Mesmo que a queda de cabelo seja considerada a inimiga da estética capilar, é fundamental reforçar que esse desprendimento do fio se trata de um fenômeno totalmente natural e que afeta uma parcela considerável de pessoas.
Porém, se você notar que está deixando um fio aqui e outro ali por todos os lugares que passa, talvez seja a hora de investigar mais a fundo se essa queda não está caminhando para um lugar mais preocupante. Existem inúmeras causas para esse desprendimento do fio e é justamente sobre isso que falaremos neste post!
Se você anda percebendo que seus cabelos estão caindo mais do que o habitual e deseja descobrir as possíveis causas para esse fenômeno, dá só uma olhada no conteúdo que separamos a seguir!
Afinal, o que é a queda capilar?
A queda capilar nada mais é do que o desprendimento do fio do couro cabeludo. Apesar de ser algo mal visto pela maioria das pessoas, o fenômeno representa algo natural à saúde capilar. O cabelo possui um “ciclo de vida”, em que a queda de um filho velho representa o surgimento de um fio novo em seu lugar.
Esse ciclo de vida é dividido em três etapas: anágena, catágena e telógena. A anágena é a fase em que o fio está em constante crescimento, podendo durar de 4 a 10 anos. Já a catágena é a etapa de transição, em que os fios param de crescer. Por fim, a telógena representa a etapa em que ocorre a queda natural dos cabelos.
De modo geral, caem cerca de 80 fios de cabelo por dia dos 150 mil que temos em nosso couro cabeludo. Esse cenário só passa a ser um problema quando esse número é ultrapassado e os fios começam a cair em uma quantidade fora do normal – seja durante o banho, sobre o travesseiro e ao longo das tarefas diárias.
Quais são as possíveis causas para esse fenômeno?
Ao perceber que a queda dos seus cabelos se tornou algo constante, é necessário unir forças para descobrir o foco desse problema. Existem algumas causas para a queda capilar excessiva. Abaixo, listamos em tópicos os principais causadores desse fenômeno. Confira!
Genética e Fatores Hormonais
A queda capilar por Genética ou por Fatores Hormonais simbolizam as principais causas deste fenômeno.
A queda relacionada à Genética nada mais é do que a clássica calvície, que pode ser percebida pelas “entradas” na região da testa e no centro da cabeça. Mesmo que esse tipo de queda consiga ser controlada a base de remédios e vitaminas, por ser algo hereditário, ela não tem cura.
Já as causas ligadas aos Fatores Hormonais normalmente acontecem quando existem deficiências nas estruturas internas do organismo. Essas deficiências prejudicam o transporte de nutrientes pelos tecidos, ocasionando no enfraquecimento do fio e, posteriormente, na queda. Nesse caso, o ideal é procurar um endocrinologista para que seja feita a reposição desses hormônios.
Oleosidade Excessiva
Além dos fatores citados acima, outra causa bastante comum para a queda dos fios é a oleosidade excessiva do couro cabeludo.
O excesso de sebo pode favorecer a proliferação de fungos nesta região, causando coceira e descamação – fatores que incentivam a queda. Nesse caso, é indicado evitar banhos quentes e procurar um dermatologista para que ele indique um shampoo destinado a esse tipo de problema.
Estresse e Má Alimentação
Apesar de não parecer, o estresse pode estimular – e muito – a queda dos cabelos.
Os desequilíbrios emocionais afetam diretamente o nosso corpo físico, fazendo com que o corpo perca vitaminas importantes para o seu equilíbrio. Esse gap nutritivo reflete no enfraquecimento do fio, que, com o tempo, vai ficando mais propício aos quadros de queda.
Além dessas causas emocionais, a má alimentação também é um fator que favorece o desprendimento do fio do couro cabeludo. Dietas com baixa quantidade de ferro, zinco e vitaminas do complexo B e C, de forma geral, estimulam o enfraquecimento dos tecidos presentes no organismo. O certo é, além de evitar alimentos pesados, seguir com uma dieta equilibrada onde não faltem nutrientes para manter os cabelos fortes.
Procedimentos Químicos
Por fim, existem os procedimentos químicos, que, apesar de não estarem 100% ligados à queda, podem enfraquecer a estrutura capilar a ponto de causar o seu desprendimento do couro cabeludo.
Procedimentos como colorações e alisamentos, se não forem acompanhados de um bom cronograma capilar, podem roubar nutrientes essenciais à fibra capilar e favorecer o enfraquecimento e a quebra dos fios. Por isso, após a realização de qualquer técnica, invista em uma boa linha pós-química!
Principais cuidados que podem reverter os quadros de queda
Independente da irregularidade que o seu cabelo esteja enfrentando, o cronograma capilar sempre será uma das melhores alternativas para recuperar a saúde dos cabelos.
A agenda de cuidados deve ser desenvolvida em cima das principais necessidades do fio. Dessa forma, ela é capaz de suprir as carências acumuladas e reequilibrar a estrutura das madeixas.
Para o tratamento de cabelos que sofrem com a queda, é interessante apostar nas linhas voltadas ao fortalecimento capilar. A linha Force Hair, da Prohall Cosmetic, é composta por Shampoo, Máscara, Tônico e Encapsulados. Sua tecnologia é desenvolvida a fim de recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar e favorecer o fortalecimento dos cabelos, revertendo os quadros de queda e estimulando um crescimento muito mais saudável aos fios de cabelo.
Além desse cuidado, também é recomendado trocar as duchas de água quente pelas duchas de água morna e evitar a realização de químicas muito agressivas, que podem enfraquecer e quebrar a estrutura capilar. Acredite, tomando esses cuidados é possível alcançar resultados visíveis na luta contra a queda dos fios!
Agora que você já sabe o que causa a queda capilar, fica muito mais fácil driblar possíveis irregularidades, não é mesmo? Para ter acesso a mais dicas como essa e conferir os produtos de tratamento oferecidos pela Prohall, acesse nosso site! Esperamos por você!
Nenhum comentário cadastrado