Seja com presentes de Natal, kits para o Dia das Mães, combos para o Dia dos Namorados ou até mesmo com itens infantis para o Dia das Crianças, uma coisa é certa: as datas comemorativas são os melhores períodos para impulsionar as vendas de uma loja.
Até porque, durante essas épocas sazonais, o consumidor final está sempre em busca de um presente especial para aquela pessoa querida. Portanto, através de um bom planejamento e com estratégias assertivas, é possível descobrir como vender mais e aproveitar a ocasião como um todo.
Pensando em guiar os distribuidores que desejam vender mais nas datas comemorativas, separamos neste post algumas dicas de como usar esses períodos sazonais ao seu favor e potencializar o seu faturamento. Abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!
Prepare o seu estoque!
Além de definir um planejamento consistente, que envolva todas as suas metas e promoções, também é essencial que o distribuidor prepare o seu estoque nessas datas sazonais. Afinal, o fluxo de venda é naturalmente maior, não é mesmo?
Por isso, independente se a sua loja for física ou on-line, a primeira dica é organizar o estoque para receber mais produtos. Aqui, um bom caminho é analisar o fluxo natural do seu trabalho e traçar uma expectativa de venda a partir das promoções que você vai realizar.
Invista em produtos especiais!
Não caia no erro de criar preços promocionais para todos os produtos da sua loja. Será muito mais difícil administrar todas as ofertas e, inclusive, pode tirar o foco dos consumidores, já que deixa o cliente mais “perdido” para a sua tomada de decisão.
Acredite: é muito mais vantajoso oferecer descontos em uma menor quantidade do que incluir toda a sua loja na promoção. Não determinar uma quantia de produtos especiais pode descontrolar o seu estoque e reduzir o engajamento da campanha. Aqui, o menos é mais!
Desenvolva promoções exclusivas e chamativas!
A sua marca deve oferecer um diferencial competitivo se o intuito for se destacar durante as datas comemorativas. Portanto, não perca a oportunidade de oferecer promoções exclusivas e, principalmente, que chamem a atenção do cliente.
Essas promoções podem envolver kits promocionais pré montados, preços especiais – caso a sua loja consiga conceder descontos – ou podem até mesmo contemplar brindes exclusivos, como amostras grátis e produtos “full size” que estejam parados no estoque.
Organize os custos gerais e ofereça promoções que caibam no orçamento.
Não economize na divulgação!
A divulgação assume um papel necessário para que o consumidor encontre os seus produtos. É natural que o cliente vá atrás de promoções nesse período.
Portanto, se o seu site e suas redes sociais estiverem preparadas com essa temática, será muito mais simples do consumidor entender que a sua loja terá campanhas especiais para a data.
Além da criação de banners e de publicações nas redes sociais, também é bacana investir em e-mails marketing com informações sobre a promoção e apostar em links patrocinados – como aqueles disponibilizados no Facebook Ads e Google Ads, por exemplo.
Considere fazer um sorteio!
Por último, mas não menos importante, considere fazer algum sorteio durante esse período sazonal. Além de ser um atrativo para potencializar as vendas, realizar um sorteio também ajuda a estreitar a relação com o consumidor final, mantendo-o sempre próximo à sua loja.
Os itens sorteados podem ser adquiridos através de parcerias entre o distribuidor com as suas marcas ou até mesmo virem daquela ala do seu estoque que está mais paradinha. Em algumas ocasiões, dependendo do fluxo de vendas, até compensa tirar do próprio bolso só para aproximar o consumidor final.
Torne-se um expert em vendas!
Quer saber como vender mais produtos no seu negócio em datas comemorativas? Acesse a página inicial do nosso blog e confira todas as dicas que preparamos sobre o serviço de distribuição de cosméticos!
Nenhum comentário cadastrado