O mercado da beleza é um setor que só cresce! Mesmo que a economia do país não esteja em seu melhor momento, ainda assim a procura por produtos de beleza se mantém em alta, fazendo com que as marcas pensem em novas estratégias para se destacar frente à concorrência.
Uma das principais ferramentas utilizadas para aumentar a credibilidade é o atendimento que determinada loja oferece ao cliente.
Além de otimizar os valores do negócio e oferecer soluções para o público-alvo, o atendimento também deve tornar a experiência do cliente mais agradável, trazendo-o para perto e fidelizando a sua relação com a loja.
Neste post, compartilhamos 5 dicas importantes sobre o atendimento ao cliente. Por isso, se o seu intuito é potencializar o faturamento e melhorar a relação com seus consumidores, dá uma olhada no conteúdo que preparamos a seguir!
Conheça os produtos que você está vendendo!
Conhecer os produtos que você vende em sua loja é, sem dúvidas, um dos principais pontos para melhorar o atendimento ao cliente.
Nesse cenário, o conhecimento é sinônimo de autoridade. Quando você sabe explicar as vantagens de determinado produto, mostra os ingredientes disponíveis em sua fórmula e dá informações adicionais sobre a sua experiência com o item, o cliente tende a perceber a sua autoridade e, consequentemente, confia na sua opinião.
Além de estudar como determinado produto atua e entender quais são os benefícios que ele oferece, outra dica interessante é, de fato, testar os produtos que você está vendendo.
A experimentação possibilita uma opinião ainda mais sólida sobre o item e isso, com toda certeza, vai transparecer no momento da venda.
Experimente a ideia de um atendimento mais humanizado!
Chega de atendimentos robotizados, com as palavras praticamente decoradas! Isso não transmite autoridade alguma e só interfere na qualidade do atendimento.
Usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a chave para deixar o consumidor confortável e converter a sua visita em uma venda.
Tente criar uma conexão com a pessoa que você está falando! Esse comportamento facilita a abertura do consumidor para o que você tem a dizer, mesmo que a sua intenção seja apenas conhecer a loja ou solucionar algum problema.
Valorize cada cliente que entrar em sua loja!
O cliente deve ser valorizado em todos os cenários. Mesmo que ele visite a sua loja para não adquirir um produto, ainda assim ele merece ser atendido com qualidade.
É bastante comum ouvir feedbacks de consumidores que não se sentiram bem atendidos ao visitar uma loja apenas para conhecer os produtos ou pedir informações. Isso é bastante negativo, pois mostra que o estabelecimento só está interessado em vender e nada mais.
Acredite: o cliente valorizado sempre acaba fidelizado. Treine a sua abordagem para receber todos os consumidores de braços abertos.
Ofereça soluções para as necessidades do cliente!
Oferecer soluções para as necessidades do cliente é uma das tarefas mais básicas do processo de atendimento, mas merece ser lembrada sempre que possível. Afinal, se o cliente está procurando por algum item, é porque, de alguma forma, ele enxergou essa carência em sua rotina.
Para essa tarefa ser ainda mais completa, comece o atendimento ao cliente fazendo perguntas para conhecer o dia a dia e os desafios que ele encontra na rotina.
Com essas informações em mãos, aí sim é a hora de oferecer um produto ou serviço que solucione as suas questões.
Os clientes tendem a se sentir muito mais propensos a fechar uma venda se, em troca, ele for bem recebido e sentir que foi auxiliado de alguma maneira. Experimente essa estratégia!
Não se esqueça do atendimento pós-venda!
Por último, mas não menos importante, separe um tempinho na sua rotina para realizar o atendimento pós-venda. Acredite, isso é importante demais para o cliente se sentir “cuidado” e olhar para a loja com mais carinho.
Não espere uma informação ou reclamação surgir para entrar em contato com o cliente. Mande uma mensagem independente disso!
Pergunte como anda a sua experiência com o produto, ofereça dicas de uso e certifique-se se ele gostou da sua nova aquisição.
Gostou das dicas da Prohall? Para acessar mais conteúdos relacionados à empreendedorismo e melhorar o seu atendimento ao cliente, visite a página inicial do nosso blog! Esperamos por você!
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