Investir na distribuição de cosméticos é uma ótima alternativa para os empreendedores que desejam investir no mercado de forma acessível e, acima de tudo, assertiva, já que a indústria de beleza brasileira ocupa o quarto lugar no ranking mundial desse setor.
Porém, com a entrada de novos empreendedores no mercado, o mundo dos negócios de beleza vem se tornando cada vez mais concorrido, fazendo com que muitos profissionais tenham que bolar novas estratégias de venda para se destacar na concorrência e conquistar mais clientes.
Investir em produtos de qualidade é apenas uma das diversas estratégias de conversão que um empreendedor deve fazer. Para atrair novos consumidores, é necessário investir em outros fatores que deem visibilidade para o negócio e desperte a atenção do público-alvo.
Pensando em dar um norte para os empreendedores que estão começando no setor da beleza, separamos neste artigo algumas dicas essenciais para aumentar a carteira de clientes.
Por isso, se você está precisando dar um up no seu faturamento, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Trabalhe em cima da divulgação do seu trabalho!
A divulgação de um produto, de um trabalho ou de um serviço é um fator fundamental para todas as pessoas que desejam aumentar a carteira de clientes. E isso não muda quando estamos falando sobre distribuição de cosméticos.
Além do “boca a boca”, onde o profissional vai divulgar a sua loja através de conversas com pessoas próximas, a nossa dica para potencializar o processo de divulgação é investir em marketing. Especialmente no marketing digital, que consegue abranger muito mais pessoas e, de certa forma, tem um custo mais “acessível”.
Ferramentas como o Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads permitem que o empreendedor faça campanhas com o orçamento que ele desejar, filtrando novos clientes através do seu gênero, da sua localização geográfica, da sua idade e até mesmo dos seus interesses pessoais.
Isso sem falar no marketing de conteúdo, que torna a divulgação da marca ainda mais leve e divertida. Basta entender a personalidade do seu público-alvo e produzir conteúdos informativos, como dicas de skincare, tutoriais de maquiagem e transformações capilares.
Não deixe de comparecer a feiras e eventos de beleza!
Comparecer a feiras e eventos de beleza é outra estratégia interessante para conquistar novos clientes e fazer boas parcerias. O famoso networking, não é mesmo? Que, querendo ou não, é essencial para deixar os clientes perto de você e, naturalmente, aumentar o faturamento.
Além de contarem com a presença de profissionais da área e serem repletos de investidores que podem se interessar pelos produtos da sua loja, as feiras de beleza também são recheadas de clientes finais dispostos a comprar. Por isso, fique atento ao calendário anual para não perder nenhuma oportunidade.
E, ah! Não se esqueça de conferir se o evento escolhido dá a possibilidade do revendedor montar o seu próprio stand para divulgar os seus produtos. Essa é uma ótima alternativa para ampliar os seus canais de venda e conseguir expor aquilo que você está oferecendo.
Aposte suas fichas nas datas comemorativas!
Seja no Natal, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados ou até mesmo no Dia do Amigo, as datas sazonais simbolizam os melhores períodos para impulsionar as vendas de uma loja e aumentar sua carteira de clientes. Seja ela qual for!
Independente do orçamento, o consumidor final sempre estará disposto a investir em um presente especial para aquela pessoa querida. Portanto, não deixe de aproveitar essa ocasião para montar um bom planejamento de vendas e investir em novidades chamativas para a sua loja.
Aqui, o céu é o limite! O distribuidor pode montar kits exclusivos para cada data comemorativa, fazer sorteios, investir em produtos especiais e desenvolver promoções pensando em presentear o cliente com algum benefício, como um frete grátis ou a amostra de algum produto.
Confie no poder do pós-venda!
Outro ponto de destaque, que não necessariamente vai atrair novos consumidores, mas que vai manter por perto os clientes da sua carteira é montar algumas estratégias de pós-venda.
Além de levantar o feedback do consumidor a respeito do produto comprado, o pós-venda também fortalece a relação entre empresa e cliente. Afinal, ao ser contatado por um motivo que vai além da venda, o cliente tende a se sentir importante, como se a sua opinião fosse realmente válida para o distribuidor.
A partir desse contato mais próximo, é possível fidelizar o cliente criando uma relação de parceria, onde ele terá a liberdade de procurar o distribuidor quando quiser e, em contrapartida, o distribuidor se sentirá mais confortável para informá-lo sobre novidades e reposição de produtos.
Realize visitas estratégicas periódicamente!
Por último, mas não menos importante para aumentar sua carteira de clientes, faça visitas estratégicas em locais onde a conversão de venda é naturalmente propícia. Além de ter a chance de mostrar os seus produtos ao vivo, essas visitas também proporcionam um contato direto com novos clientes.
Se o seu foco de distribuição são produtos de cabelo e maquiagem, as visitas aos salões de beleza são ideais para o crescimento do seu negócio. Agora, se o seu foco forem produtos de skincare e bodycare, as clínicas estéticas são as mais indicadas para encontrar novos consumidores.
Confira mais dicas sobre empreendedorismo na beleza!
Gostou das nossas dicas para aumentar a sua carteira de cliente? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais conteúdos que preparamos sobre mercado da beleza e empreendedorismo. Deixa a gente te auxiliar em sua jornada de sucesso!
Minha esposa tem salão de beleza, por esse motivo quero trabalhar com a linha de cosméticos