Encontrar o caminho certo para convencer um cliente no momento da venda é um dos principais desafios de quem trabalha no comércio.
Além de apontar as características do produto, o vendedor também precisa driblar as possíveis objeções feitas pelo cliente no decorrer da conversa, mostrando que sim, aquele produto ou serviço pode atender às suas necessidades.
Apesar de ser uma estratégia que exige cuidado, o grande “lance” por trás da conversão de uma venda está na comunicação e no poder de persuasão, que vão influenciar o cliente de forma positiva a adquirir o que está sendo oferecido.
Neste post, mostramos como despertar gatilhos mentais no consumidor e como utilizá-los na sua estratégia de venda. Por isso, se você deseja melhorar o seu poder de persuasão, se liga no que preparamos a seguir!
Como convencer o cliente no ato da venda?
Antes de conhecer alguns gatilhos mentais que podem favorecer uma venda, é interessante entender um pouco mais sobre o poder de convencimento.
A persuasão nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas para convencer alguém a tomar uma atitude. E isso se comunica muito bem quando direcionamos o foco para o universo do marketing comercial.
Ao combinar uma boa eloquência com falas e ações que tragam o cliente para a atmosfera da marca, é possível gerar um sentimento positivo e fazer com que o consumidor fique instigado a conhecer mais sobre o serviço ou produto.
Vale reforçar que a persuasão deve ser um ação positiva, que busque valorizar ambos os lados – tanto o da empresa, quanto o do consumidor.
Quando a persuasão foge desse espectro, ela se transforma em manipulação, que é quando o vendedor procura convencer alguém pensando somente em seus interesses, desconsiderando as necessidades do consumidor.
4 dicas que prometem melhorar a sua estratégia de venda!
Uma vez compreendido que a persuasão é um conjunto de falas e ações que visam atender não só a empresa, como também o consumidor, o próximo passo é entender quais estratégias podem ser usadas no mercado comercial.
Abaixo, compartilhamos algumas dicas de persuasão positiva que podem instigar os gatilhos mentais e, dessa forma, facilitar a conversão de uma venda. Confira:
Tenha uma boa comunicação!
A comunicação fluida é o segredo para favorecer qualquer tipo de negociação. Ter uma boa eloquência é a garantia de que as informações serão passadas de forma clara e objetiva. Portanto, não deixe de treinar a sua interlocução!
Além disso, tente sempre usar palavras que sejam de fácil compreensão do consumidor. Se o consumidor não compreender alguma palavra ou entender algo errado, ele poderá desistir de comprar.
Existem alguns clichês comerciais que podem tornar a conversa bem complicada de entender, portanto, no momento da venda, deixe isso de lado e prefira uma fala mais acessível.
Esboce naturalidade no momento da venda!
Outro fator que está diretamente ligado a essa parte da comunicação é a naturalidade. No momento da venda, o ditado popular “haja naturalmente” é a melhor coisa que o vendedor pode fazer.
De acordo com uma pesquisa levantada pela Epsilon (líder global no monitoramento do comportamento do consumidor), 80% dos entrevistados indicaram que são mais propensos a fazer negócios quando têm experiências personalizadas com a marca.
Por isso, tente não usar frases “decoradas” e deixe de lado a timidez. A dica é combinar o seu jeito de falar com a comunicação que a empresa deseja passar. Acredite: um relacionamento engessado pode sim fazer com que o cliente fique desinteressado.
Estude os benefícios do que está sendo vendido!
Apontar os benefícios do que está sendo ofertado é outro ponto fundamental no ato da venda. Os benefícios são capazes de ativar gatilhos mentais e fazer com que o cliente enxergue no produto ou serviço a solução para o seu problema.
A melhor forma de apontar os benefícios sem que a fala pareça decorada é estudando aquilo que a empresa oferece. Ao estudar o produto ou serviço, é possível compreender as suas características e apresentá-lo com mais naturalidade e objetividade.
Além de apontar os benefícios, também vale mostrar os diferenciais e dizer porque aquele produto ou serviço é exclusivo. Afinal, o que a marca tem de diferente das demais concorrentes?
Saiba driblar as objeções do cliente!
Por último, mas não menos importante, pense em como você vai driblar as possíveis objeções levantadas pelo cliente.
Mapear esses fatores de risco antes que eles comprometam a venda é a melhor forma de derrubar as objeções de forma assertiva, com argumentos convincentes, e dar continuidade ao processo de conversão.
Só tenha atenção para não parecer que a objeção do cliente é indiferente para a empresa. Deixe o consumidor saber que você a reconhece, mas que o custo-benefício da compra está acima dela.
Dessa forma, é possível transmitir transparência na negociação e, de quebra, obter informações para melhorar o negócio.
Seja um distribuidor Prohall!
A Prohall Cosmetic oferece todo o suporte necessário para que os seus distribuidores tenham sucesso no ato da venda.
Além de entregar produtos de extrema qualidade, que se complementam no ato da venda, o time de marketing da Prohall está disponível para suprir as dúvidas dos distribuidores e auxiliá-los para fazer uma venda mais assertiva.
Venha fazer parte dessa família! Para obter mais informações sobre a marca e sobre o serviço de distribuição, acesse o site da Prohall, clique na aba “Seja um Distribuidor”, preencha o formulário disponível e aguarde o nosso contato. Esperamos por você!
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