouquinho mais sobre a importância do pós-venda? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas relacionadas à distribuição de cosméticos e ao mercado da beleza. Te esperamos!
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