A matização capilar se destaca como um tratamento eficaz no momento de neutralizar tons indesejados, já que suas propriedades visam amenizar os sinais de amarelamento e tornar os fios loiros muito mais uniformes.
No entanto, em alguns casos, a matização pode resultar em uma surpresa para lá de desagradável: um tom esverdeado no cabelo.
Neste post, exploraremos as principais razões por trás desse fenômeno e compartilhamos como lidar com essa situação inusitada de forma rápida e precisa. Confira!
Por que o cabelo fica verde pós matização?
Normalmente, o cabelo loiro tende a assumir um aspecto esverdeado quando ele entra em contato com produtos e substâncias ricas em sulfato de cobre, que, ao reagir com os pigmentos do fio, podem resultar nessa coloração indesejada.
Alguns shampoos e máscaras matizadoras podem conter substâncias abrasivas em suas composições, que favorecem o surgimento da cor verde após a matização.
Além disso, se o produto matizador ficar muito tempo em contato com o cabelo, ele também consegue abrir espaço para tons indesejados, podendo até mesmo manchar os fios mais claros.
Esse resultado tende a se potencializar ainda mais se o cabelo estiver danificado. Afinal, quanto mais ressecado e poroso o fio estiver, maior será a penetração do sulfato de cobre na fibra capilar.
Portanto, além de escolher produtos de matização adequados, também é de suma importância estar em dia com a rotina de cuidados. Assim, é possível controlar a porosidade do fio e reduzir os efeitos maléficos que podem surgir ao longo do tempo.
Ademais, vale pontuar que, se você fez a matização e, porventura, tomou um banho de piscina, os cabelos também podem ficar sujeitos ao esverdeamento.
A água de piscina costuma ter altos níveis de cobre e a exposição prolongada pode levar à oxidação dos cabelos, dando origem aos tons indesejados.
O que fazer para recuperar a cor dos cabelos?
Quando o cabelo adquire um tom verde após a matização, é compreensível que muitas pessoas fiquem alarmadas. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para reverter ou minimizar esse efeito indesejado.
Uma das principais formas de tirar o verde dos cabelos é utilizando tinturas ou tonalizantes na cor vermelha. Afinal, de acordo com os conceitos de colorimetria, o vermelho neutraliza o verde, então esses produtos podem ser ótimos aliados na recuperação da cor.
Um método bastante usado por profissionais é misturar 2 cm da bisnaga de uma tinta 7.4 com uma colher de sopa de OX 10 e cerca de 30 ml de shampoo de limpeza profunda.
Basta aplicar a mistura nos cabelos úmidos e deixar agir por 3 minutos. Na sequência, é só enxaguar bem e finalizar com uma hidratação. Apesar da tinta ser vermelha, ela não vai pigmentar os fios, já que será misturada com outros elementos. Só certifique-se de seguir corretamente com as medidas informadas.
Apesar dessa técnica ser muito eficaz, é importante pontuar que esse aspecto esverdeado tende a sair naturalmente ao longo do tempo. Basta lavar os cabelos diariamente e investir em máscaras e linhas completas de hidratação capilar, que vão repor os nutrientes perdidos e evitar o ressecamento do fio.
Em casos mais persistentes, a busca por métodos profissionais é recomendada. Visite um cabeleireiro de confiança e realize um tratamento que contemple as necessidades do seu fio.
Leia também: Pintei o cabelo e não gostei, o que fazer?
Como evitar o esverdeamento do cabelo loiro?
Como citamos anteriormente, a melhor maneira de evitar o surgimento de tons verdes após a matização é investir em matizadores de qualidade e, principalmente, seguir à risca o cronograma capilar após os processos de descoloração.
Se o cabelo estiver poroso, ressecado e com as cutículas abertas, o sulfato de cobre presente nas piscinas e produtos capilares irá penetrar com muito mais facilidade na fibra, facilitando o surgimento de tons verdes.
Portanto, invista em linhas específicas para fios loiros e não deixe de realizar hidratações regulares, que vão suavizar os sinais de ressecamento e controlar a porosidade do cabelo.
Além disso, também é de suma importância proteger os cabelos contra agentes externos – especialmente do cloro e das demais substâncias abrasivas que são adicionadas na água das piscinas.
Antes dos mergulhos, é aconselhável a aplicação de leave-ins protetores e óleos capilares. Geralmente, esses produtos são capazes de criar uma barreira protetora em volta dos fios, minimizando o contato direto entre o cabelo e as substâncias que podem causar a mudança de cor.
Conheça a Máscara Matizadora All Blond da Prohall
Enriquecida com ingredientes altamente hidratantes e nutritivos, a Máscara Matizadora All Blond oferece não só a reparação dos cabelos loiros, como também a matização da cor dos fios descoloridos, garantindo uma nuance muito mais saudável e uniforme.
Acesse o site da Prohall Professional, confira mais informações sobre sua tecnologia e adicione o produto no seu kit de beleza. Esperamos pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado