Dormir com o cabelo molhado: pode ou não?

Dormir com o cabelo molhado: pode ou não?

Apesar de ser uma prática interessante para as pessoas que têm uma rotina agitada, lavar os cabelos à noite não é uma das atividades mais benéficas se formos pensar na saúde do fio. 

Isso porque cair no sono enquanto o cabelo ainda está molhado pode gerar uma série de problemas ao couro cabeludo, que vão desde o surgimento daquele visual “amassado” até a proliferação de fungos e bactérias. 

Neste post, desvendamos o que está por trás do ato de dormir com os cabelos molhados e contamos quais alternativas podem ser aderidas para fazer com que a lavagem dos fios seja mais saudável no período noturno. Confira!

Dormir com o cabelo molhado faz tão mal assim?

A resposta para esse questionamento é um sonoro “sim”. Além de deixar o travesseiro encharcado e favorecer o aparecimento de um belo resfriado, dormir com o cabelo molhado pode estimular uma série de danos ao cabelo e ao couro cabeludo

Abaixo, compartilhamos quais são esses danos e mostramos porque dormir com o cabelo molhado pode não ser uma ideia tão boa assim. Veja:

Caspa

O primeiro problema que pode aparecer ao adotar a prática de dormir com o cabelo molhado é a caspa – que também é conhecida como dermatite seborreica

Isso porque a umidade do cabelo molhado fornece um ambiente ideal para a proliferação de fungos, o que pode levar ao surgimento da caspa ou agravar um quadro pré-existente. 

Queda de cabelo

Outro probleminha que pode surgir ao dormir com o cabelo molhado é a queda excessiva dos fios de cabelo

Quando está molhado, o cabelo costuma ficar mais frágil e vulnerável a danos externos, favorecendo os quadros de quebra e pontas duplas. 

Além disso, o peso da água nos cabelos molhados pode puxar os fios ao longo da noite de sono, causando uma tensão no couro cabeludo que faz com que os fios se desprendam.

Infecções do couro cabeludo

Como citamos no primeiro tópico, ao deitar no travesseiro com os cabelos molhados você estará criando uma oclusão no couro cabeludo e favorecendo o surgimento de um ambiente propício para fungos e bactérias.

Além da dermatite seborreica (caspa), essa umidade dos cabelos molhados pode levar ao surgimento de outros sintomas no couro cabeludo, como inflamações, coceira e até mesmo dor na região. Por isso, todo cuidado é pouco!

Alternativas para secar o cabelo mais rápido

Ok, agora vamos considerar que o período da noite seja o único momento do dia em que você tem tempo para lavar e tratar as madeixas. Como prosseguir frente a esse cenário?

Aqui, o principal ponto que você precisa levar em consideração é que os fios precisam estar totalmente secos no momento de deitar a cabeça no travesseiro. Por isso, é importante investir em cuidados que façam o cabelo secar rapidamente. 

Uma das estratégias mais comuns adotadas pelos beauty lovers é torcer os cabelos após o banho. Ao torcer os fios, é possível eliminar o excesso de umidade que estava concentrada entre as mechas, fazendo com que o seu tempo de secagem seja mais reduzido. 

Outro cuidado que pode ser aderido é o uso de toalhas de microfibra. Além de reduzirem o atrito e não agredirem o couro cabeludo, essas toalhas também têm um maior poder de absorção, permitindo que a umidade seja absorvida com mais rapidez.

Por último, mas não menos importante, evite usar quantidades excessivas de finalizador. Quanto mais creme tiver no cabelo, mais tempo ele vai demorar para secar. Portanto, se a ideia é lavar o cabelo à noite, prefira produtos de rápida absorção ou utilize menos produto para que ele seque mais rápido.

Confira mais conteúdos de beleza em nosso Blog!

Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados ao universo da beleza. Venha nos visitar!

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.