Hidratação capilar: conheça a etapa principal do cronograma capilar

Hidratação capilar: conheça a etapa principal do cronograma capilar

Não tem como dizer o contrário! Independente do foco desenvolvido para o seu cronograma, a etapa de hidratação capilar sempre será a etapa que mais vai se repetir dentro da agenda de cuidados.

Rico em nutrientes, o método representa um dos tratamentos mais completos à saúde da fibra capilar e fornece tudo o que o fio precisa para se manter equilibrado.

Enquanto antes a hidratação era um tratamento exclusivo aos salões de beleza, hoje, com o avanço da tecnologia dentro do setor, o tratamento pode ser realizado em casa, durante as rotinas de haircare. Através de máscaras e ampolas, é possível controlar os principais sinais de ressecamento que afetam a estrutura dos cabelos.

Pensando em salientar a importância desse tratamento, neste post separamos tudo o que você precisa saber sobre a hidratação capilar. Portanto, se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a principal etapa do cronograma capilar, dê uma olhada no que preparamos a seguir!

Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

Existe um motivo pelo qual a hidratação capilar é considerada a etapa mais importante da agenda de cuidados. Além de recuperar a umidade perdida pela fibra capilar, que é um fator essencial ao desenvolvimento de qualquer tecido, o tratamento também é capaz de promover a reposição nutritiva, tornando o fio de cabelo muito mais resistente às agressões externas encontradas no dia a dia.

Assim como o nosso corpo precisa de água e nutrientes para sobreviver, os cabelos também necessitam desses fatores para crescerem de forma saudável.

A hidratação funciona como uma “refeição equilibrada” aos cabelos. Suas propriedades são responsáveis por “alimentar” o fio com tudo o que ele precisa para assumir um aspecto radiante e cheio de vida.

Dessa forma, o tratamento consegue reduzir os impactos causados pela desnutrição e pelo ressecamento, que são tão comuns nos fios de cabelo.

E se engana quem pensa que os benefícios desse cuidado param por aqui. Além de reequilibrar as estruturas internas, a hidratação também proporciona maravilhas à parte externa do fio.

Justamente por suavizar os sinais de desnutrição e ressecamento, a hidratação consegue melhorar a aparência das pontas duplas e reduzir o frizz excessivo, conferindo aos cabelos um semblante que esbanja maciez, brilho e movimento.

Como é possível descobrir que o fio precisa de Hidratação Capilar?

Não é muito difícil descobrir se o fio precisa ou não de uma hidratação capilar. Quando está ressecado, o cabelo dá alguns sinais de quem tem algo errado com a sua estrutura. Basta analisar a sua aparência para concluir se algo não está funcionando corretamente.

Se o fio apresentar uma aparência opaca, quebradiça, áspera e cheia de pontas duplas, isso pode significar que a fibra está passando por alguma irregularidade em sua estrutura. Além do clássico frizz, esses são os sinais mais evidentes para identificar a necessidade de uma hidratação.

Porém, se ainda assim for difícil reconhecer esses sinais, existe uma outra forma bastante comum para descobrir as carências do seu fio de cabelo. Através do Teste de Porosidade, é possível avaliar o quão abertas estão as cutículas da fibra capilar e, assim, detectar as principais necessidades do cabelo.

Para essa avaliação, é só colocar um fio de cabelo em um copo d’água e aguardar 10 min. Se, após esse tempo, o fio boiar sob a água, isso quer dizer que as cutículas da sua fibra capilar estão tão abertas, que não conseguem absorver nem água, nem outros nutrientes, colocando em evidência a necessidade de uma hidratação capilar.

Quais são os principais métodos para realizar o tratamento em casa?

Graças ao avanço da tecnologia na indústria da beleza, hoje não é mais necessário ir até o salão para fazer uma hidratação capilar. Além de existirem diversas receitinhas caseiras com ingredientes naturais, os tratamentos também são encontrados através de máscaras, ampolas e linhas completas direcionadas para essa necessidade.

Basta visitar uma farmácia, uma perfumaria ou um supermercado para encontrar algum desses produtos!

A maneira mais rápida e prática de hidratar os cabelos é aplicando, semanalmente, uma máscara ou ampola de hidratação. Durante o banho, é só lavar as madeixas com um Shampoo Suave e, após o enxágue, aplicar o produto selecionado do comprimento às pontas.

Feito isso, basta aguardar o tempo de ação sugerido pelo fabricante e enxaguar o cabelo com um jato de água fria, que auxiliará no fechamento das cutículas.

Uma linha que dá o nome quando o assunto é hidratação é a linha Biomask, da Prohall Cosmetic. Enriquecida com ingredientes altamente emolientes, a linha é capaz de repor os nutrientes perdidos, reparar os principais danos sofridos pela estrutura capilar e garantir aos cabelos muito mais maciez, balanço e luminosidade.

Agora, caso você opte por hidratações caseiras, uma boa alternativa é investir em máscaras de açúcar. Além de promoverem a esfoliação do perímetro capilar, as máscaras desenvolvidas com esse ingrediente simbolizam uma alternativa poderosa de hidratação. A máscara de mel e açúcar é uma das mais famosas!

Para produzi-la, basta misturar duas colheres de açúcar, duas colheres de creme de leite, duas colheres de mel e uma colher da sua máscara de hidratação preferida. Feito isso, é só aplicar a mistura do comprimento às pontas, aguardar 30 minutos e enxaguar totalmente.

Viu só quantos benefícios esse tratamento oferece à saúde capilar? Aproveite a sua visita e compartilhe nos comentários a sua experiência com a etapa de hidratação capilar! Ela já faz parte do seu cronograma? Conta para a gente! 🙂

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.