Co-wash: o que é, quais os benefícios e como fazer nos cabelos?

Co-wash: o que é, quais os benefícios e como fazer nos cabelos?

Se tem um quadro capaz de comprometer a estabilidade dos cabelos, esse quadro é o ressecamento capilar.

Seja pela aplicação de produtos químicos ou devido a ação de agressores externos, mais cedo ou mais tarde, é comum que os seus fios venham a sofrer com os sinais de frizz, aspereza e pontas duplas.

Uma vez abertas, as cutículas da fibra capilar tornam-se mais suscetíveis a perder água e nutrientes, deixando o fio muito mais propício aos quadros citados acima.

Uma ótima solução para recuperar a umidade dos fios é a técnica de Co-Wash, que consiste em lavar os cabelos com produtos livres de químicas fortes.

Neste post, falamos um pouco mais sobre o método, contando o que é, quais são os seus benefícios e como fazê-lo nos cabelos. Confira!

Afinal, o que é o Co-Wash?

A técnica de Co-Wash pode ser resumida como uma higienização capilar onde utiliza-se apenas o Condicionador. Basicamente, o método dispensa o uso do Shampoo para realizar a limpeza das madeixas, colocando o Condicionador como protagonista da história.

Dependendo da fórmula do Shampoo, os cabelos podem desenvolver alguns quadros de ressecamento, como o frizz, por exemplo.

O sulfato, os parabenos e os petrolatos são capazes de retirar não só as impurezas acumuladas no couro cabeludo, como também a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas.

Ao realizar as lavagens com um condicionador específico para as técnicas de Co-Wash, é possível preservar a umidade da região, neutralizar os quadros de ressecamento e garantir a limpeza dos cabelos.

Quais são os benefícios promovidos pela técnica?

Indicada para as pessoas que já têm os cabelos naturalmente secos – como as cacheadas e crespas – a técnica de Co-Wash tem o intuito de proporcionar uma limpeza livre dos sinais de ressecamento.

Justamente por utilizar o Condicionador como produto principal, o método é responsável por reequilibrar a umidade do couro cabeludo e potencializar a hidratação das madeixas, driblando todo e qualquer quadro de frizz, aspereza e pontas duplas.

As propriedades altamente emolientes encontradas no produto são capazes de revitalizar os fios! O resultado são cabelos limpos, cheios de movimento e com um brilho e maciez incomparáveis.

Como fazer o Co-Wash em casa?

A técnica de Co-Wash é conhecida por sua praticidade! Realizado em um único passo, o método promete fios limpos e reequilibrados em um piscar de olhos! Basta aplicar o condicionador nos cabelos, massagear os fios e enxaguar abundantemente.

Só tome cuidado com a quantidade! Para essa técnica, o ideal é usar o dobro do que se usaria de um Shampoo. Além disso, é mais do que recomendado aplicar um Leave-In após a lavagem. Assim, é possível potencializar a hidratação e proporcionar ainda mais maciez às madeixas.

A frequência do tratamento varia de pessoa para pessoa. A dica é fazer o Co-Wash uma vez por semana e, depois que o cabelo se “acostumar” com a técnica, intercalar o uso do produto com um Shampoo Suave.

Como retirar a umectação com Co-Wash?

A técnica do Co-Wash também pode ser utilizada após a Umectação Capilar, como uma alternativa para remover os óleos vegetais aplicados nos cabelos.

Esse método de retirar a umectação com o condicionador é chamado de UCPE, uma abreviação das etapas que compõem o passo a passo: Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar.

Após aplicado o óleo vegetal nos cabelos úmidos ou secos e aguardar o tempo de ação do ingrediente, deve-se aplicar o condicionador por todo o perímetro capilar – da raiz às pontas.

Feito isso, basta aguardar uns 15 minutinhos até que o óleo seja “desprendido” da estrutura do fio e, por fim, enxaguar abundantemente para que não reste nenhum resíduo dos produtos.

Precisa usar condicionador depois do Co-Wash?

Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que têm familiaridade com a técnica de Co-Wash. Afinal, é necessário aplicar algum cosmético condicionante após o método?

Quando se trata de Co-Wash, o próprio produto utilizado já é o agente responsável pela limpeza e condicionamento dos fios, portanto, não é necessário neutralizar um possível sinal de ressecamento que tende a aparecer após a lavagem, já que o cosmético em si não possui sulfato em sua fórmula.

Porém, caso você ainda assim sinta a necessidade de dar um boost na hidratação do cabelo, está mais do que autorizado aplicar uma máscara de tratamento voltada para esse cuidado, que, além de ajudar na selagem das cutículas, também vai potencializar o brilho e maciez dos fios.

Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários se você já experimentou a técnica do Co-Wash! Estamos ansiosos para saber! Para conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza, acesse a página inicial do nosso blog e confira os conteúdos que preparamos para você!


Condicionador Extreme Repair 1L



Condicionador Biomask 1L



Condicionador Pós-Química Select Care



Deixe o seu comentário!

2 Comentários

  1. Selma disse:

    A progressiva prohall, tem algum alizante em sua composição? Tipo Guanidina?
    Se não tem formol, nem nenhum alizante, não tem como alizar!
    Por favor me expliquem como se dá a transformação?
    Já usei muitos produtos que fecham as cutículas, produtos com colágeno,hidratantes sensacionais, mas nenhum consegue alinhar meu cabelo; que é liso mas desalinhado e seco, sem formol!
    Portanto me respondam sinceramente.
    Aguardo.
    Obrigada.

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.