Além de se profissionalizar na área da beleza, conquistar boas oportunidades de trabalho e ter um conhecimento técnico acima do que você trabalha, hoje em dia, para se destacar no mercado de cosméticos é necessário que o profissional também saiba fazer um bom networking.
Networking é sinônimo de segurança e boas relações interpessoais. Fazer networking não é sobre bajular uma pessoa ou abrir sorrisos falsos, mas sim ter a capacidade de criar um diálogo real, bacana e respeitoso com uma pessoa que pode ser um ótimo parceiro de trabalho.
Neste post, montamos um guia com 4 passos fundamentais para todos os profissionais que desejam melhorar o seu networking no mercado da beleza.
Por isso, se você sente que precisa evoluir suas estratégias de comunicação pessoal, já deixe aberto o bloquinho de notas e dê uma boa olhada nas dicas a seguir!
Como dar o nome no networking?
Ser simpático, saber ouvir o próximo e ter um ótimo traquejo social são os grandes pilares para um networking de sucesso.
Abaixo, compartilhamos 4 tópicos que são essenciais para melhorar a sua desenvoltura em uma conversa profissional. Confira:
Se informe sobre assuntos relevantes!
Um dos passos mais importantes para potencializar o seu networking é se informar sobre o que está sendo falado atualmente no mercado de cosméticos.
Estar atualizado sobre tendências e comportamentos é a chave para facilitar interações e manter uma conversa sólida com outros profissionais.
Por isso, dedique um pouquinho do seu tempo para ler matérias em grandes veículos de beleza e se “munir” de temas legais e informações relevantes.
Se apresente de forma objetiva!
Sabe aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, isso está bastante presente quando falamos de networking.
Causar uma boa impressão no momento de se apresentar para alguém é uma ótima maneira de ser lembrado e, possivelmente, gerar bons negócios com profissionais renomados na área.
Aqui, a dica é se apresentar de forma receptiva e objetiva, sem grandes rodeios e deixando a prepotência bem longe. Deixe claro quem é você e o que a sua empresa pode fazer pelo interlocutor. E, ah! Não se esqueça de deixar o seu contato com a pessoa que você estará conversando!
Busque bons contatos!
Networking e timidez definitivamente não combinam. Participar de um evento da área e não estar disposto a se relacionar e buscar contatos promissores não faz o menor sentido.
Acredite: quem frequenta esse tipo de evento está mais do que disposto a conhecer novos parceiros. Por isso, muito além de se apresentar e conversar sobre assuntos relevantes, busque criar uma relação com quem você estiver conversando.
Seja um bom ouvinte e procure se conectar com o interlocutor. Conversas robóticas não levam a nada!
Lembre-se de manter contato com quem já conheceu
Os eventos da área da beleza costumam ser envoltos por um turbilhão de informações e novos contatos. Por isso, a organização é a chave para não deixar a sua estratégia de networking cair no esquecimento.
Logo após o evento, organize os contatos e cartões de visita que foram coletados e análise quais perfis podem ser interessantes para a sua empresa.
Feito isso, mande um e-mail para a pessoa relembrando quem é você, o que foi conversado e como cada um pode contribuir para o desenvolvimento do outro.
Fique por dentro do mercado da beleza!
Gostou das nossas dicas para melhorar o networking no mercado da beleza?
Visitando o site da Prohall, você tem acesso a mais conteúdos relacionados a essa área de atuação. Venha conferir o que preparamos especialmente para você!
Nenhum comentário cadastrado