E-commerce x Marketplace: qual a melhor forma de vender?

E-commerce x Marketplace: qual a melhor forma de vender?

Se você é empreendedor no ramo de cosméticos e tem familiaridade com o universo dos negócios digitais, então você já deve ter ouvido falar sobre as plataformas de e-commerce e marketplace.

Rodeadas por benefícios e características únicas, essas plataformas favorecem as vendas feitas pela internet e permitem que os vendedores e empresas rompam as barreiras geográficas, abraçando novos consumidores potenciais.

Mas para além de conhecer essas plataformas, você sabe as reais diferenças entre um e-commerce e um marketplace? Você sabe como cada um funciona na prática e as vantagens promovidas por eles?

Neste post, te contamos tudo o que você precisa saber sobre ambas as plataformas e compartilhamos qual é a melhor opção de venda para as demandas do seu negócio. Quer saber mais? Então separe uns minutinhos da sua atenção e confira no conteúdo que preparamos por aqui!

Quais as diferenças entre e-commerce e marketplace?

Antes de definir a melhor opção para um determinado negócio, é fundamental entender as diferenças entre os e-commerce e os marketplaces.

Afinal, cada modelo apresenta características específicas, que afetam a forma como os produtos são comercializados e entregues aos clientes.

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que uma loja virtual, onde uma empresa pode vender seus produtos e serviços de forma online, através da internet.

Nos e-commerces, a empresa possui total propriedade e controle da plataforma, ficando responsável desde a construção desse espaço digital até o desenvolvimento das ações de marketing que serão utilizadas para promover e divulgar os produtos oferecidos.

Justamente por proporcionar essa autonomia à empresa, as plataformas de e-commerce também permitem que a própria companhia desenvolva a identidade visual do site, o que é um ponto muito positivo quando pensamos na diferenciação no mercado.

Além disso, as plataformas de e-commerce exigem que a própria empresa fique responsável pelos aspectos de logística. Isso inclui estoque, envio, rastreamento de pedidos e políticas de cancelamento, troca e devolução.

Marketplace

O marketplace pode ser entendido como um shopping eletrônico. Neste modelo de negócio, diversos vendedores e empresas dividem a mesma plataforma para divulgar e vender seus produtos e serviços.

Em resumo, enquanto no e-commerce uma única empresa vende para seus consumidores, no marketplace, uma empresa divide espaço com outras companhias e consegue abraçar uma amplitude maior de compradores.

A Amazon, o Mercado Livre, as Lojas Americanas e o eBay são exemplos clássicos de marketplaces, já que contam com a participação de diversos vendedores e têm uma base de clientes bem estabelecida no mercado.

Vale pontuar que, em muitos casos, é o próprio marketplace quem cuida da logística dos produtos, incluindo desde o armazenamento até o envio e rastreamento dos pedidos.

Quais as vantagens de cada um?

Como citamos anteriormente, a escolha entre a plataforma de venda ideal dependerá de uma série de fatores. Abaixo, exploramos as vantagens de cada modelo para ajudar na tomada de decisão. Confira:

Vantagens do E-commerce

A principal vantagem do e-commerce é a autonomia que a plataforma oferece para determinada empresa, uma vez que a própria companhia consegue controlar as ferramentas do site, as estratégias de marketing e a identidade visual da loja, personalizando a experiência do cliente.

Essa autonomia também dispensa a necessidade da empresa pagar taxas para as plataformas de terceiros, fazendo com que todo o lucro conquistado seja aproveitado pelo próprio negócio.

Ademais, nas plataformas de e-commerce, o vendedor tem acesso direto a todos os dados divulgados pelo cliente, o que facilita na criação de estratégias de marketing direcionadas.

Vantagens do Marketplace

Como citamos anteriormente, o marketplace tem uma base de clientes pré-existente, então ele oferece aos vendedores a possibilidade de conquistar novos públicos, proporcionando tráfego imediato e mais visibilidade aos produtos oferecidos.

Além disso, muitos marketplaces oferecem serviços de logística que aliviam a carga de trabalho do vendedor, incluindo armazenamento e envio.

Isso sem falar na economia de recursos financeiros que ele oferece às empresas parceiras, já que, ao abrir seu espaço para novos vendedores, ele diminui o investimento inicial que seria utilizado para a construção de um e-commerce próprio.

Qual a melhor opção para o distribuidor Prohall que vende online?

Como pontuamos no decorrer do texto, tanto o e-commerce, quanto o marketplace apresentam vantagens e características exclusivas, que podem ser benéficas ou não para o seu negócio.

Tratando-se dos distribuidores da Prohall, que vendem seus cosméticos online, o marketplace se mostra uma opção mais vantajosa para quem deseja expandir as vendas. Especialmente se você é um empreendedor autônomo e independente.

Justamente por já oferecer um espaço de vendas, o marketplace dispensa a necessidade de um alto investimento inicial e permite que o distribuidor direcione seus recursos para o estoque e para as estratégias de marketing que serão usadas para promover seu serviço.

Isso sem falar na carteira de clientes que a própria plataforma de marketplace disponibilizará para o distribuidor, que é um diferencial significativo para quem deseja expandir seus negócios.

Portanto, se você é um distribuidor da Prohall Professional e deseja potencializar as suas vendas online, então o marketplace pode ser uma boa opção.

Gostou do nosso conteúdo?

Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados a empreendedorismo e mercado da beleza. Venha nos visitar!

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.