Com a ascensão das redes sociais e com a evolução do meio digital, as empresas vêm buscando uma série de métodos inovadores para se conectar com o seu público-alvo. E o marketing de influência aparece como uma ferramenta poderosa para o sucesso dessa tarefa!
Neste post, contamos o que está por trás do marketing de influência e mostramos como aplicar essa estratégia na sua empresa, de forma que ela auxilie na promoção dos seus produtos ou serviços. Quer saber mais? Então separe seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência, como o próprio nome sugere, é uma estratégia de marketing que se baseia na parceria entre uma empresa e um influenciador digital.
O grande diferencial deste modelo de marketing está na autenticidade e credibilidade que ele proporciona para as campanhas de uma marca.
Afinal, os influenciadores têm uma base sólida de seguidores, que confiam em suas opiniões e recomendações, tornando o processo de venda e divulgação muito mais fluido e natural.
Aqui, é possível explorar tanto o nicho de macro influenciadores, que possuem milhões de seguidores, quanto o de micro influenciadores, que, apesar de terem um público menor, também podem oferecer ótimos resultados na estratégia de marketing, uma vez que costumam ter um relacionamento mais próximo e autêntico com quem os acompanha.
Como aplicar o Marketing de Influência na sua empresa?
Ficou interessado em explorar essa estratégia de marketing na sua empresa? Abaixo, compartilhamos alguns conhecimentos que podem ser usados para aplicar o marketing de influência. Dá uma olhada:
Primeiramente, conheça o seu público-alvo!
Conhecer o público-alvo da sua empresa é o primeiro passo que deve ser dado antes de iniciar uma campanha de marketing de influência.
Isso porque, ao conhecer seu público-alvo, você pode identificar influenciadores cujas audiências se alinham com a sua marca.
Nas redes sociais, existem vários nichos de influenciadores – cada um com um público específico. Têm o nicho que fala sobre beleza, o nicho que abraça temas como moda e comportamento, outros que falam sobre gastronomia e por aí vai.
Se a sua empresa é mais focada em produtos de cabelo, por exemplo, é interessante procurar por influenciadores que abordam esse tema. Assim, é possível abraçar tanto o público que já existe na sua empresa, quanto os seguidores que acompanham esse influenciador.
Portanto, tente entender quem são os seus clientes ideais, quais são as suas preferências, necessidades e valores. Dessa forma, é possível selecionar um influenciador – ou um grupo de influenciadores – que esteja alinhado com as características do público e transmita a mensagem da sua empresa com mais eficácia.
Escolha o influenciador ideal
O influenciador ideal não deve apenas se comunicar com os interesses do seu público-alvo. Ele também deve ter um tom de voz alinhado com os valores da sua marca e se mostrar autêntico e genuíno.
Afinal, os seguidores devem acreditar que o influenciador realmente usa e aprecia os produtos ou serviços que estão promovendo.
Além disso, tente sempre estimular o influenciador a ser natural na frente das câmeras. Ao falar com naturalidade e usar a linguagem que ele já está acostumado, o processo de venda e divulgação tende a se tornar ainda mais fluido.
Ademais, verifique o nível de engajamento do influenciador com sua audiência. Como citamos anteriormente, o número de seguidores não é o único indicador de sucesso! Às vezes é muito mais valioso fechar parceria com um influenciador menor, mas que tenha um público fiel e esteja constantemente envolvido com os seus seguidores.
Mensuração de resultados
Não poderíamos concluir esse texto sem falar sobre a importância do acompanhamento das métricas e da mensuração de resultados, que representam pilares fundamentais em qualquer campanha de marketing.
Neste tópico, é importante ficar de olho no engajamento gerado pela campanha, no crescimento dos seguidores, no tráfego para o site e, principalmente, nas conversões – que podem incluir desde as vendas, até qualquer outra ação que você gostaria de atingir com a campanha.
Esse estudo de métricas e resultados pode ajudar a determinar o impacto da campanha e o envolvimento do público, permitindo a criação de ações ainda mais direcionadas no futuro.
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