Apesar de entregarem uma cor exuberante às madeixas, as tintas de cabelo podem se tornar um verdadeiro empecilho se os pigmentos invadirem as áreas próximas à linha capilar.
Isso porque, ao secar em cima da pele, as tintas podem manchar a cútis e promover um aspecto desarmônico para o visual, transformando o processo de coloração em um verdadeiro pesadelo.
Mas calma! Mesmo trazendo esses possíveis efeitos indesejados, as manchas de tinta podem ser removidas de forma segura e eficaz, permitindo que as pessoas desfrutem dos benefícios da coloração capilar sem inconvenientes estéticos.
Neste post, compartilhamos estratégias eficientes para tirar manchas de tinta da pele após pintar o cabelo e contamos como prevenir essa situação durante o processo de coloração. Confira!
Como tirar manchas de tintura da pele?
Geralmente, os enxágues com água morna e a aplicação de shampoos neutros já costumam ser suficientes para remover o excesso de tinta que tende a acumular na pele após os métodos de coloração. Especialmente se a tinta ainda estiver amolecida!
Porém, se a tinta já estiver seca, pode ser que os pigmentos encontrem um pouquinho mais de resistência para serem removidos. E é aí que entram outros métodos mais eficientes.
A utilização de óleos capilares e azeite de oliva é um deles. Justamente por serem ricos em lipídios, esses produtos são capazes de amolecer a tinta e soltar os pigmentos. Basta aplicar o óleo na área manchada, massagear suavemente e lavar a pele com água morna e sabonete para remover o excesso da tinta.
Outra alternativa eficaz é utilizar cremes hidratantes faciais ou corporais para limpar as manchas deixadas pela tinta de cabelo. Aqui, a dica é usar uma quantidade generosa de creme hidratante e massagear bem. Feito isso, é só deixar o produto agir por alguns minutos e usar um pano úmido para limpar.
Lembre-se de que a eficácia desses métodos pode variar dependendo da intensidade da mancha e do tipo de tinta utilizada. Em caso de irritação ou persistência da mancha, é recomendável buscar orientação profissional.
Leia também: Quais os benéficos do óleo de argan para o cabelo?
Dicas de como não manchar a pele
A principal maneira de evitar as manchas na pele e no couro cabeludo causadas pela tintura é aplicando uma camada de hidratante, condicionador ou óleo capilar ao redor da linha do cabelo, orelhas e nuca.
Todos esses produtos são capazes de criar uma barreira protetora que irá dificultar a aderência da tinta na pele, facilitando a sua remoção ao término do procedimento.
Além disso, o uso de luvas durante a aplicação da tinta é fundamental para evitar manchas nas mãos. Aqui, é interessante apostar em luvas de plástico ou de látex, que muitas vezes são oferecidas nos próprios kits de coloração capilar.
Ademais, vale apostar no uso de pincéis para garantir uma aplicação precisa da tinta. Caso a tinta invada áreas próximas à linha do cabelo e do rosto, limpe o excesso de produto imediatamente com um lenço umedecido ou algodão. Quanto mais rápido agir, menor será a probabilidade de a tinta se fixar na pele.
Gostou do nosso conteúdo?
Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais conteúdos sobre beleza. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado