Apesar de movimentarem grande parte dos serviços referentes ao mercado da beleza, as químicas capilares vêm sendo deixadas de lado por inúmeras pessoas ao redor do mundo que prezam pela naturalidade dos seus cabelos.
E esse desprendimento não está acontecendo sem um motivo aparente. Com a popularização da transição capilar, o que não faltam são pessoas aceitando os seus próprios cabelos e, consequentemente, enxergando a sua beleza natural, livre de intervenções.
A transição capilar veio para revolucionar o mercado. Veio como uma forma de promover a auto aceitação e a quebra de antigos padrões de beleza que, até então, estiveram em voga na sociedade.
Neste post, contamos o que é a transição capilar, como fazê-la corretamente e como driblar os possíveis obstáculos que podem aparecer em meio ao processo. Por isso, se você deseja ficar por dentro desse tema, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
O que é Transição Capilar?
Transição capilar é o nome dado ao período em que o cabelo está se desprendendo da química para assumir a sua aparência natural. Em resumo, é um processo em que o beauty lover interrompe os alisamentos e tinturas para deixar os seus fios crescerem naturalmente.
Apesar de ser um processo desafiador, a transição capilar vem inspirando cada vez mais pessoas a se “libertarem” dos procedimentos estéticos para, finalmente, assumirem a sua beleza natural, representando não só uma mudança de visual, como também um movimento de empoderamento.
Quais são os desafios da transição capilar?
A transição capilar, de fato, é algo lindo e inspirador. Porém, se engana quem pensa que esse processo é tranquilo. A transição de um cabelo com química para um cabelo natural pode afetar bastante a autoestima de quem se propõe a essa mudança.
O grande obstáculo desse período é quando o cabelo assume uma dupla texturização, ou seja, quando a raiz já está em sua condição natural, mas o comprimento e pontas ainda estão com resquícios da química.
Mesmo que essa situação faça parte do processo de transição, ainda assim ela é capaz de afetar a harmonia dos cabelos e deixar a finalização dos fios mais complicada, trazendo algumas questões de autoestima para as pessoas que estão passando por essa mudança.
Como driblar os desafios da transição capilar?
A forma mais rápida de passar pelos desafios da transição capilar é apostar no famoso Big Chop, que, como o próprio nome sugere, consiste em cortar por completo os fios que ainda estão com resíduos de química.
Esse “grande corte” pode ser feito raspando totalmente a cabeça ou esperando a raiz dos cabelos crescer até uma altura onde a pessoa esteja confortável para mexer no comprimento dos fios.
Outra dica para driblar a dupla texturização sem precisar cortar o cabelo é investir em produtos de finalização que uniformizem a textura das madeixas, alterando temporariamente o formato dos fios que ainda estão com química.
Nesse caso, o mais indicado é apostar em cremes modeladores. Basta desembaraçar os fios, aplicar o produto no comprimento dos cabelos, enrolar as mechas em pequenos coques e esperar algumas horas para os fios assumirem o novo formato.
Quanto tempo dura a transição capilar?
Quando se trata de transição capilar, não existe um tempo de duração padrão. Cada processo de transição é único e depende de uma série de fatores externos, como o crescimento dos fios, os cuidados que são realizados ao longo do processo e até a alimentação.
Outro fator que faz total diferença no tempo de transição é o Big Chop. Quanto mais cedo ele vier, mais rápida será a transformação dos fios para o seu formato natural. Portanto, mesmo que seja uma decisão radical, não deixe de considerar o corte de cabelo.
Quais são os cuidados necessários durante a transição capilar?
Assim como em qualquer outro cenário, a melhor forma de cuidar dos fios durante a transição é organizando um cronograma capilar que atenda às necessidades do seu cabelo.
Além dos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, que fazem parte de uma rotina básica de cuidados com o cabelo, também é bacana investir em produtos destinados ao seu fio natural.
As linhas criadas para o cuidado dos cabelos cacheados e crespos são ótimas pedidas! Normalmente, esses combos são enriquecidos com propriedades altamente hidratantes e reparadoras, capazes de recuperar a umidade perdida pelo fio e reparar os danos causados pela antiga química.
A linha Twist Cachos da Prohall Cosmetic tem tudo o que o cabelo cacheado precisa para se manter saudável durante a transição. Composta por Shampoo, Máscara, Leave-In e Spray Ativador, a linha tem o intuito de repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar e suavizar os quadros de enfraquecimento e quebra, evidenciando o crescimento dos fios.
Saiba mais sobre a linha Twist Cachos!
E aí, beauty lover! Gostou de saber um pouco mais sobre a transição capilar? Agora que você já sabe como o processo funciona, basta colocá-lo em prática e investir em bons produtos para esse novo momento capilar!
Acessando o site da Prohall Cosmetic, você confere mais informações sobre a linha Twist Cachos. Esperamos pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado