Se engana quem pensa que a construção de uma boa carteira de clientes é um trabalho destinado apenas aos empreendedores.
Quem trabalha com distribuição também precisa dar um gás a mais na conversão e fidelização de clientes potenciais. Especialmente os profissionais que atuam no ramo dos cosméticos!
Por mais que o distribuidor tenha clientes fixos e que esse mercado permaneça estável mesmo em tempos de crise, ainda assim é necessário dedicar um tempinho extra para a prospecção de novos consumidores.
Assim, é possível garantir um fluxo de vendas crescente e colocar o seu comércio em destaque frente à concorrência.
Neste post, separamos algumas dicas essenciais para se tornar um bom distribuidor de cosméticos. Por isso, se você atua no ramo e deseja contribuir para o crescimento do seu negócio, abra seu bloquinho de notas e fique atento no conteúdo que preparamos a seguir!
Faça parceria com boas marcas!
O primeiro passo para se tornar um distribuidor de cosméticos de sucesso é fechar parceria com marcas conceituadas no mercado. Afinal, de nada adianta se unir a uma marca que não vai te proporcionar um bom retorno, não é mesmo?
É necessário analisar a experiência dessa empresa no mercado, os diferenciais que ela oferece, o seu investimento em inovação e o suporte oferecido para o grupo de distribuição.
Além disso, evite ao máximo o “efeito manada” e não distribua determinado produto só porque a maioria dos revendedores estão comercializando.
Acredite: nem sempre o que é popular tem qualidade. Estude o processo de desenvolvimento das marcas e fuja de situações chatas em que apenas um lado sai ganhando.
Divulgue o seu trabalho!
Nada é tão óbvio que não precise ser dito! Para conquistar mais clientes e potencializar a lucratividade do seu negócio, é fundamental caprichar na divulgação do seu trabalho como distribuidor.
O mercado da beleza é bastante concorrido, por isso, a divulgação é uma das ferramentas mais importantes para atingir novos consumidores e alcançar o sucesso almejado.
As redes sociais desempenham um papel crucial no processo de divulgação. Através delas, é possível promover o seu negócio sem fazer grandes movimentações.
Uma dica interessante é criar posts estratégicos e impulsioná-los determinando as características do seu público-alvo, como gênero, localização, faixa etária e interesses gerais.
A criação de e-mails marketing e de um site próprio também são ótimas alternativas para divulgar o seu trabalho. Experimente!
Faça promoções em datas especiais!
Outra dica que faz toda a diferença para crescer como distribuidor de cosméticos é aproveitar as datas especiais para a realização de campanhas promocionais, como as ofertas que costumam acontecer durante o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo.
Além de aproveitar a movimentação econômica desses períodos, o distribuidor também pode construir uma relação mais amigável com seus clientes.
Essas promoções também devem ocorrer nos salões de beleza! O profissional pode promover descontos em cima dos itens que tem uma melhor circulação dentro desses períodos, como as colorações e alisamentos.
Foque no seu relacionamento com o cliente!
Se você quiser potencializar as vendas, coloque o foco do seu trabalho na experiência do cliente.
Além de oferecer um atendimento personalizado para cada consumidor, também é bacana abastecê-los com amostras e desenvolver um programa de fidelização, que vai favorecer o seu retorno no futuro.
Uma dica interessante é, sempre que possível, mostrar como o produto funciona na prática. A maioria dos clientes querem testar o produto ou ver o seu desempenho na prática antes de fazer o investimento.
Por isso, se existir a possibilidade de demonstrar a tecnologia do produto, faça! Acredite, a conversão tende a ocorrer com muito mais facilidade.
Trabalhe com marcas profissionais!
Além de serem verificadas pela Anvisa e trabalharem com as melhores matérias primas da indústria, as marcas profissionais também têm o poder de transmitir mais confiança aos consumidores finais, que tendem a se sentir mais confortáveis para investir em um produto que já é automaticamente aceito no mercado.
