Pré-shampoo: conheça os benefícios e saiba como fazer

Pré-shampoo: conheça os benefícios e saiba como fazer

O shampoo é um dos maiores aliados das rotinas de haircare! Além de deixar os cabelos limpinhos e cheirosos, o produto também é capaz de remover o excesso de impurezas e tornar os cabelos mais preparados para as etapas seguintes, favorecendo aquele aspecto leve e radiante.

Porém, mesmo que o produto entregue uma série de benefícios, ainda assim ele pode representar uma ameaça ao equilíbrio dos fios.

Algumas fórmulas são enriquecidas com químicas fortes, responsáveis por evidenciar os quadros de frizz e favorecer o surgimento de outros sinais do ressecamento capilar.

Como uma forma de neutralizar esse impacto causado pelas propriedades abrasivas do shampoo convencional, foi criado o pré-shampoo, que, além de proporcionar uma limpeza segura, também oferece uma série de outros benefícios à saúde capilar.

Neste post, separamos todas as informações necessárias para que você conheça os benefícios do pré-shampoo e saiba como fazer o produto em casa. Confira!

Afinal, o que é e para que serve o pré-shampoo?

O pré-shampoo surgiu para complementar a limpeza dos fios e potencializar os demais tratamentos do cronograma capilar. Sua fórmula é capaz de remover o excesso de impurezas e preparar a estrutura dos fios para receber as máscaras e ampolas aplicadas posteriormente.

Existem dois modelos principais de pré-shampoo: aqueles que promovem uma limpeza profunda e aqueles que protegem os fios contra as substâncias pesadas do shampoo convencional.

Enquanto o primeiro é indicado para retirar os resíduos e células mortas acumulados entre os fios, o segundo vem com a missão de selar as cutículas e evitar que os ingredientes abrasivos favoreçam o ressecamento capilar.

Para escolher o pré-shampoo com mais assertividade, é recomendado fazer um diagnóstico do fio com o auxílio de um profissional para, assim, investir em um produto que atenda às suas necessidades.

Máscara de Tratamento Pré Shampoo

Além do pré-shampoo propriamente dito, também existem as máscaras de tratamento pré-shampoo, que são enriquecidas com uma série de proteínas e óleos e vêm para intensificar os cuidados referentes à hidratação e à nutrição dos fios.

O uso dessas máscaras hidratantes antes da lavagem é capaz de preservar a oleosidade natural dos cabelos e impedir que o manto hidrolipídico seja comprometido pela fórmula do shampoo convencional.

Além disso, esses produtos também atuam na fibra capilar impedindo que químicas fortes entrem em contato com as cutículas e prejudiquem a higienização dos cabelos.

Quais são os benefícios do pré-shampoo?

Como citamos no tópico acima, tanto a ação, quanto os benefícios do pré-shampoo variam de acordo com a fórmula de cada produto.

Os produtos desenvolvidos com o intuito de oferecer uma limpeza profunda aos cabelos são responsáveis por desobstruir os poros e remover as impurezas encontradas no couro cabeludo, como excesso de resíduos, células mortas, partículas de sujeira e poluição.

Inclusive, essa limpeza reforçada também faz com que o pré-shampoo controle os quadros de oleosidade excessiva, uma vez que ele é capaz de reequilibrar a produção de sebo e aprimorar a absorção dos tratamentos subsequentes.

Já os pré-shampoos responsáveis por reparar os danos ocasionados pelo shampoo convencional são capazes de potencializar os tratamentos de hidratação e reverter os possíveis sinais de ressecamento que tendem a afetar a estrutura capilar.

Como usar o pré-shampoo no cronograma capilar?

O uso do pré-shampoo não tem muitos segredos! Basta seguir as instruções informadas pelo fabricante, enxaguar os cabelos e dar continuidade aos demais tratamentos do cronograma capilar.

O produto pode ser utilizado uma vez por semana ou a cada 15 dias, antes de fazer algum tratamento especial. Abaixo, montamos um passo a passo simplificado de como usar o pré-shampoo. Veja:

1. Aplique o pré-shampoo, mecha por mecha, por toda a extensão dos cabelos úmidos.
2. Faça uma massagem suave tanto nos cabelos, quanto na região do couro cabeludo a fim de potencializar a ação do produto.
3. Aguarde o tempo de ação sugerido pelo fabricante.
4. Enxágue com água morna ou fria, prosseguindo para o uso do shampoo convencional e para as demais etapas do cronograma capilar.

Como fazer o pré-shampoo em casa?

Se você é fã de receitinhas caseiras, já pode começar a comemorar! Existe uma forma simples e rápida de fazer o pré-shampoo em casa.

Além de hidratar e proteger os fios, o Óleo de Coco também consegue auxiliar na higienização das madeixas. Veja abaixo qual é a forma correta de utilizar o ingrediente para essa função:

  • Com o cabelo seco e sujo, aplique uma leve porção de Óleo de Coco, mecha por mecha, por todo o cabelo.
  • Deixe o ingrediente agir por 20 minutos antes de entrar no banho.
  • Enxágue os fios abundantemente com água fria ou morna.
  • Continue a rotina de cuidados com a aplicação do Shampoo, do Condicionador e da Máscara de Tratamento.

Fique por dentro de todas as novidades do mercado da beleza!

Gostou de conhecer o pré-shampoo? Confira nosso blog e tenha acesso mais conteúdos relacionados ao universo dos cabelos. Esperamos pela sua visita!


Shampoo Home Care Biomask



Máscara Ultra Hidratante Biomask



Condicionador Home Care Biomask



Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.