As transformações físicas e emocionais são, sem sombra de dúvidas, alguns dos grandes pilares que sustentam o período de gravidez.
Não tem como dizer o contrário! Quando uma pessoa engravida, as mudanças são perceptíveis. O corpo ganha alguns quilos para sustentar o bebê, a pele assume um toque sensível, os enjoos tornam-se parte da rotina e o humor tende a ficar instável – e bota instável nisso.
Porém, muito além das mudanças de humor e das curvas que surgem em decorrência do ganho de peso, existe uma outra transformação que costuma ser gritante durante o período de gestação: a aparência dos cabelos.
Durante a gestação, os fios de cabelo tendem a ficar um tanto quanto instáveis. Enquanto em algumas pessoas as madeixas tendem a crescer e assumir um aspecto mais sedoso, em outras, elas podem ficar enfraquecidas e mais propensas à queda.
Essa instabilidade na saúde capilar traz à tona um tópico importante: o tratamento dos cabelos no decorrer dos meses de gestação. Afinal, o que pode ser usado para recuperar o fio e quais procedimentos devem ser evitados durante a gravidez?
Neste post, trouxemos as principais dúvidas sobre cabelos durante a gravidez e mostramos qual é o melhor caminho a ser seguido frente a diferentes cenários. Confira!
Pode colorir ou descolorir o cabelo durante a gravidez?
Sem mais delongas, vamos à principal questão entre as amantes de beleza: pode pintar o cabelo durante a gravidez?
A resposta para essa dúvida é: tudo depende do mês de gestação. As tinturas, os tonalizantes e os descolorantes não são recomendados no primeiro trimestre da gravidez, já que, durante esse período, o feto ainda está em processo de desenvolvimento.
Enquanto está passando por esse período de formação, o mais indicado é evitar qualquer substância que possa trazer risco ou interferir no seu desenvolvimento.
Após esses três primeiros meses de gestação, aí sim o uso de tinturas e descolorantes pode começar a ser flexibilizado. A dica é optar por produtos sem amônia e dar preferência para os tonalizantes, que promovem uma transformação segura e sútil.
E os alisamentos? São autorizados para gestantes e lactantes?
Assim como as colorações, as técnicas de alisamento também devem ser evitadas no primeiro trimestre da gravidez.
Inclusive, essa “regra” vale para todo e qualquer procedimento que promova uma transformação nos cabelos. Especialmente os que são enriquecidos com químicas.
Escovas progressivas e demais métodos de alisamento desenvolvidos com formol, por exemplo, devem ser colocados totalmente de lado enquanto a entes de origem natural, essas técnicas entregam o aspecto liso ao mesmo passo que tratam os cabelos, garantindo uma transformação segura.
Quais produtos de cabelo podem ser usados durante a gravidez?
Se por um lado as químicas capilares devem ser evitadas durante a gravidez, os tratamentos e produtos de finalização podem e devem aparecer no decorrerpessoa estiver gestando um bebê.
Aqui, a dica é optar pelas escovas progressivas sem formol – ou escovas orgânicas, como são conhecidas popularmente. Confeccionadas com ingredi do período de gestação. Abaixo, compartilhamos alguns produtos que podem ser utilizados ao longo dessa jornada. Veja:
Linhas de tratamento capilar
O cronograma capilar é uma das principais recomendações feitas para as pessoas que estão em um período de gestação.
Além de potencializarem os rituais de autocuidado, os cronogramas capilares também auxiliam a manter em dia a saúde dos cabelos, preservando a vitalidade dos fios durante esse período delicado.
Invista em linhas de tratamento que estejam alinhadas às necessidades do cabelo e divida a agenda de cuidados em etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.
Óleos vegetais umectantes
Os óleos vegetais são ótimas alternativas para quem deseja driblar os quadros de ressecamento e potencializar os tratamentos de nutrição. E o melhor de tudo: são mais do que autorizados para pessoas grávidas!
Só fique de olho na composição do óleo, okay? É de suma importância que o produto seja 100% vegetal. Portanto, sempre confira o rótulo produzido pelo fabricante.
Ferramentas de calor
Sim, as ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores – podem ser usadas no período de gestação.
Aqui, é preciso se atentar aos mesmos cuidados válidos para pessoas não-gestantes, que são: aplicar um protetor térmico antes de usar as ferramentas, tomar cuidado com o calor excessivo e não usar esses aparelhos com tanta frequência.
Acesse o Blog da Prohall!
Agora que você já tem as respostas para as principais dúvidas sobre cabelos durante a gravidez, o próximo passo é consultar um profissional de confiança para verificar se os procedimentos citados acima realmente estão autorizados para o seu organismo.
Quer conferir mais conteúdos sobre beleza? Então acessa a página inicial do nosso Blog e dê uma olhada nos temas que preparamos para você!
Nenhum comentário cadastrado