Se você está buscando aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e aprimorar sua abordagem de negócios, as estratégias comerciais podem ser uma poderosa aliada para alcançar os seus objetivos.
Neste artigo, exploraremos o conceito de estratégia comercial e forneceremos insights valiosos sobre como você pode criar uma estratégia personalizada para o seu negócio. Confira!
O que é uma estratégia comercial?
As estratégias comerciais podem ser definidas como um conjunto de medidas que visam aumentar a quantidade e qualidade das vendas de uma empresa.
Em geral, esse tipo de tática é feita pela equipe de vendedores e envolve diferentes investidas, como análise de dados do público-alvo, planejamento estratégico e monitoramento de resultados.
Para obter resultados satisfatórios com a estratégia comercial, os vendedores precisam levar em consideração fatores internos e externos, como concorrência, tendências de consumo, crescimento do mercado, valor médio das transações, taxa de conversão, entre outros.
Essa perspectiva abrangente é fundamental para evitar falhas no processo e, principalmente, maximizar o desempenho das medidas planejadas.
Como realizar uma estratégia comercial?
Uma estratégia comercial eficaz é flexível e adaptável às mudanças do mercado e das necessidades dos clientes. Porém, existem algumas orientações gerais que podem ser seguidas para conquistar bons resultados com essa dinâmica.
Analisar e identificar o público-alvo é uma dessas etapas! É essencial entender quem são seus clientes finais, suas necessidades, preferências e comportamentos de compra. Dessa forma, fica muito mais fácil montar estratégias que realmente contemplem os clientes.
Portanto, não deixe de realizar pesquisas de mercado, analisar dados gerais e obter informações para segmentar seu público de forma eficaz.
Com base no conhecimento do seu público-alvo e em uma boa análise da concorrência, tente definir uma boa proposta de valor, que destaque os benefícios e o valor que sua empresa oferece aos clientes.
Além disso, determine as táticas e canais de marketing mais adequados para alcançar seu público-alvo e promover sua oferta. Isso pode incluir publicidade, marketing digital, eventos, parcerias estratégicas, entre outros. Crie um plano de marketing abrangente que alinhe suas ações com seus objetivos comerciais.
E, ah! Certifique-se de comunicar essa proposta de maneira clara e convincente. Uma boa comunicação é a chave para envolver e aproximar clientes potenciais.
Por último, mas não menos importante, invista na capacitação da equipe de vendas, fornecendo treinamentos adequados, materiais de vendas eficazes e um bom suporte. Verifique se eles entenderam a estratégia, a proposta de valor e estão devidamente preparados para lidar com as necessidades dos clientes.
Exemplos de estratégia comercial
Quer alguns exemplos de estratégias comerciais que são comumente utilizadas pelas empresas? Abaixo, separamos algumas estratégias de vendas que são bastante populares e compartilhamos dicas especiais para você usar em suas futuras negociações, confira:
Mostre autoridade no momento da venda
Atrair os clientes devido à credibilidade que você transmite sobre determinado assunto é uma das melhores maneiras de converter uma venda.
O cliente precisa perceber — desde o primeiro contato até o último — que não há ninguém no mercado que possua mais conhecimento sobre a solução oferecida do que você.
Essa é uma das estratégias de vendas que dependem exclusivamente do conhecimento que o vendedor aplica no seu cotidiano. Afinal, quando o conhecimento é compartilhado com aqueles que têm o poder de compra, a tomada de decisão se torna muito mais fácil.
Inclusive, essa é uma estratégia que demanda bastante análise da concorrência. Em quais aspectos você é melhor ou pior do que o seu concorrente? Quais são os pontos fortes deles? Onde eles deixam a desejar? Combine essas informações com o conhecimento completo sobre a solução que você oferece e use isso a seu favor para realizar a venda.
Crie o famoso “senso de urgência”
Criar senso de urgência é uma das táticas mais utilizadas para acelerar o fechamento do negócio. Mas como utilizar essa estratégia de forma sutil, sem “pressionar” o cliente? Deixa que a gente te explica!
Vamos supor que você apresentou a proposta, o cliente demonstrou interesse na sua solução, mas pediu alguns dias para refletir e tomar uma decisão. Esse é o momento de utilizar alguns gatilhos mentais de forma sutil.
Informe que a condição negociada para o fechamento é válida apenas até certo período estipulado — como até o final da semana, por exemplo. Faça com que ele acelere sua decisão, mas sem parecer incisivo, especialmente se você percebeu que a negociação foi produtiva.
Essa abordagem amigável pode ser feita no e-mail ou através de uma ligação telefônica. Se necessário, envie novamente a proposta e reforce os argumentos de vendas que você apresentou, destacando a importância da solução que está oferecendo.
Mesmo que o prospect esteja convencido a fazer a compra, às vezes é necessário lembrá-lo de aceitar a proposta o mais rápido possível. Afinal, a empresa segue um ciclo de vendas e precisa cumprir metas para alcançar os resultados desejados.
Procure demonstrar empatia
Ainda falando sobre realizar um atendimento amigável, ter empatia é uma poderosa estratégia para aproximar o cliente e fazer com que ele se sinta confortável realizando uma compra.
Independente se o processo de venda for simples ou complexo, a empatia é uma estratégia de vendas que não pode ser negligenciada.
Aqui, a dica é praticar mais da “escuta ativa”. É por isso que é tão importante se colocar no lugar do outro, especialmente em vendas internas. Deixe o cliente falar, anote o que for relevante e comece a pensar em como sua solução pode funcionar para ele.
Deixe claro que os problemas dele são importantes para você, independentemente de quão pequenos possam parecer. Acredite: é uma ótima maneira de conquistar sua confiança, melhorar a experiência de compra e favorecer o processo de venda.
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