Se você reparou que o seu cabelo está frágil, elástico, poroso e quebrando com mais facilidade que o normal, fique atento: ele pode estar passando por um corte químico.
O corte químico aparece quando o cabelo está sobrecarregado com o uso de substâncias químicas, fazendo com que os fios fiquem muito mais propensos ao enfraquecimento, quebra e queda.
Neste post, contamos o que, de fato, é o corte químico, por que ele acontece e qual é a melhor forma de tratar os fios após o surgimento desse quadro. Confira!
O que é o corte químico e por que ele acontece?
O corte químico nada mais é do que uma quebra capilar intensa causada pela incompatibilidade de produtos usados no cabelo e pelo excesso de substâncias químicas aplicadas na estrutura capilar.
De modo geral, o corte químico é causado por alisamentos excessivos, clareamentos realizados em cabelos previamente fragilizados ou pela realização de mais de um procedimento químico sem respeitar o tempo de recuperação da fibra capilar.
Dentre as principais características de um corte químico, estão a aparência descuidada, o ressecamento capilar, a opacidade, o frizz, a aspereza e, principalmente, o emborrachamento seguido de quebra.
Normalmente, antes de sofrer um corte químico, os cabelos ficam muito mais elásticos que o normal, assumindo uma posição tão frágil, que o simples fato de passar a mão nos cabelos pode fazer com que os fios se rompam e caiam.
Em cabelos cacheados e crespos, o corte químico é simbolizado pela perda de definição e pelo surgimento de um aspecto pesado. Já nos cabelos lisos e ondulados, o problema é representado por pontas duplas, e pela aparência áspera e espigada.
Existe uma maneira de evitar o corte químico?
A melhor forma de evitar o corte químico é estar em dia com o cronograma capilar e sempre realizar um teste de mecha antes de aplicar qualquer substância química nos cabelos.
O teste de mecha é um termômetro usado para medir a resistência dos cabelos antes deles entrarem em contato com determinada substância. É ele quem vai mostrar se o seu cabelo está apto o suficiente para seguir em frente com a transformação capilar.
Para realizá-lo, basta separar uma mechinha da nuca, aplicar o produto químico e esperar cerca de 45 minutos até ele agir. Feito isso, lave a mecha, seque e observe como ela vai reagir. Se ela ficar enfraquecida e propensa à quebra, o melhor a se fazer é adiar a transformação e aguardar até que o cabelo esteja forte novamente.
Para recuperar a força dos fios, o mais indicado é adotar uma rotina de cuidados que se comunique com as necessidades do cabelo. A utilização de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução são alternativas poderosas e acessíveis no momento de tratar os fios.
Acredite: um cabelo saudável é um cabelo muito mais resistente aos danos causados pelos processos químicos. Antes de realizar um alisamento ou coloração, tire um tempo para preparar os fios para essa transformação.
Como tratar os cabelos que sofreram corte químico?
Dar uma pausa nos procedimentos químicos é a primeira coisa que deve ser feita no momento de tratar os cabelos que passaram por um corte químico. Afinal, os cabelos já estão altamente danificados, então repetir a dose pode agravar ainda mais o quadro.
Cortar as áreas fragilizadas pode ajudar. Não só para melhorar a aparência dos cabelos e diminuir os danos visíveis, como também para permitir que o cabelo cresça de forma saudável. A dica é começar acertando as pontinhas e depois analisar o restante do comprimento.
Outro cuidado importante é evitar os enxágues com água quente e sempre utilizar um protetor térmico antes de finalizar os fios com ferramentas de calor. Essas práticas ajudam a controlar os quadros de porosidade e evitam que o fio perca ainda mais água e nutrientes.
Por último, mas não menos importante, para reparar os danos de um corte químico é fundamental montar um cronograma capilar que devolva todos os nutrientes que os fios precisam para se desenvolver de forma saudável.
A linha Plex, da Prohall Cosmetic, regenera os danos causados pela química e potencializa a nutrição dos cabelos. Composta por Shampoo, Máscara, Finalizador e Protetor Térmico, a linha auxilia na reparação das áreas fragilizadas e revitaliza por completo a fibra capilar, evitando o surgimento de novos danos.
Monte seu cronograma capilar com a Prohall Cosmetic!
Além da linha Plex, a Prohall Cosmetic oferece outros produtos específicos para a execução do cronograma capilar.
Um dos nossos kits mais procurados é o Kit Cronograma Capilar Profissional Premium, composto pelas máscaras de tratamento Biomask, Extreme Repair e Proboo Fiber, responsáveis, respectivamente, pela hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos.
Acessando o site da Prohall, é possível conferir mais informações sobre os produtos citados e adicioná-los em suas rotinas de autocuidado. Esperamos pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado