Porosidade Capilar: o que é e como cuidar dos cabelos porosos

Porosidade Capilar: o que é e como cuidar dos cabelos porosos

Você já ouviu falar em porosidade capilar? Considerada um fenômeno natural, a porosidade nada mais é do que a capacidade que o fio de cabelo possui em absorver água e nutrientes.

A porosidade está totalmente relacionada às famosas cutículas, que são ferramentas presentes no fio de cabelo, cuja função é controlar tudo o que entra e sai da fibra capilar.

Portanto, pode-se dizer que a porosidade em si não é um problema, mas sim uma condição natural da estrutura capilar. O perigo aparece quando as cutículas não funcionam devidamente.

Ao assumirem uma posição de desalinhamento, as cutículas deixam de absorver os nutrientes corretamente, tornando o cabelo mais propenso a desenvolver sinais de ressecamento e enfraquecimento capilar. E é aí que a porosidade se torna um problema.

Neste post, contamos como identificar a porosidade capilar e o que pode ser feito para cuidar dos cabelos porosos. Quer saber mais? Então já deixe aberto o seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!

Como identificar a porosidade capilar?

Se o cabelo estiver áspero, opaco, quebradiço e com as pontas danificadas, pode ser que a sua estrutura esteja passando por algum quadro de porosidade capilar.

Em resumo, a porosidade é dividida em três níveis: baixa, média e alta.
Para descobrir qual nível o seu cabelo se encontra, basta realizar um Teste de Porosidade.

Esse teste consiste em colocar um fio de cabelo em um copo ou recipiente com água e aguardar o período de 10 minutos.

Se o fio boiar sob a água, provavelmente o seu cabelo está com a porosidade baixa. Se ele descer até o meio do recipiente, isso quer dizer que a sua porosidade está média. E, por fim, se ele afundar, significa que o nível de porosidade está alto.

A seguir, compartilhamos como você deve prosseguir após identificar o nível de porosidade do seu cabelo. Veja só!

Como cuidar do cabelo com baixa porosidade?

Os cabelos porosos que apresentarem um baixo nível de porosidade devem ser tratados com ampolas e máscaras de hidratação.

Isso porque, quando o cabelo está com baixa porosidade, as cutículas tendem a ficar tão fechadas, que não conseguem absorver água e nutrientes fundamentais ao desenvolvimento do fio.

Frente a esse cenário, é natural que o fio assuma um aspecto opaco, áspero e ressecado, trazendo a necessidade de um tratamento ultra hidratante, que devolva essa hidratação perdida.

Para forçar a abertura das cutículas, o melhor a se fazer é começar o tratamento com a aplicação de um Shampoo de Limpeza Profunda, que vai remover o excesso de resíduos e estimular a desobstrução das escamas.

Com as cutículas abertas, aí sim a máscara de hidratação pode atuar! Aqui, a dica é investir em produtos que, de fato, ofereçam um alto poder de hidratação, como a Máscara Ultra Hidratante Biomask, que repara os sinais de ressecamento e proporciona um toque muito mais macio aos cabelos.

Como cuidar dos cabelos com porosidade média?

Agora, se o Teste de Porosidade apresentar que o seu cabelo está com uma porosidade média, então o melhor a se fazer é manter os cuidados que você já realiza e investir em tratamentos de nutrição, que vão preservar a vitalidade do fio.

De todos os quadros de porosidade, o nível médio é o menos preocupante. Nele, as cutículas costumam ficar entreabertas, portanto, não existe nem uma perda exorbitante de nutrientes, nem um desvio no poder de absorção.

Justamente por atuarem na reposição dos lipídios, os tratamentos de nutrição são capazes de reter os nutrientes por muito mais tempo dentro da fibra capilar, prolongando o aspecto saudável e luminoso dos fios.

A Máscara de Nutrição Extreme Repair é um ótimo exemplo do que estamos falando! Enriquecida com Óleo de Macadâmia, a máscara é capaz de reparar os danos gerais, equilibrar o manto hidrolipídico e evitar qualquer sinal de desnutrição e ressecamento. Vale a pena experimentar!

Como cuidar dos cabelos com alta porosidade?

Por fim, os cabelos porosos que apresentarem um alto nível de porosidade devem recorrer aos tratamentos de reconstrução.

Nesse nível de porosidade, as cutículas tendem a ficar tão abertas, que acabam perdendo nutrientes na mesma proporção que os absorvem, deixando o cabelo fraco, quebradiço e propenso à queda.

Frente a esse cenário, o melhor a se fazer é investir em Máscaras de Reconstrução e em Acidificantes Capilares, que, respectivamente, vão recuperar a massa perdida pelos fios e equalizar o pH dos cabelos, tornando os fios muito mais fortes.

Além disso, também vale apostar em enxágues de água fria e em tratamentos de Selagem Capilar, que vão auxiliar no fechamento dessas cutículas que estão abertas.

Conheça a Equalize Mask, da Prohall Cosmetic!

A Máscara Neutralizadora de pH Equalize Mask é a solução oferecida pela Prohall Professional para manter os cabelos bem longe dos quadros de porosidade capilar.

Como o próprio nome sugere, a principal ação da máscara é equalizar o pH do fio e balancear a sua acidez, o que vai manter as cutículas saudáveis e evitar os sinais de enfraquecimento e emborrachamento do fio, proporcionando mais firmeza aos cabelos danificados.

Ficou curioso para saber mais? Acessando o site da Prohall Professional, é possível conferir mais informações sobre os produtos citados e adicioná-los em sua rotina de haircare. Te esperamos!

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.