Além de manter o cabelo saudável e com uma aparência harmoniosa, cortar o cabelo regularmente também pode trazer benefícios para a saúde e crescimento do fio.
Neste artigo, contamos quais são as vantagens e como definir o melhor momento para um corte de cabelo, incluindo tanto os fatores que envolvem a manutenção do comprimento, quanto a influência das fases da lua. Confira!
Benefícios de cortar o cabelo
Apesar de parecer um procedimento exclusivamente de cunho estético, o ato de cortar o cabelo pode contribuir – e muito – para o crescimento saudável das madeixas. Especialmente se o cabelo estiver danificado!
Quando as pontas assumem uma condição fragilizada, elas acabam atrapalhando o crescimento uniforme do fio, já que estarão mais propensas a quebrar e, consequentemente, interromper o ciclo de crescimento.
Ao cortar o cabelo, é possível retirar essas pontas que estão danificadas e permitir que o cabelo cresça uniformemente, com uma aparência bonita, suave e saudável.
Como definir o melhor momento para cortar o cabelo
Em geral, muitos cabeleireiros recomendam cortar o cabelo a cada 6 e 8 semanas. Mesmo que esse corte seja limitado às pontas, como foi citado anteriormente.
Essa frequência é ideal para manter o cabelo com uma aparência uniforme e para promover o crescimento saudável do fio.
Além disso, o comprimento dos fios também é considerado um grande motivador para o corte de cabelo.
Enquanto cabelos curtos podem precisar de cortes mais frequentes para manter a aparência desejada, os cabelos mais longos devem passar pelo procedimento quando as pontas começam a ficar danificadas.
Por último, mas não menos importante, também vale considerar o lado estético! Se o intuito for mudar o visual, um corte de cabelo pode cair muito bem, já que permite uma transformação muito bacana, sem que o cabelo tenha que ser submetido a uma química, por exemplo.
Fases da Lua x Corte de Cabelo
Existe uma crença cultural que diz que as fases da lua podem influenciar diretamente no crescimento e na aparência do cabelo.
A teoria por trás dessa crença é que a lua tem o poder de controlar as marés dos oceanos e, portanto, tem uma influência maior sobre os fluidos presentes em nossos corpos.
Como o cabelo é composto majoritariamente por água, acredita-se que, dependendo da fase, a lua tenha o potencial de afetar o crescimento e o visual do cabelo.
A lua tem quatro fases principais: lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante. Acredita-se que cada uma dessas fases tenha uma influência diferente sobre o crescimento do cabelo.
Abaixo, contamos, de forma resumida, como cada uma das fases pode interferir no crescimento e espessura do cabelo. Confira:
Lua nova: é considerada a melhor fase para cortar o cabelo. Acredita-se que, cortando o cabelo durante a lua nova, os fios crescem mais rápido e mais forte.
Lua crescente: a crença diz que é uma fase positiva para cortar o cabelo, pois acredita-se que o fio possa crescer mais rápido e mais grosso após o corte.
Lua cheia: é considerada a pior fase para cortar o cabelo, pois julga-se que o cabelo pode ficar mais fraco e crescer mais devagar.
Lua minguante: é considerada uma fase positiva para cortar o cabelo, pois acredita-se que o cabelo crescerá lentamente, mas com mais força e resistência.
Gostou do conteúdo?
Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza e cabelos. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado