Assim como os demais tipos de fio, o cabelo crespo também têm características únicas e, por conta disso, exigem alguns cuidados especiais para se manterem fortes, macios e saudáveis.
Neste post, compartilhamos com você 5 dicas de como cuidar do cabelo crespo corretamente. Se você deseja se aprofundar no tema, separe uns minutinhos da sua atenção e se ligue no nosso conteúdo!
Conheça as características dos cabelos crespos
Antes de entender quais são os principais cuidados exigidos pelo cabelo crespo, é importante conhecer as características desse tipo de fio. Dessa forma, é possível montar um cronograma de cuidados que realmente atenda às suas necessidades.
O cabelo crespo assume a quarta – e última – posição da tabela de curvatura e se destaca por seu formato em espiral.
Devido a essa característica, o cabelo crespo tende a ser naturalmente ressecado. Como a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não consegue percorrer toda a estrutura do fio, ele acaba ficando mais propenso aos sinais de frizz, aspereza e opacidade.
O fio tipo 4 é dividido em três categorias: 4A, 4B e 4C. O crespo da categoria 4A é representado por cachos fechados e bem definidos. Já o 4B é simbolizado por cachos pequenos e com volume nas pontas. Por fim, o 4C é caracterizado por um cacho com menos definição no formato de zigue-zague.
O cuidado começa na lavagem!
Justamente por serem naturalmente ressecados, os cabelos crespos devem ser higienizados com produtos que não comprometam a oleosidade produzida pelo couro cabeludo.
Ao invés de utilizar produtos muito adstringentes, é interessante optar por shampoos que tenham fórmulas hidratantes e sejam livres de propriedades abrasivas – como sulfatos e petrolatos.
Além disso, também vale a pena apostar na pré-lavagem com óleos e manteigas de tratamento, que vão remover as impurezas acumuladas entre os fios sem comprometer a sua hidratação natural.
Capriche nas hidratações!
Como citado anteriormente, devido à sua curvatura elevada, a principal característica dos cabelos crespos é o ressecamento. Portanto, os cuidados que mais devem ser levados a sério no cronograma capilar são aqueles voltados à hidratação.
Para recuperar a umidade e os nutrientes que estão em falta, o uso de máscaras de hidratação segue sendo a melhor alternativa.
Esses cremes devem ser enriquecidos com propriedades emolientes (como ceramidas e óleos vegetais ) e precisam aparecer semanalmente na rotina de cuidados.
A Máscara Ultra Hidratante Biomask, da Prohall, é um ótimo exemplo do que estamos falando. Rica em Óleo de Coco e Manteiga de Karité, ela é capaz de regenerar a hidratação e reparar os sinais de ressecamento, entregando cachos muito mais macios, luminosos e definidos.
A umectação é sua melhor amiga!
Além da hidratação, outro tratamento que é mais do que bem-vindo no cronograma capilar dos cabelos crespos é a umectação.
Realizada a partir de óleos vegetais, a umectação vem para controlar a porosidade do fio e reter os nutrientes obtidos na etapa da hidratação, sendo uma ótima aliada para reparar os quadros de ressecamento.
Para realizá-la, basta aplicar o óleo com uma massagem suave e deixar agir por algumas horas nos fios. Feito isso, é só remover o produto com o auxílio do shampoo e finalizar como de costume.
Cuidado com a finalização!
A finalização do cabelo crespo é outra tarefa que deve ser feita com cuidados especiais. Aqui, a dica é dar preferência para os finalizadores específicos para cabelos crespos e aposentar o uso das toalhas convencionais, que são uma das grandes causadoras do frizz.
A fricção do tecido da toalha convencional é capaz de evidenciar a aparência dos fios arrepiados. Para secar os cabelos crespos, é interessante escolher toalhas feitas com algodão ou até mesmo usar aquela camiseta antiga que você não usa mais.
Tente desembaraçar os cabelos durante o banho, quando os cabelos ainda estão molhados, e dê preferência para os pentes de dentes largos, sempre tomando o cuidado de desembaraçar primeiro as pontas.
Proteja o cabelo crespo!
Além de utilizar finalizadores com fator UV para proteger os cabelos crespos contra os danos causados pela radiação solar, também vale a pena experimentar o uso de lenços ou fronhas de cetim para proteger os fios contra o atrito causado pelo travesseiro.
Ao deitar a cabeça no travesseiro, é normal que os cabelos fiquem ligeiramente amassados. Porém, quando se trata de fios crespos, esse atrito pode estimular o surgimento do frizz, deixando os cachos ainda mais próximos dos sinais de ressecamento.
Ao utilizar lenços, turbantes ou fronhas de cetim, é possível reduzir o atrito causado nos fios durante a noite de sono, preservando a definição dos cachos até a manhã seguinte. Vale a pena experimentar!
Cuide do seu cabelo crespo com a Prohall Cosmetic!
Além da Máscara Ultra Hidratante Biomask, a Prohall Cosmetic conta com uma série de outros produtos para a sua rotina de cuidados! Acessando o nosso site, é possível conferir tudo sobre os nossos produtos e potencializar o seu nécessaire de beleza. Venha nos visitar!
Nenhum comentário cadastrado