Entenda o mercado Silver Beauty e suas tendências

Entenda o mercado Silver Beauty e suas tendências

Você já ouviu falar do Silver Beauty? Motivado pela quebra de paradigmas no que diz respeito aos padrões de beleza construídos pela sociedade, o movimento Silver Beauty vem para valorizar a beleza da maturidade.

Diferente das práticas que valorizam o rejuvenescimento, o mercado Silver Beauty tem a premissa de respeitar o processo natural do amadurecimento, proporcionando mais vitalidade a esse estágio da vida sem fazer com que as pessoas pareçam mais jovens.

Neste post, separamos tudo o que você precisa saber para entender sobre o mercado Silver Beauty e comentamos quais são as possíveis tendências que podem atingir a indústria da beleza nos próximos meses.

Por isso, se você deseja estar antenado sobre tudo o que acontece nesse nicho, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

Afinal, o que é o mercado Silver Beauty?

O Silver Beauty é um movimento que veio para celebrar a beleza da maturidade, incentivando as pessoas com mais de 50 anos a cuidar da sua pele, cabelos e unhas com a premissa de manter a vitalidade da região e não de rejuvenescer, como estamos acostumados.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o mercado Silver Beauty não apareceu com a proposta de interromper as rotinas de autocuidado, mas sim de ressignificá-las.

Ao invés de estimular os consumidores a investir em produtos agressivos, que vendem a juventude como a única alternativa possível de alcançar a perfeição, o movimento faz isso de uma forma mais leve, incentivando as pessoas maduras a cuidarem de seus corpos sem se sentirem pressionadas a atingir um ideal de beleza.

Apesar de ter surgido a pouco tempo, o Silver Beauty já foi inserida no Silver Economy, um montante definido pela Oxford Economics e pelo Technopolis como o fundo financeiro referente às atividades econômicas que atendem o público 50+.

Quais são as tendências que podem se desenvolver nesse mercado?

Os cosméticos e suplementos Pro-Age são os produtos mais conhecidos dentro do movimento Silver Beauty.

Diferente dos produtos da categoria Anti-Aging, que traz o rejuvenescimento como pilar principal, os produtos Pro-Age disponibilizam exatamente o que a pessoa madura precisa para manter sua pele, cabelos e unhas com uma aparência natural e saudável.

Esses produtos podem ser oferecidos através do uso tópico, por meio de cremes e máscaras de tratamento ou através de uso oral, mediante suplementos vitamínicos e encapsulados nutritivos.

Outra tendência do movimento Silver Beauty que tem tudo pra bombar em 2022 são os Probióticos, que, como o próprio nome já sugere, vêm para estabilizar a saúde microbiana da pele, trabalhando na reparação dos danos causados por radicais livres sem eliminar as bactérias benéficas para o tecido cutâneo.

Por fim, também temos as indie brands como fortes apoiadores do movimento Silver Beauty. As indie brands são empresas independentes geridas pelo próprio empreendedor, portanto, elas têm o diferencial de estarem mais próximas do consumidor final, desenvolvendo cosméticos personalizados para esse público.

E os desafios? Que tipo de obstáculo o mercado Silver Beauty ainda precisa ultrapassar?

O grande desafio do mercado Silver Beauty é contornar esse padrão que, por anos, definiu a juventude como a única possibilidade de beleza.

O mercado da beleza em geral é bastante etarista. Infelizmente existe toda uma construção social onde a maturidade não é vista como bela. Muito pelo contrário! É vista como um empecilho que deve ser driblado com produtos de rejuvenescimento e procedimentos estéticos.

Não vemos a representatividade de pessoas maduras nem mesmo nas campanhas das grandes empresas. Segundo a pesquisa feita pela Wellness & Beleza Prateada, 90% dos consumidores de beleza brasileiros com mais de 60 anos revelam que nunca se viram nas campanhas de mídia das grandes marcas de cosméticos.

O empoderamento dessas pessoas, bem como a presença delas na mídia favorece o reconhecimento do mercado para atender esse nicho de uma forma mais humana. Tem se destacado as marcas e influenciadores que, de fato, assumem a beleza da maturidade como ela deve ser, que é com autoestima e bem-estar.

Com o desenvolvimento do Silver Beauty, a missão do mercado a partir de agora é começar a olhar para as necessidades do público maduro com outros olhos. Está na hora das empresas permitirem que ambas as premissas coexistam. Tanto a premissa que preza pelo Anti-Age, quanto a premissa que valoriza os movimentos Pro-Age.

Fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Quer ficar por dentro de todas as tendências que estão surgindo no mercado da beleza? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere outros conteúdos relacionados à essa indústria. Te esperamos!

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