Se você está observando seu cabelo mais pesado do que o comum e com uma maior necessidade de limpeza, então fique de olho! O seu couro cabeludo pode estar produzindo uma quantidade exacerbada de óleo.
Conhecida como oleosidade capilar excessiva, essa condição é extremamente comum e não só pode ser adquirida em qualquer momento da vida, como também pode englobar todos os fios de cabelo.
A boa notícia é que já existem tratamentos para reverter a situação! Basta ficar de olho nas atividades presentes em sua rotina e nos produtos que você usa no seu ritual de autocuidado.
Neste artigo, contamos quais são as possíveis causas para a oleosidade excessiva e compartilhamos os cuidados que devem ser adotados para o tratamento dos cabelos oleosos. Confira!
Quais são as causas da oleosidade capilar?
Desenvolvido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, o óleo é um fator fundamental para o equilíbrio da saúde capilar, já que ele promove o fortalecimento do manto hidrolipídico e, além de proteger a região, também contribui para a suavização dos sinais de ressecamento.
Acontece que, quando o óleo começa a ser produzido em quantidades maiores que o normal, o couro cabeludo sofre um efeito rebote, ficando mais propenso a desenvolver poros entupidos e outras condições que podem afetar o desenvolvimento saudável dos fios, como a queda capilar, por exemplo.
Entre as diversas causas desse aumento na oleosidade estão as condições biológicas, como é o caso da genética e dos desequilíbrios hormonais, e, principalmente, a realização de hábitos maléficos, que podem se tornar frequentes devido à correria da rotina.
Alguns hábitos que podem contribuir para o aumento da oleosidade capilar se refletem no uso incorreto de cosméticos, na falta de higienização adequada, na aplicação de máscaras e cremes diretamente no couro cabeludo e no excesso de lavagens semanais.
Como evitar a oleosidade capilar excessiva?
Se os hábitos maléficos presentes na rotina representam as grandes causas do aumento da oleosidade capilar, então a principal maneira de reverter a condição é dando adeus a essas atividades prejudiciais.
O primeiro cuidado que deve ser realizado a fim de evitar o desequilíbrio das glândulas sebáceas é estabelecer uma frequência ideal de higienizações. Como citamos anteriormente, tanto as lavagens constantes, quanto a falta delas podem contribuir diretamente para o aumento na produção de óleo.
Neste contexto, o melhor a se fazer é lavar os cabelos em dias alternados, optando sempre pelos enxágues de água fria ou morna, que não agridem o couro cabeludo, garantindo um brilho saudável às madeixas.
Além disso, tome cuidado com a aplicação de máscaras e cremes de tratamento! Lembre-se de aplicar esses produtos com uma distância segura. Do contrário, os poros do couro cabeludo podem ficar entupidos e, consequentemente, favorecer a produção de óleo.
Por último, mas não menos importante, use produtos que sejam destinados para o seu tipo de fio. Geralmente, esses produtos são enriquecidos com tudo o que o cabelo precisa para se manter saudável.
Como cuidar dos cabelos oleosos?
Se, porventura, o quadro de oleosidade excessiva estiver sendo influenciado por desequilíbrios hormonais ou fatores genéticos, o tratamento poderá consistir no uso de medicamentos e cuidados específicos para essa condição.
Neste cenário, quem irá recomendar os produtos ideais é um profissional especializado em cabelo – de preferência um médico dermatologista com foco na área da tricologia.
Em contrapartida, se a oleosidade estiver sendo motivada pelos hábitos prejudiciais existentes na rotina, então o melhor a se fazer é investir em produtos específicos para cabelos oleosos, como o Shampoo Anti Oleosidade ou o Shampoo Detox, por exemplo.
Enriquecidos com propriedades responsáveis por suavizar o aspecto oleoso, esses produtos são capazes de estabilizar a produção de sebo feita pelas glândulas sebáceas e remover o acúmulo de oleosidade do couro cabeludo, deixando os fios mais levinhos e cheios de vida.
Conheça o Degan Shampoo Detox!
O Degan Shampoo Detox é a solução oferecida pela Prohall Professional para o tratamento dos cabelos oleosos que precisam reconquistar a sua vitalidade.
Rico em Extrato de Hortelã e de Couve, o Degan Shampoo Detox remove as impurezas acumuladas entre os fios e proporciona uma limpeza profunda ao couro cabeludo, proporcionando mais leveza e movimento às madeixas.
Além disso, sua fórmula vegana e altamente nutritiva permite que o produto remova os resíduos entre os fios sem interferir em sua hidratação, proporcionando um aspecto ainda mais saudável aos cabelos.
Acessando o site da Prohall, é possível conferir mais informações sobre o produto. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado