Gestão de clientes: saiba a importância e como realizar com sucesso

Gestão de clientes: saiba a importância e como realizar com sucesso

A gestão de clientes é uma estratégia de organização fundamental para os empresários, vendedores e comerciantes que desejam otimizar a sua rotina de trabalho e identificar poderosas oportunidades de venda.

Responsável por organizar os contatos que existem em um negócio, a gestão de clientes visa administrar a carteira de clientes para oferecer soluções personalizadas a cada perfil, aumentando as chances de fechar um negócio promissor.

Mas como realizar essa gestão com maestria e de forma que não atrapalhe as outras demandas da rotina? É sobre isso que falaremos neste artigo!

A seguir, contamos qual é a importância dessa estratégia e compartilhamos o que pode ser feito para realizá-la de forma satisfatória.

Confira!

Por que realizar a gestão de clientes?

A gestão de clientes permite que os vendedores, empresários e comerciantes tenham mais clareza sobre cada um dos contatos que existem em sua rede, favorecendo um atendimento muito mais assertivo e com boas oportunidades de negócio.

Ao realizar o gerenciamento de clientes, é possível descobrir qual é o comportamento de compra de cada perfil, quais são suas principais necessidades e, principalmente, qual é a solução ideal que o seu negócio possui para que o problema do cliente seja resolvido.

Além de aumentar as chances de conversão, a gestão de clientes também permite otimizar a sua rotina de trabalho e identificar quais são as reais oportunidades de negócio, descartando os processos de venda que não têm muito futuro.

Isso sem falar que a gestão de clientes ajuda a construir relacionamentos duradouros com os seus contatos, já que, com uma boa administração, você poderá conhecer mais a fundo as suas características e necessidades.

Como fazer uma boa gestão de clientes?

Agora que você já sabe o que é a gestão de clientes e qual a sua importância, o próximo passo é colocar a mão na massa e fazer o negócio girar. Abaixo, compartilhamos 5 pontos que fazem total diferença na construção de um bom gerenciamento de clientes. Confira!

Estude a sua carteira de clientes!

O primeiro passo para realizar uma boa gestão de clientes é, de fato, estudar os contatos que existem em sua carteira.

É fundamental ter um bom conhecimento sobre seus clientes, suas necessidades, preferências, comportamentos de compra e histórico de interações. Isso permite personalizar as estratégias de atendimento e oferecer soluções mais adequadas às suas demandas.

Identifique os clientes potenciais!

Identificar quais são os clientes potenciais é outra tarefa essencial no gerenciamento da carteira – especialmente se o intuito é otimizar a rotina de trabalho e dar foco ao que realmente tem poder de conversão.

Nem todo cliente te apresentará reais oportunidades de negócio. E está tudo bem! Aqui, o segredo é identificar quais são os clientes que realmente estão interessados em fechar um negócio e quais são aqueles que estão apenas tomando o seu tempo.

E não! Ao realizar essa tarefa de forma sincera e realista, você não estará abrindo mão de um contato, mas sim direcionando ele para um outro nível de sua pirâmide de prioridades.

Dessa forma, você evita perder tempo com negócios que não vão se concretizar e prioriza aqueles que têm potencial de venda.

Não deixe de fazer follow-up!

Os follow-ups são uma estratégia poderosa para movimentar a carteira e potencializar a gestão de clientes. Afinal, ao realizar esse acompanhamento, é possível retomar o contato com potenciais clientes e, dessa forma, acelerar o fechamento do negócio.

Por isso, ao estruturar sua gestão de clientes, é interessante destinar um momento da sua rotina para entrar em contato com os consumidores, tirar possíveis dúvidas, entender o seu momento de compra e oferecer produtos ou serviços que possam atender suas demandas.

Fique atento aos seus compromissos!

Nada é tão óbvio que não precise ser dito: fique atento aos compromissos que você agendou com seus clientes. Seja uma visita presencial, uma reunião por videoconferência ou até mesmo o retorno de um e-mail.

Parece um ponto desnecessário, mas é gigante a lista de vendedores que se perdem na hora de fazer a gestão de clientes simplesmente porque se esquecem de seus compromissos. Portanto, fique com a agenda em dia e, se for necessário, crie alertas de lembrete.

Revise a sua carteira de clientes!

Lembra daqueles clientes que foram retirados da categoria prioritária? Pois bem! Eles não podem ser esquecidos na sua carteira!

Mesmo que você dedique a maior parte do seu tempo realizando negócios com clientes potenciais, também é importante olhar com atenção para os outros e estudar uma parceria mais aprofundada.

Por isso, de tempos em tempos, revise a sua carteira e confira novamente se não existe algum cliente com grande potencial de conversão. Isso também vale para resgatar o contato de antigos compradores que possam estar interessados em fazer negócios novamente.

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