Quais são as expectativas para o mercado de cosméticos em 2024

Quais são as expectativas para o mercado de cosméticos em 2024

O crescimento do mercado de cosméticos é um evento notável e que tende a se manter no ano de 2024 – especialmente no Brasil, que representa uma potência quando o assunto é beleza, higiene e autocuidado.

Neste post, compartilhamos algumas métricas que rodearam o setor no último ano e contamos quais são as expectativas para o mercado de cosméticos em 2024. Confira!

Brasil: o quarto maior mercado de beleza do mundo

O mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais vem crescendo ano após ano e tudo indica que ele permanecerá em alta até 2030.

De acordo com algumas pesquisas levantadas pela Euromonitor International, nos últimos anos, o Brasil assumiu o posto de quarto maior mercado nesse segmento, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão.

Essa posição não mudou nem com o surgimento da pandemia, nem com a crise econômica que vem acontecendo após esse evento. Mesmo em frente a um cenário delicado, o mercado se manteve em alta, abrindo espaço, inclusive, para o desenvolvimento das transações realizadas por e-commerces.

Crescimento do mercado para 2024

De acordo com um levantamento realizado pela TCP Partners, o mercado da beleza terá um crescimento médio anual de 5,7% até 2025, mantendo a sua posição no ranking de maiores potências mundiais.

O estudo apresentou que, em 2022, a indústria brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal reuniu 3.396 empresas, exportou R$ 4,1 bilhões e gerou uma receita bruta no valor de R$ 54 bilhões, que foi direcionada para os fabricantes.

Ademais, se tratando do mercado mundial, em 2022 o setor conquistou o segundo ano consecutivo com um saldo comercial positivo, batendo um recorde de US$ 777 milhões exportados, contra US$ 741 milhões importados, resultando em um saldo de US$ 36 milhões.

Ainda falando sobre números, de acordo com uma matéria de Cosmetic Innovation, o mercado global de cosméticos foi avaliado em US$ 313,22 bilhões em 2023 e, ao que tudo indica, valerá cerca de US$ 417,24 bilhões até 2030, registrando uma taxa de crescimento anual de 4,2% durante esse período.

A crescente conscientização sobre as rotinas de cuidado com a pele e com os cabelos representa um dos grandes motivadores para esse crescimento contínuo, contribuindo diretamente para a melhora nas vendas de cosméticos destinados ao autocuidado.

Segundo a matéria da Cosmetic Innovation, esse aumento nas vendas engloba tanto os consumidores do gênero feminino, quanto os clientes do gênero masculino, tendo um maior foco na região sudeste do Brasil, que é onde a procura por produtos cosméticos apresenta os maiores índices.

Oportunidades de investimento

Como citamos no tópico acima, as rotinas de skincare e haircare caíram no gosto dos consumidores de beleza e representam uma poderosa tendência de autocuidado, deixando as pessoas cada vez mais conscientes da importância de manter uma boa saúde e higiene.

De acordo com o estudo da TCP Partners, o sudeste do Brasil é onde se concentra a maioria dos fabricantes de cosméticos, tendo São Paulo como o grande investidor desse setor, contando com 1.391 empresas da indústria de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Segundo a empresa, em 2022, os produtos de beleza que mais tiveram uma alta nos preços foram os sabonetes (27,6%), os perfumes (22,6%) e os itens de maquiagem (17,3%).

Além disso, de acordo com a Cosmetic Innovation, tudo indica que as empresas do ramo apostarão em produtos orgânicos para expandir a sua presença no mercado até 2030.

Ao investir na fabricação e distribuição de produtos orgânicos e naturais, os empreendedores do ramo poderão aumentar a sua presença no mercado, já que vão conseguir expandir a sua base de clientes e, consequentemente, atender a uma demanda que tem crescido cada vez mais.

Apesar de ser uma previsão que engloba o período de 2022 até 2030, é importante pontuar que essa estratégia já é uma realidade e muitas empresas vêm apostando em parcerias e colaborações para potencializar o setor de cosméticos orgânicos e, dessa forma, ampliar suas operações comerciais.

Independente do nicho investido, fato é que, tanto o mercado de cosméticos nacional, quanto o internacional, acumulam métricas impressionantes e tendem a se manter em uma crescente no ano de 2024.

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