Só quem tem familiaridade com o mercado de cosméticos sabe que esse setor está em constante inovação e que, de meses em meses, é atingido por uma série de tendências de beleza, produtos e comportamentos.
E este cenário não será diferente em 2024! De acordo com alguns relatórios e estudos de mercado, já pode-se esperar uma ampla variedade de tendências para o ano que está por vir.
Neste post, apresentamos 5 tendências do mercado de cosméticos para ficar de olho em 2024. Por isso, se você gosta de estar antenado quanto às novidades do setor, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!
Clean Beauty e Skinimalismo
O skinimalismo e o clean beauty foram dois conceitos que estiveram em alta no ano de 2023 e tudo indica que eles permanecerão em voga no ano de 2024.
Enquanto o clean beauty vem para promover uma rotina de skincare “limpa”, natural e livre de ingredientes abrasivos, o skinimalismo, por sua vez, aparece para simplificar as rotinas de skincare, convidando os consumidores a investir apenas nos produtos que realmente atendam às necessidades de sua pele, evitando o desperdício.
Aqui, o mercado da beleza pode presenciar um aumento no número de fórmulas ricas em ingredientes naturais e uma crescente nos produtos de skincare e maquiagem que oferecem mais de uma função no ritual de beleza, como é o caso dos hidratantes faciais com proteção à luz azul ou das maquiagens que podem ser usadas na boca, lábios e olhos.
Sustentabilidade
Conhecida por caminhar lado a lado com os conceitos de clean beauty e skinimalismo, a sustentabilidade é outro tópico que permanecerá em alta no ano de 2024 e, provavelmente, nos próximos anos que estão por vir.
Afinal, com as mudanças climáticas cada vez mais evidentes, o cuidado com o meio ambiente já deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade. Especialmente quando pensamos na indústria de cosméticos, que ainda é responsável pelo descarte inadequado de uma série de resíduos.
Desenvolver cosméticos que colaborem para o controle das mudanças climáticas e do desperdício de resíduos são práticas que devem ser incorporadas aos processos de desenvolvimento, independente da fase em que a cadeia de produção se encontra.
Aqui, é interessante pensar além das embalagens em refil e dos produtos recicláveis. Apesar de serem muito importantes para o consumo sustentável, também é interessante que as empresas deem espaço para os insumos que gastem menos recursos e tenham uma maior durabilidade.
Isso ajudará no controle de consumo da energia, na redução dos resíduos descartados inadequadamente e, consequentemente, na preservação dos ecossistemas que constituem o planeta.
Cosméticos anti fadiga
As vendas dos cosméticos anti fadiga aumentaram 4% ao ano entre o período de 2016 e 2020 e, segundo algumas pesquisas, eles têm grandes chances de se tornarem uma super tendência em 2024.
De acordo com um relatório levantado pelo Fact.MR, o mercado de cosméticos anti fadiga deve alcançar a marca de US $25,1 milhões até 2031, abraçando uma série de consumidores que se preocupam com a saúde e aparência da pele.
A falta de um sono adequado e o aumento nos níveis de estresse e fadiga representam os grandes motivadores para o crescimento dessa categoria.
Segundo uma matéria levantada pelo Sebrae, os especialistas do setor afirmam que o grande destaque do setor serão os produtos de skincare que ajudam a minimizar os sinais de cansaço e que neutralizam os efeitos do cortisol, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Alta no Blush
Em uma matéria publicada em junho de 2023, a empresa líder mundial em previsão de tendências, WGSN, colocou o blush como o principal item de maquiagem para o ano de 2024.
De acordo com a empresa, o mercado global de maquiagem deve movimentar US$58,15 bilhões até 2030, tendo o blush como uma das grandes modalidades de produto dentro dessa categoria em ascensão.
Com as rotinas de maquiagem ficando cada vez mais práticas, o blush se destaca por sua versatilidade e por ser bem menos trabalhoso de aplicar do que as sombras e delineadores, que exigem um certo nível de técnica para entregar os resultados desejados.
Segundo a WGSN, os consumidores de beleza podem esperar novas formas de aplicação e tons mais experimentais, como os blushes azuis, que já são um sucesso entre os consumidores chineses e estão começando a impactar o mercado ocidental, levando ao aumento de 100% ano a ano entre as buscas pelo termo no Google.
Naturalidade na pele e nos cabelos
Realizada entre os dias 25 de setembro e 03 de outubro de 2023, a semana de moda internacional da temporada de Primavera Verão 2024 (SS24) levantou uma série de tendências de moda e beleza para os apaixonados pelo segmento.
Entre todos os conceitos de beleza que foram transportados para as passarelas, a naturalidade é, sem sombra de dúvidas, um dos que mais se repetiu entre os desfiles.
Essa naturalidade engloba não só as peles bem preparadas e quase sem maquiagem, como também os penteados, que assumiram um semblante muito mais leve e natural, abrindo mão de um aspecto extravagante e artificial.
No quesito “no make up” (na tradução, “sem maquiagem”), as principais grifes que trouxeram a tendência para as passarelas foram Channel, Valentino, Fendi, Hérmes e Rabanne. Já no quesito penteado leve e natural, tivemos Simone Rocha, Erdem, Holzweiler e Louis Vuitton como as grandes incentivadoras do movimento.
Frente a esse cenário, em 2024 o mercado de cosméticos pode presenciar um aumento nas maquiagens que preservem a textura natural da pele e nos finalizadores que realcem as características naturais dos fios de cabelo, tornando-os mais leves e com movimento.
Leia também: Quais são as expectativas para o mercado de cosméticos em 2024
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