Se tem uma coisa que a indústria da beleza garante aos amantes de haircare, essa coisa é a diversidade de tratamentos. Graças ao avanço da tecnologia nesse setor, inúmeras marcas puderam desenvolver linhas completas de produtos com as mais diferentes finalidades, tornando o mercado muito mais acessível e democrático.
Por um lado, contar com essa imensa gama de produtos é algo excepcional, uma vez que existem opções de tratamento para todas as necessidades capilares. Por outro, esse leque de possibilidades pode acabar interferindo na decisão de compra, fazendo com que muitas pessoas sintam-se mais confortáveis para testar essa infinidade de produtos que foram colocados às suas disposições.
O grande porém é que, em muitas situações, com o intuito de realmente experimentar essa diversidade de tecnologias, os consumidores acabam investindo em cosméticos de diferentes linhas e, consequentemente, misturam várias composições em um só tratamento. Abaixo, falamos um pouco mais sobre essa situação tão comum entre os consumidores e respondemos a pergunta: afinal, meus produtos para cabelo precisam ser da mesma linha? Confira!
O importante é respeitar as necessidades do seu fio!
Quando uma linha de tratamento capilar é desenvolvida por alguma marca, seus ativos são selecionados de forma que combinem entre si, ou seja, é recomendado que os produtos desta linha sejam utilizados em conjunto para que um complemente o tratamento do outro e, consequentemente, proporcione melhores resultados à saúde do fio.
Porém, apesar de ser uma recomendação, o uso de produtos de uma mesma linha não representa uma regra. É possível sim utilizar produtos de diferentes linhas! As pessoas fazem isso o tempo todo. A grande questão é analisar se esses produtos conversam entre si e, principalmente, se eles respeitam as necessidades do seu fio.
Por exemplo, se o seu cabelo for liso e oleoso e você usar um Shampoo Anti Oleosidade de uma linha e um Condicionador Anti Oleosidade de uma outra linha, está tudo bem! Afinal, você não só estará utilizando produtos com a mesma finalidade, como também estará atendendo as necessidades do seu tipo de fio. Compreende?
E se eu optar por usar produtos de diferentes finalidades?
Agora, se porventura você tiver um cabelo crespo e ressecado e combinar um Shampoo Anti Oleosidade com um Condicionador para cabelos lisos, é muito provável que o seu cabelo fique ainda mais seco e que os seus cachos, que eram para ficar com mais definição, assumam um semblante desgrenhado e sem vida.
Ao aplicar um produto no seu cabelo, é imprescindível conferir se a tecnologia desse tratamento entrará em atrito com as características naturais do seu fio. Aplicar um Shampoo Anti Oleosidade em um cabelo naturalmente seco fará com que o fio se torne ainda mais ressecado, uma vez que as propriedades desse tipo de shampoo são desenvolvidas para controlar a produção de óleo, fator essencial para os cabelos secos.
Portanto, se você optar por utilizar produtos de diferentes finalidades, além desses produtos não conversarem entre si e do seu cabelo não ser tratado corretamente, ele também corre o risco de ficar danificado. Independente se forem da mesma linha ou não, o certo a se fazer é utilizar produtos que tenham a mesma finalidade e que dialoguem com as características naturais do seu fio.
Como descobrir o que a minha fibra capilar precisa?
Provavelmente, a essa altura do texto, você deve estar se perguntando: afinal, se eu preciso combinar produtos que atendam às necessidades do meu cabelo, como eu consigo descobrir o que o meu fio precisa?
Existem duas formas bastante simples para encontrar a resposta dessa pergunta. A primeira é realizando o Teste de Porosidade, que consiste em avaliar o quão poroso está o seu fio e, a partir disso, descobrir o que o cabelo precisa para ficar equilibrado novamente. Para realizar esse teste, basta colocar um fio do seu cabelo em um copo d’água e aguardar cerca de 10 minutos.
Se, após esse tempo, o fio boiar sob a água, isso quer dizer que sua porosidade está baixa e ele precisa de hidratação. Caso ele afunde até a metade do copo, significa que a porosidade está equilibrada e que os cuidados voltados à nutrição são os mais recomendados. Por fim, se ele afundar até o final do copo, isso reflete que a sua porosidade está alta e que o fio precisa de tratamentos direcionados à reconstrução.
Além do Teste de Porosidade, você também pode avaliar as necessidades do seu fio consultando um tricologista ou um cabeleireiro de confiança. Assim, será possível realizar um diagnóstico do seu cabelo e descobrir qual é o tipo do seu fio e quais são as principais necessidades que ele apresenta. Independente da escolha, conhecer essas carências é a melhor maneira de não errar no tratamento das suas madeixas.
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários se os seus produtos de cabelos são ou não são da mesma linha! Estamos curiosos para saber! Para obter mais dicas como essa, acesse o Blog da Prohall e confira os demais temas que separamos para você!
O post esclareceu minhas dúvidas. Vou comprar produtos da mesma marca para a mesma finalidade, porém vou comprar a máscara de outra linha para potencializar a nutrição.