Vocês sabiam que, assim como a nossa pele, os cabelos também podem assumir uma condição mista? Um cabelo misto é um cabelo que possui mais de uma característica predominante em sua estrutura. Esse tipo de fio costuma ter focos de oleosidade concentrados na raiz e sinais de ressecamento nas pontas, somatizando diferentes necessidades em um só cabelo.
O fato de apresentarem essas múltiplas necessidades, faz com que as donas desse tipo de fio fiquem de cabelo em pé – literalmente. Porém, não é necessário ter pânico! Da mesma forma que as peles mistas possuem cuidados simples para se manterem saudáveis, os cabelos mistos também conseguem ser tratados sem grandes esforços.
Neste post, separamos alguns cuidados rotineiros que são considerados essenciais no tratamento de um cabelo misto. Por isso, se você tem a raiz oleosa e as pontas secas, abra seu bloquinho de notas e confira as dicas que separamos a seguir!
Lave os cabelos dia sim, dia não!
Ao mesmo passo em que a lavagem consegue remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, ela também é capaz de desestabilizar as glândulas sebáceas da região.
O uso constante do shampoo pode ressecar a estrutura capilar e provocar um efeito rebote ao couro cabeludo, favorecendo a produção exacerbada de sebo. Alternando as lavagens, é possível equilibrar a umidade da região. Assim, o fio não fica nem muito oleoso, nem muito ressecado.
A dupla lavagem reduz os quadros de oleosidade excessiva!
Outro cuidado que faz toda a diferença no momento de controlar a produção de óleo é a dupla lavagem. A técnica, como o próprio nome já diz, consiste em lavar os fios duas vezes seguidas a fim de remover o excesso de gordura e proporcionar uma limpeza mais completa ao couro cabeludo.
Basta investir em um shampoo específico para as suas necessidades e aplicar o produto através de uma massagem suave.
Ao final de cada tratamento, enxágue bem as madeixas!
Nada é tão óbvio que não precise ser dito! Após a aplicação dos finalizadores e máscaras de tratamento, certifique-se de enxaguar muito bem os seus cabelos.
O acúmulo de resíduos no couro cabeludo representa um dos principais causadores da oleosidade excessiva e daquele aspecto de “cabelo pesado”, portanto, ao final de cada tratamento, deixe bastante água cair em suas madeixas.
Os Óleos Vegetais são os maiores aliados das pontas ressecadas!
Naturais e altamente nutritivos, os Óleos Vegetais garantem uma nutrição poderosa à estrutura capilar e reduzem os principais sinais de aspereza, opacidade e porosidade das pontas ressecadas.
O Absolut Oil da Prohall Cosmetic, por exemplo, retém a hidratação do fio e confere um semblante muito mais saudável às madeixas. Basta pingar algumas gotinhas do óleo na palma das mãos e aplicar diretamente nas áreas ressecadas.
Fique bem longe das altas temperaturas!
Por fim, evite ao máximo as fontes de calor excessivo! Além de desregularem completamente a oleosidade capilar, essas fontes também são capazes de favorecer a abertura das cutículas e propiciar o ressecamento dos fios.
O ideal é preferir banhos de água fria ou morna e sempre aplicar um protetor térmico antes de utilizar ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores.
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados você já realiza em sua rotina de haircare para cabelo misto! Estamos curiosos para saber!
Eu estou em choque, isso explica do porque sempre ficava horrível, muito obrigado 🫂