O silicone para cabelo é um tipo de finalizador capilar bastante queridinho entre as pessoas que não dispensam o uso de ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores.
Responsável por proteger os fios contra as altas temperaturas dos aparelhos de finalização, o silicone ajuda a manter a vitalidade do fio por muito mais tempo, evitando os quadros de ressecamento e quebra.
Porém, esse não é o único benefício proporcionado pelo produto! Além de proteger os fios, a substância oferece mais algumas vantagens para a saúde capilar. E é justamente sobre elas que falaremos neste post!
Abaixo, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre o silicone e mostramos como utilizar o produto no cronograma capilar. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo a seguir!
Para que serve o silicone para cabelo?
O silicone para cabelo é bastante utilizado nos tratamentos capilares devido à proteção que ele oferece às madeixas. Sua ação visa formar uma capa protetora em volta da fibra capilar, aumentando a sua resistência contra os danos encontrados na rotina.
Em geral, o silicone é bastante utilizado como protetor térmico, uma vez que defende os cabelos contra as altas temperaturas ao mesmo passo em que retém umidade dentro da fibra capilar, neutralizando as agressões causadas pelo Sol e pelas ferramentas de calor.
No mercado, o silicone pode ser encontrado em duas versões: o solúvel e o não solúvel. O mais recomendado é o solúvel, uma vez que ele consegue ser retirado facilmente e permite que os fios continuem absorvendo nutrientes ao longo do tempo.
Quais são os benefícios oferecidos pelo silicone para cabelo?
Além de proteger os cabelos contra as altas temperaturas e neutralizar os danos causados por agentes externos, o silicone também ajuda a combater diversos problemas que podem surgir no ciclo de vida do fio.
Um desses problemas é representado pelas temidas pontas duplas. Justamente por auxiliar na retenção de umidade, o silicone faz com que a água dure mais tempo na fibra capilar, neutralizando os sinais de ressecamento que tendem a surgir nas pontas dos fios.
Além disso, quando usado de forma progressiva, o silicone consegue potencializar o condicionamento natural dos fios, deixando a sua estrutura macia, fácil de desembaraçar e com aquele brilho exuberante.
Como usar o silicone para cabelo?
O silicone para cabelo pode ser utilizado de diversas formas dentro da rotina de cuidados. O produto pode aparecer antes das finalizações com aparelhos de calor, durante a hidratação capilar (com os fios ainda úmidos), depois da lavagem para desembaraçar os fios ou diretamente nas pontas, para evitar o ressecamento.
Quanto à aplicação, não existem muitos segredos! Basta aplicar o silicone na palma das mãos, aquecer o produto com movimento de fricção e aplicar diretamente nos fios. A quantidade de silicone utilizado deve ser equivalente a uma moeda de 50 centavos.
Atenção aos cuidados recomendados!
Vale reforçar que o silicone não substitui um tratamento! Ele apenas prolonga os resultados alcançados com o cronograma, uma vez que cria uma película protetora capaz de reter os nutrientes dentro do fio.
Inclusive, o seu excesso não é recomendado. Além de favorecer o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, formar uma película protetora muito resistente pode comprometer a ação de outros produtos de tratamento. Então, não exagere e use o silicone com sabedoria.
Confira mais conteúdos sobre beleza!
Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o silicone para cabelo? Temos certeza que ele será um super aliado para a sua rotina. Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais dicas de produtos e descobre como potencializar o seu cronograma capilar. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado