Apesar de ser um fator de alerta para muitas pessoas, a queda de cabelo é um processo natural para todos os mamíferos do planeta, incluindo os seres humanos.
Porém, ao contrário dos animais, que fazem uma troca de pêlos de acordo com a estação do ano, nós, seres humanos, estamos sempre passando por essa “renovação” capilar, onde, todos os dias, diversos fios de cabelo se desprendem do couro cabeludo para reiniciar o seu ciclo.
Uma pessoa considerada saudável perde de 50 a 200 fios de cabelo por dia. Existem épocas do ano em que o cabelo cai menos e existem estações em que existe uma queda um pouquinho mais acentuada, como ocorre entre o final do verão e o início do outono.
E, além desses cenários normais na vida das pessoas, também existem as situações em que a queda de cabelo começa a ocorrer mais do que o normal, passando dessa média de 200 fios por dia. E é aí que as coisas começam a ficar realmente preocupantes.
Neste artigo, fizemos um 360º pelo tópico “queda de cabelo”, mostrando suas causas, tratamentos e, principalmente, até que ponto a queda é considerada normal. Por isso, se você deseja se inteirar sobre o assunto, separa seu bloco de notas, salve o post na aba favoritos e se liga no conteúdo que trouxemos por aqui!
Quando a queda de cabelo se torna preocupante?
Afinal, se a queda de cabelo é considerada um quadro natural, que tende a ocorrer diariamente na vida de qualquer pessoa, como identificar se os fios estão caindo mais do que o normal?
Segundo especialistas, a principal forma de observar a queda excessiva é olhar com mais cuidado para os rituais de embelezamento do dia a dia. Seus fios estão saindo com mais facilidade no momento da escovação? Eles têm ficado na superfície do travesseiro? E no banho? Notou uma queda acentuada?
Além de observar esses pontos, também é interessante analisar se houve alguma mudança na densidade dos cabelos. Normalmente, os quadros de queda excessiva são acompanhados pelo afinamento do fio, portanto, nesses casos é sempre bom conferir se o fio está mais fino do que o normal.
Por último, mas não menos importante, atente-se à sua imagem. Compare suas fotos atuais com fotos do passado e procure por falhas, clareiras, entradas e até mesmo redução no volume. Não precisa ser uma foto muito antiga. Em questão de meses ou um ano já é possível notar uma mudança significativa.
Quais são as principais causas para a queda de cabelo?
“Observei todos os pontos citados acima e, de fato, meu cabelo está caindo mais do que o normal. Qual é a causa disso?”
Existem inúmeros fatores que podem motivar a queda de cabelo excessiva. O quadro pode ser desencadeado tanto por doenças hereditárias e desequilíbrios hormonais, quanto por instabilidades emocionais e falta de vitaminas na alimentação.
O eflúvio telógeno agudo é uma das principais causas para a queda de cabelo. Ele tende a ocorrer de dois a três meses após algum evento de estresse intenso, como uma infecção viral, uma cirurgia de grande porte ou qualquer situação que tenha gerado algum trauma na saúde emocional.
A calvície hereditária também simboliza um potencial motivador para a queda de cabelo. Responsável por atingir, majoritariamente, o público masculino, a predisposição genética tende a começar ainda na adolescência e tende a se desenvolver até a fase adulta, causando o afinamento do fio seguido de queda.
E, por fim, temos a alopecia areata como a terceira causa mais comum para a queda de cabelo excessiva. A doença autoimune não tem uma causa específica, mas costuma atingir pessoas que já sofrem com outras doenças autoimunes. Ela é caracterizada pela queda de cabelo em pequenas áreas, de forma circular.
Como tratar os quadros de queda?
Para identificar qual é a causa por trás da queda de cabelo e iniciar um tratamento assertivo para conter o quadro, o mais indicado é conversar com um dermatologista especializado em tricologia.
Somente uma visão profissional poderá fazer uma análise do couro cabeludo e, dessa forma, descobrir o foco desse enfraquecimento capilar.
Em geral, para reverter o eflúvio telógeno são indicados medicamentos que aceleram o crescimento dos fios, para o tratamento da calvície, podem ser recomendados alguns bloqueadores hormonais (como o Finasterida) e para a alopecia areata é comum a indicação de remédios de uso tópico, bem como as injeções de corticóide.
Além desses tratamentos, o tricologista também pode indicar a fototerapia, a mesoterapia, o microagulhamento, outras medicações tópicas e orais e até mesmo o uso de algum complexo vitamínico, como é o caso da queda de cabelo motivada pela falta de vitaminas.
A Prohall, por exemplo, conta com os encapsulados Force Hair em seu catálogo de suplementos vitamínicos. As cápsulas são enriquecidas com todos os nutrientes que o fio precisa para se desenvolver de forma saudável e aceleram o crescimento dos cabelos, driblando os quadros de enfraquecimento, quebra e queda.
A linha Force Hair também é composta por Shampoo, Máscara de Tratamento e Tônico Capilar. Todos os produtos prometem a nutrição e o fortalecimento da estrutura capilar.
Adquira já o seu Kit Force Hair!
Acessando o site da Prohall Cosmetic, é possível conferir mais informações sobre a linha Force Hair e adicioná-la em sua rotina de cuidados. Estamos esperando pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado