O mercado de cosméticos conquistou um enorme espaço nos últimos anos e sua estimativa de crescimento só tende a se desenvolver pelas próximas temporadas, fazendo com que a distribuição de cosméticos seja uma alternativa interessante para aumentar o faturamento mensal.
Neste post, compartilhamos 5 estratégias de vendas que fazem toda a diferença para o desenvolvimento de um distribuidor de cosméticos. Por isso, se você já atua na área ou pensa em investir nesse segmento, separa um papel e uma caneta e se liga nas dicas a seguir!
Tenha um catálogo definido!
Uma das etapas cruciais que antecedem o ato da venda é montar um catálogo que mostre com clareza aquilo que está sendo oferecido pelo seu serviço de distribuição.
Aqui, é bacana elencar as marcas na qual a sua empresa é parceira, os produtos disponíveis em seu estoque e os nichos que o serviço de distribuição aborda – como cabelo, maquiagem e unhas, por exemplo.
Esse catálogo pode ser disponibilizado pelo próprio setor comercial das marcas relacionadas ou pode ser desenvolvido internamente através de algumas ferramentas de edição, como o Photoshop e o Canva, que são bastante intuitivos para montar essas apresentações.
Escolha os canais de venda de acordo com o seu público!
Outra estratégia de venda que faz toda a diferença na vida de um distribuidor de cosméticos é definir os canais onde o profissional vai oferecer os seus produtos.
Apesar do e-commerce ter se mostrado um potencial local de venda nos últimos 2 anos, ainda assim é bacana considerar outros pontos de venda, como stands em shoppings, lojas de rua e até mesmo visitas a clientes e salões de beleza. O leque de possibilidades é gigantesco!
Um canal não anula o outro. Para alcançar o sucesso, a dica é conhecer o seu público e entender onde os consumidores costumam buscar os cosméticos oferecidos pelo seu serviço de distribuição. Entendendo o seu cliente e escolhendo os canais de venda corretos, pode ter certeza que o faturamento será potencializado.
Invista em um bom serviço de identidade visual!
A primeira impressão é a que fica. Por isso, a identidade visual é tão importante nas estratégias de marketing. Afinal, é ela quem vai chamar a atenção e se comunicar com os interesses do seu cliente final.
Para ter a garantia de um trabalho assertivo, o conselho é contratar um profissional especializado em design. Somente um designer será capaz de criar um logotipo e uma imagem que faça o seu público-alvo se identificar com a sua empresa e com os produtos oferecidos por ela.
Com o material em mãos, o céu é o limite! Use a sua nova identidade visual para ilustrar não só os cartazes e panfletos da sua empresa, mas também para compor o e-commerce e o feed de publicações das suas redes sociais. Fica bonito, organizado e facilita a identificação da empresa por parte dos clientes.
Conheça os produtos que você está vendendo!
Conhecer os produtos é a chave para uma comunicação mais clara com o seu cliente final. Quando você sabe como o produto atua, a sua apresentação para o consumidor fica mais natural e convincente, aumentando a possibilidade de venda.
Tente entender os benefícios oferecidos pelos produtos da sua loja, quais são os ingredientes disponíveis em sua fórmula e para qual situação aquele item é recomendado.
Na dúvida, peça um treinamento ou uma apresentação mais completa para a marca que está fornecendo esses cosméticos. Acredite: no mercado de cosméticos, o conhecimento é sinônimo de credibilidade. Conheça aquilo que você está vendendo.
Crie promoções sazonais!
Por último, mas não menos importante, utilize as datas comemorativas como aliadas em suas estratégias de venda.
O natal, o dia das mães e o dia dos namorados são as datas comemorativas que mais se destacam no mercado da beleza. Crie promoções que estimulem os clientes a comprar sem que eles precisem desembolsar uma grande quantia de dinheiro.
Aqui, a dica é mostrar que o consumidor pode adquirir um produto da sua loja sem abrir mão de economizar. Crie kits promocionais, cartões de fidelidade e aposte no poder das amostras grátis. Tudo isso conta bastante para potencializar as estratégias de vendas nesses períodos em que o fluxo de caixa costuma ser maior.
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