Além de facilitar o acesso e localização dos produtos, deixar o estoque da sua loja organizado vai permitir um melhor controle e gerenciamento do inventário, permitindo que você, enquanto empreendedor, monitore o que entra e sai da sua loja.
Neste artigo, compartilhamos algumas dicas de ouro que vão potencializar a organização do seu estoque de cosméticos e tornar a sua rotina de trabalho ainda mais eficiente. Confira!
Divida os produtos em categorias
A primeira dica para otimizar a organização do seu estoque é dividi-lo em categorias específicas, levando em consideração o segmento principal de cada produto, como itens de maquiagem em uma, cuidados com o cabelo em outra e assim por diante.
Se o seu estoque contemplar apenas produtos de cuidados capilares, você pode dividi-lo em subcategorias. Por exemplo, deixar os produtos de coloração capilar em uma área, os de tratamento home care em outra e por aí vai.
Além disso, rotule cada prateleira, caixa ou área de armazenamento com o nome da categoria correspondente. Isso facilitará a localização dos produtos e evitará confusões durante o processo de gerenciamento.
Atente-se às especificações de armazenamento
Além de dispor os produtos em categorias, também é importante armazenar os cosméticos de acordo com suas especificações e necessidades – como é o caso dos cosméticos que devem ser armazenados em locais frescos e longe do Sol.
Portanto, antes de distribuir os itens no estoque, verifique as instruções dos fabricantes para garantir que os produtos estejam armazenados corretamente e não sejam expostos a condições que possam afetar sua qualidade e durabilidade.
Realize um sistema de inventário
Para controlar melhor tudo o que entra e sai do estoque, uma boa dica é manter um registro preciso de todos os produtos disponíveis em sua loja.
Esse monitoramento pode ser realizado a partir de um sistema de inventário eficiente, como um software ou planilha. Atualize-o regularmente para ter uma visão clara dos níveis de estoque e evitar a falta ou excesso de produtos.
Aposte na estratégia FIFO
Colocar à venda os produtos com a data de validade mais próxima do vencimento é uma ótima estratégia para impedir que os produtos passem do prazo enquanto ainda estão no estoque.
No mercado, chamamos essa prática de FIFO (First In, First Out), que, no português, significa “primeiro que entra, primeiro que sai”.
Organize os produtos de forma que os mais antigos estejam na frente, facilitando o acesso e garantindo que sejam adquiridos antes dos produtos mais recentes. Isso ajuda a reduzir o desperdício e maximizar a vida útil dos produtos.
Otimize o layout do estoque
Por fim, coloque os produtos mais populares ou de alta demanda em locais de fácil acesso e próximos à área de expedição e os produtos menos procurados nas áreas sequenciais às prioritárias.
Acredite: essa prática vai ajudar bastante na organização do estoque e vai facilitar a sua rotina de trabalho, deixando-a mais eficiente.
Além disso, mantenha áreas de trabalho limpas e desobstruídas para facilitar a movimentação e evitar acidentes. Apesar de parecer uma tarefa óbvia, ela pode acabar passando despercebida em meio à agitação do dia a dia.
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