A Black Friday 2023 está chegando e reserva oportunidades significativas tanto para os consumidores que desejam conquistar aquele produto especial, quanto para as empresas, varejistas e distribuidores que querem aumentar as suas vendas.
Se você faz parte dessa parcela de pessoas que vê a Black Friday como uma chance para potencializar seus lucros, então você está no lugar certo.
Neste post, compartilhamos algumas estratégias que os vendedores e distribuidores podem explorar para otimizar suas vendas durante a Black Friday 2023. Ficou curioso para saber mais? Então abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!
Sobre a Black Friday 2023
A Black Friday é um evento do setor do varejo que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro e marca o início da temporada de compras de fim de ano, sendo uma ótima oportunidade para os consumidores que já desejam garantir o presente de Natal.
Com promoções incríveis e descontos significativos, a Black Friday oferece aos consumidores a oportunidade de encontrar produtos com preços abaixo do valor comum e garante às empresas a possibilidade de aumentar seus lucros, já que atrai um grande fluxo de compradores.
Em 2023, a Black Friday tem data oficial marcada para o dia 24 de novembro e tudo indica que ela será um sucesso tanto quanto foi nos últimos anos.
Apesar de ser realizada somente na última sexta-feira de novembro, é natural que as empresas e varejistas já desenhem as estratégias da Black Friday com uma certa antecedência, especialmente se o intuito for aproveitar o evento em sua máxima eficácia.
Estratégias para pôr em prática na Black Friday 2023
A falta de um bom planejamento estratégico pode resultar em perdas significativas e oportunidades desperdiçadas. Portanto, se você é empreendedor ou varejista, não deixe tudo para a última hora! Planeje-se com antecedência e garanta ótimos resultados com a Black Friday.
Abaixo, compartilhamos algumas estratégias que podem ser consideradas em meio a essa preparação para o evento. Confira:
Tenha estratégias bem definidas
Conhecer o seu público-alvo, definir metas claras e desenvolver ofertas que sejam atraentes para atingir os objetivos traçados representam pontos cruciais nas estratégias da Black Friday.
Antes de mais nada, entenda o comportamento de compra do público-alvo e tente descobrir as preferências dos seus clientes.
Isso não só ajudará a montar um estoque que converse com a demanda, como também facilitará na criação de promoções direcionadas.
As ofertas e promoções são as suas grandes aliadas na tarefa de atrair clientes durante a Black Friday, então tente organizar ações que realmente chamem a atenção do consumidor final.
Descontos arrasadores, promoções cumulativas, brindes especiais e pacotes promocionais são táticas comuns que podem ser empregadas.
Monte seu estoque
Como citamos anteriormente, entender as demandas do público-alvo é um fator primordial para montar um estoque que realmente entregue o que o consumidor está procurando.
Porém, essa não é a única preocupação que se deve ter com o estoque durante a Black Friday. Aqui, o abastecimento e a gestão do estoque também devem ser considerados.
Afinal, a alta demanda pode favorecer o esgotamento dos produtos, afetando a conversão de vendas durante esse período tão promissor.
Portanto, antes de mais nada, tente realizar uma previsão de como será a demanda dos consumidores. Faça uma pesquisa de campo e utilize ferramentas de análise para descobrir quais produtos são mais populares entre os clientes da sua loja.
Isso te ajudará a entender em quais produtos você deve ter um maior investimento e quais podem gerar menos espaço no seu estoque.
Além disso, estabeleça parcerias com fornecedores de confiança, que ofereçam produtos de extrema qualidade, e não se esqueça de negociar com antecedência os prazos de entrega.
E, ah! Durante a Black Friday, não deixe de acompanhar a movimentação dos produtos no estoque. Esse gerenciamento vai te ajudar a saber tudo o que está saindo da sua loja, permitindo um melhor controle das vendas e dos produtos disponíveis.
Crie campanhas atrativas
Por último, mas não menos importante, temos as ações e campanhas, que são a cereja do bolo para se destacar na Black Friday.
Além de criar campanhas que despertem a atenção do público, também é interessante pensar em como e quando essas ações serão divulgadas.
Nossa dica é anunciar a sua participação na Black Friday com alguns dias ou semanas de antecedência. Assim, os clientes já podem ir se preparando para aproveitar os benefícios da sua empresa.
Ademais, trace uma boa estratégia de marketing e utilize as redes sociais ao seu favor para potencializar os resultados da campanha.
O marketing de conteúdo, o marketing de influência e os anúncios on-line são poderosos aliados nessa tarefa!
Se a sua loja contar com um site ou e-commerce, não se esqueça de otimizar a plataforma durante a Black Friday. Isso envolve desde a criação de banners da promoção para a página inicial até a otimização das demais páginas e ferramentas gerais.
Além disso, não se esqueça de adicionar um bom selo de segurança no seu site! Justamente por representar um período de muitas compras on-line, a Black Friday costuma ser rodeada de golpes e ataques cibernéticos.
Portanto, intensifique a proteção do seu site e garanta transações mais seguras aos seus clientes.
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