Isso sem falar nos “extras” que as marcas profissionais proporcionam aos distribuidores. De modo geral, essas empresas oferecem todo o aparato que o empreendedor precisa para começar as suas vendas, disponibilizando não só os produtos, como também todo um suporte de marketing e pós-venda.
Não invista todo o seu dinheiro em um estoque inicial!
Um dos erros mais comuns que afetam os distribuidores no início da carreira é o alto investimento no estoque.
Apesar de parecer uma medida assertiva, encher o estoque nos primeiros meses de distribuição pode acabar deixando o empreendedor com um saldo negativo, afinal, a essa altura, ele provavelmente ainda nem conseguiu definir o seu público-alvo.
Aqui, o segredo é investir em pequenas quantidades de produtos variados. Assim, é possível identificar quais são as preferências do seu público e quais são os produtos que estão ficando “de lado” ao longo do tempo. Feita essa análise, aí sim é o momento de abastecer o estoque, mas com aquilo que os seus consumidores realmente procuram!
Pense em ações e estratégias de fidelização!
Assim como em qualquer outro modelo de negócio, a fidelização dos clientes é uma etapa crucial para o sucesso de uma empresa. São os consumidores as pessoas responsáveis por manter a estabilidade do seu faturamento, portanto, nada mais justo do que recompensá-los de alguma maneira, não é mesmo?
As alternativas de fidelização são inúmeras. É possível oferecer amostras de acordo com o valor da compra, criar promoções relâmpagos, montar kits de produtos ou até mesmo prestar um bom atendimento pós-venda. Analise as possibilidades e escolha aquelas que beneficiem tanto você, quanto as pessoas que mantém a sua empresa funcionando.
Estimule a visibilidade do seu negócio!
Como diria aquele clássico ditado popular: quem não é visto, não é lembrado! E isso não muda quando estamos falando sobre um serviço de distribuição!
Além das estratégias básicas que todo revendedor deve aderir, como criar uma identidade visual personalizada e usar as redes sociais para divulgar o negócio, também é interessante comparecer a eventos e estar em constante contato com potenciais parceiros para a sua empresa.
Quanto mais pessoas conhecerem o seu serviço, mais o seu negócio terá a chance de crescer. Por isso, invista em estratégias que potencializem o alcance da sua marca, seja através do meio físico ou digital.
Invista em uma boa política de comercialização!
Por último, mas não menos importante, tenha uma política de comercialização justa e equilibrada.
Para conquistar ainda mais credibilidade com o público-alvo, é recomendado que os preços dos produtos tenham um valor estável, sem apresentar mudanças frequentes ou que vão de acordo com o nível de proximidade de determinado cliente.
Ademais, também é bacana pensar em diversas alternativas de pagamento, sem excluir a possibilidade de pagamento por cartão de crédito – que além de dar mais conforto aos clientes, também garante que o distribuidor não caia em golpes.
Potencialize suas vendas como distribuidor de cosméticos
Gostou das nossas dicas para potencializar as vendas como distribuidor de cosméticos? Aproveite para se tornar um Distribuidor Prohall e ter um suporte incrível para decolar nas vendas.
Acessando a página inicial do Blog da Prohall, você confere mais dicas relacionadas a empreendedorismo e tendências do mercado!
Quero ser distribuidor🙏
Sensacional, alavancada, muito bom!!!
Bom dia!
Gostaria de saber como faço pra mim tornar um distribuidor?
Olá, tudo bem?
Acesse o nosso site e faça o seu cadastro! https://bit.ly/3BUW5hM
Olá boa noite, gostaria de saber como faço pra mim tonar um distribuidor?
Olá José, tudo bem?
Que bom que você quer fazer parte desse time, garanto que não vai se arrepender!
Acesse o link ou se preferir, entre em contato conosco pelo telefone: https://prohall.com.br/seja-distribuidor//?utm_source=prohall&utm_medium=blog&utm_campaign=20210928_Comentário-Bom-Distribuidor
Telefone: (14) 3436-1028
WhatAapp: (14) 99644-7932