Brasil lidera o ranking de exportação de cosméticos

Brasil lidera o ranking de exportação de cosméticos

Os cosméticos brasileiros vêm se destacando no comércio internacional ano após ano, demonstrando a potência da produção nacional e a importância do setor não só para a economia do país, como para a economia mundial.

Neste post, compartilhamos alguns dados que comprovam esse crescimento e apontamos os principais motivadores do crescimento na exportação de cosméticos brasileiros. Confira!

O mercado de cosméticos nacional

De acordo com os dados do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), o Brasil vem se destacando no mercado global de produtos de beleza devido ao seu crescimento significativo, que vem subindo pelo terceiro ano consecutivo.

No início de 2023, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) revelou que, entre os meses de janeiro e setembro do último ano, o setor registrou um aumento de aproximadamente 13,5%, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Nesse intervalo de nove meses, a receita alcançou o marco de US$ 128 milhões e alcançou 117 países, colocando o Brasil como um dos grandes líderes de exportação de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Dentre os países com um maior índice de exportação de cosméticos brasileiros, destacaram-se a Argentina (com US$ 47,39 milhões), os Estados Unidos (com US$ 16,84 milhões) e a Colômbia (com US$ 9 milhões).

Motivadores do crescimento no número de exportações

Segundo a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), alguns dos principais motivadores para a ascensão dos cosméticos brasileiros no mercado internacional envolvem a produção sustentável e a associação de branding com a fauna e flora do país, principalmente a Amazônia.

Em um artigo feito pela ApexBrasil, a agência usa como exemplo a empresa Feito Brasil, que é uma das associadas do Projeto Setorial Beautycare Brazil e carrega em seu DNA a autêntica brasileira, tendo em seu portfólio um dos maiores índices de certificações de produtos naturais e orgânicos do país.

No artigo, a agência pontua que as marcas da Feito Brasil foram concebidas considerando a expansão mundial, que tem como objetivo levar mais do Brasil para o mercado estrangeiro. Para que isso fosse possível, em 2017 a empresa contou com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pela própria ApexBrasil.

Além da sustentabilidade e dos ingredientes nativos do Brasil, outro fator que contribui para o aumento da exportação de cosméticos brasileiros são as feiras de beleza internacionais, como a Beautyworld Middle East, que é referência no Oriente Médio e contou com a participação de 55 empresas brasileiras no ano de 2022.

Durante o evento, foram realizadas mais de 2 mil reuniões de negócios, gerando a expectativa de mais de US$ 50 milhões de vendas internacionais para os próximos 12 meses.

O Brasil é um dos maiores mercados de beleza do mundo/h2>

Segundo os estudos realizados pela Euromonitor Internacional, o Brasil se posiciona como o principal mercado de estética e beleza na América Latina e ocupa o quarto lugar no ranking de maiores mercados do mundo, ficando atrás apenas dos gigantes Estados Unidos, China e Japão.

Um dos motivos para esse desenvolvimento foi a preocupação com a saúde e com o autocuidado, que vem despertando a atenção dos consumidores brasileiros desde o momento mais crítico da pandemia de Covid-19, em 2020.

De acordo com a ApexBrasil, além da maior atenção com a higiene pessoal, os consumidores também viram a necessidade de manter a autoestima elevada em meio a um momento crítico, marcando o crescimento do nicho de cosméticos.

Além disso, também vale pontuar que o Brasil tem uma forte relevância no setor de redes e franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), as redes de estética lideram o ranking de crescimento do mercado brasileiro, apresentando um faturamento de cerca de R$ 34,2 bilhões – especialmente nestes três últimos anos.

Vale pontuar que o Brasil não é reconhecido somente pelas exportações de produtos de beleza, mas também pela sua forte participação no cenário internacional de procedimentos estéticos.

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o Brasil realiza cerca de 1,5 milhões de cirurgias plásticas por ano. Desse total, 57% desses procedimentos são estéticos, 43% são reparadores e cerca de 7% são feitos em estrangeiros.

O crescimento do setor aliado à qualidade de produção, solidifica a sua posição no mercado global de beleza, fazendo com que o nicho se destaque como uma superpotência, atraindo investimentos e contribuindo significativamente para a economia brasileira.

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