Descobrir e entender o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para garantir uma rotina de cuidados de sucesso! Afinal, cada tipo de fio possui características únicas e apresenta demandas específicas, trazendo à tona a necessidade de um cronograma capilar apropriado.
Pensando em te ajudar nessa tarefa, neste post, apresentamos os diferentes tipos de cabelo e contamos quais são as particularidades levantadas por cada um deles, fornecendo orientações claras sobre como identificar o seu tipo de cabelo. Confira!
Conhecendo os tipos de cabelo
Os tipos de cabelo se dividem em quatro categorias principais: lisos, ondulados, cacheados e crespos. Cada uma dessas categorias é representada por um número entre 1 e 4 e são divididas em subcategorias simbolizadas por uma letra entre A e C.
Essas subcategorias contemplam as características secundárias de cada tipo de fio, que estão ligadas ao seu grau de porosidade e curvatura.
Abaixo, compartilhamos mais detalhes sobre cada tipo de cabelo e contamos como essas características podem ser analisadas. Dá uma olhada!
Cabelos Lisos
O cabelo liso é conhecido por abrir a tabela de curvatura capilar e tem como sua principal característica uma estrutura sem nenhuma curvatura.
Geralmente, os cabelos lisos são mais finos e sedosos, já que a ausência de curvatura permite que a oleosidade produzida no couro cabeludo percorra por toda a sua extensão – ou seja, da raiz até as pontas.
Apesar dessa oleosidade permitir o condicionamento natural do fio, ela também pode ser um ponto de atenção, pois pode deixar o cabelo sobrecarregado. Portanto, não abra mão de uma limpeza constante, okay?
Como citamos anteriormente, as subcategorias do cabelo liso são divididas em 1A, 1B e 1C. O liso Tipo 1A é representado por fios extremamente finos e sem volume. Já o 1B são um pouquinho mais densos e podem ser moldados com facilidade. Por fim, o 1C é simbolizado por um liso mais grosso e volumoso.
Cabelos Ondulados
Já o cabelo ondulado, conhecido como Tipo 2, apresenta uma leve curvatura em seu comprimento, que pode se assemelhar à letra “S”.
Esse tipo de cabelo é considerado um camaleão do universo capilar, já que pode facilmente se transformar em um fio liso, se escovado e pranchado, ou em um fio cacheado, se for modelado e texturizado.
O cabelo ondulado 2A possui uma curvatura sutil e é facilmente confundido com um fio liso. Já o 2B forma um “S” perfeito e tende a apresentar um pouco de frizz em sua estrutura. Por fim, o 2C é volumoso, tem um formato de “S” bem marcado e pode ser confundido com um cabelo cacheado tipo 3A.
Cabelos Cacheados
Também conhecido como Tipo 3, o cabelo cacheado possui uma curvatura acentuada, que lembra bastante o formato de uma mola.
Devido a essa curvatura marcante, esse tipo de fio requer uma atenção maior aos tratamentos de hidratação e nutrição, já que a oleosidade do couro cabeludo nem sempre consegue percorrer por todo o seu comprimento.
O cacheado 3A possui cachos soltinhos, redondos e finos. Já o 3B tem cachos um pouquinho mais fechados, porém com bastante definição. Por fim, o 3C conta com cachos bem fechados, que ficam próximos uns dos outros e apresentam um padrão bem definido.
Cabelos Crespos
Por fim, temos o cabelo crespo, que aparece para concluir a tabela de curvatura e é caracterizado por um cacho bem fechado.
Sua curvatura é tão intensa, que, mesmo quando ele está molhado, seus cachos continuam enroladinhos, sem perder o formato delimitado.
Assim como o cabelo cacheado, o cabelo crespo também necessita de uma maior atenção aos tratamentos de hidratação e nutrição, uma vez que a oleosidade produzida no couro cabeludo não consegue percorrer toda a curvatura do fio.
Como não poderia ser diferente, o cabelo crespo também é dividido nas categorias 4A, 4B e 4C – cada um com suas características exclusivas.
O crespo 4A é simbolizado por um cacho pequeno e que pode se assemelhar à letra “Z”. Na sequência, temos o crespo 4B, que é retratado por um cacho um pouco mais fino e fechado. E, por último, temos o crespo 4C, que forma um “Z” perfeito, é bastante fechado e sem definição.
Como saber qual o seu tipo de cabelo?
Como a curvatura é o principal ponto de referência de um fio de cabelo, ela deve ser o primeiro fator a ser analisado no momento de descobrir o seu tipo de fio.
Como citamos anteriormente, os fios sem nenhuma curvatura são considerados lisos. Já os fios com uma curvatura semelhante a um “S” são considerados ondulados. Aqueles que parecem um mola são cacheados e os que remetem à letra “Z” são crespos.
Além da curvatura, também vale considerar o grau de porosidade. Enquanto cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais porosos, já que tendem a apresentar um gap de hidratação, os fios lisos e ondulados tendem a apresentar um menor grau de porosidade.
Se ainda estiver em dúvida sobre seu tipo de cabelo, é sempre aconselhável consultar um profissional da área. Cabeleireiros e tricologistas têm toda a expertise necessária para identificar tipos de cabelo e podem fornecer orientações personalizadas sobre os cuidados adequados.
Gostou do nosso conteúdo?
Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas e conteúdos sobre beleza e autocuidado. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado