É indiscutível! A influência da tecnologia e do universo digital vem proporcionando uma série de transformações no comportamento de compra do consumidor.
Frente a esse cenário, é necessário que os empreendedores conheçam as referências, conceitos, valores e tecnologias disponíveis, para que possam orientar suas estratégias de negócios rumo a este futuro inovador e tecnológico.
Neste artigo, comentamos sobre essa transformação digital que vem afetando o mercado e compartilhamos alguns insights para continuar prosperando em meio a essa mudança. Confira!
Beleza x Tecnologia
Se um dia a tecnologia e a transformação digital não representavam fatores essenciais para o sucesso de uma empresa, hoje, com a evolução do universo digital, eles representam valores essenciais para garantir a presença de uma marca no mercado.
De acordo com o “Global Data Consumer Survey 2020”, ao realizar uma nova compra, quase 60% dos consumidores de beleza e cuidados pessoais estão sendo influenciados pelo quão digitalmente avançado e inteligente o produto é.
Além do aumento nas compras virtuais, os consumidores estão cada vez mais acostumados com estilos de vida centrados no digital, provocando uma mudança no comportamento de consumo.
Dentro desse contexto, são as experiências de compras digitais que trazem uma identidade relevante ao empreendimento e ajudam a criar uma forte conexão com o seu público-alvo, mantendo a marca em voga no mercado.
Experiências digitais: a chave para o sucesso contemporâneo
O uso intensivo de tecnologias já é uma realidade no mercado de beleza e estética. Entre as mais utilizadas, temos a inteligência artificial (IA), a realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a Internet das Coisas (loT).
Justamente por serem um fruto da transformação digital, essas tecnologias têm potencializado a experiência de compra nos estabelecimentos de beleza, principalmente nas lojas de cosméticos omnichannel – aquelas que integram os canais físicos e digitais.
A experiência vivida pelo cliente tem um valor inestimável. Assim, os negócios de beleza devem oferecer, por meio da tecnologia, vivências inovadoras, futuristas e imersivas, combinando os espaços físico e virtual e colocando o cliente no centro.
Com a evolução do digital, o cliente busca inovação, conveniência, simplificação, segurança, privacidade e novas vivências. A transformação digital possibilita que todos esses critérios sejam atendidos, entregando experiências melhores para a sua comunidade.
O poder da Beauty Tech
O termo Beauty Tech, ou Tecnologia da Beleza, é uma nova tendência que se refere a grandes empresas do segmento de beleza, cujo propósito é unir beleza e tecnologia.
Normalmente, a Beauty Tech abrange tecnologias como IA e AR e despertam o interesse em seus produtos de beleza por meio de vendas on-line, oferecendo aos consumidores maneiras inovadoras e emocionantes de testar e descobrir produtos.
Abaixo, compartilhamos alguns exemplos de Beauty Tech que já são utilizadas pelo mercado e vem fazendo o maior sucesso entre consumidores de beleza. Confira:
Artista Virtual da Sephora
O “Artista Visual” criado pela Sephora nada mais é do que um aplicativo virtual de testes, que usa realidade aumentada para ajudar os clientes a visualizar como a maquiagem vai ficar, usando sobreposições digitais.
Smart Mirrors
Os smart mirrors (espelhos inteligentes) também são usados para a experimentação e visualização de produtos e possuem menus interativos. Marcas globais, como Sephora e L’Oréal, usam esta tecnologia em aplicações no segmento de beleza.
Testes virtuais da Sally Hansen
O teste virtual omnichannel criado pela Perfect Corp e pela empresa de esmaltes Sally Hansen permite que os consumidores experimentem uma variedade de opções de cores de esmaltes antes de comprar.
A ferramenta faz uso da tecnologia Agile Hand, um equipamento de escaneamento manual de IA, testado em mãos de modelos reais com diversos tons de pele, texturas e tamanhos.
Comandos de voz
A tecnologia de reconhecimento de fala permite que você controle dispositivos inteligentes com a sua voz.
Ela tem sido usada também na beleza, e em compras ou agendamentos ativados por comando de voz. O uso de comando de voz permite o que chamamos de uma experiência hands-free, ou seja, sem o uso das mãos.
Transmissões ao vivo e e-commerce social
Além das experiências promovidas pela Beauty Tech, também é importante citar as experiências interativas proporcionadas nas plataformas sociais – que ganharam cada vez mais atenção com a conectividade das redes 4G e 5G.
Essas plataformas são a base para que uma marca de cosméticos possa oferecer experiências ao vivo, interativas e imersivas, com seus embaixadores e influenciadores de beleza.
Um ótimo exemplo disso é a criação de vídeos e resenhas cujo foco são produtos de beleza, especialmente nas plataformas TikTok, Facebook, Youtube e Instagram.
Muito além de entreterem, esses vídeos também proporcionam uma experiência mais agradável no momento de consumir beleza, já que apresentam os produtos de forma descontraída, fazendo com que o usuário se sinta parte daquela comunidade.
Outro ponto que merece ser destacado é a “compra ao vivo”. Com um número crescente de usuários, as marcas de beleza estão contando significativamente com as plataformas de mídia social não só para atrair novos clientes, mas também para interagir e criar laços.
Justamente por serem conduzidas por influenciadores e embaixadores, as transmissões ao vivo conseguem fortalecer o relacionamento da marca com os clientes e gerar esse interesse de compra momentâneo, possibilitando novas experiências de compra digital.
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