Como saber qual é o nível de porosidade do meu cabelo?

Como saber qual é o nível de porosidade do meu cabelo?

Sabia que a porosidade dos cabelos caminha diretamente com os tratamentos de um cronograma capilar? De acordo com a porosidade dos fios, é possível descobrir que tipo de cuidado é o mais indicado para as necessidades do seu cabelo.

Se você sente seus fios ressecados, opacos e quebradiços, mesmo após realizar uma série de tratamentos, isso pode refletir que o nível de porosidade está desregulado.

Uma vez poroso, o cabelo perde a capacidade de absorver com eficácia os tratamentos submetidos a ele. Normalmente, um fio poroso é um fio que, anteriormente, sofreu uma série de agressões – seja por conta de químicas ou por radicais livres – e ficou com a fibra capilar danificada, ou seja, incapaz de funcionar corretamente.

Para resolver esses quadros ocasionados pela porosidade, basta executar os tratamentos que são capazes de atender às necessidades do fio. Porém, antes disso, é necessário saber qual é o nível de porosidade do seu cabelo.

Nesse post, ensinamos a como identificar esse resultado e separamos todas as informações que você precisa saber sobre o tema. Confira!

Primeiramente: o que é Porosidade Capilar?

A tão falada Porosidade Capilar nada mais é do que a capacidade que todo cabelo possui em absorver umidade e nutrientes. Diferente do que muitos acreditam, a porosidade é algo natural dos fios de cabelo e nem sempre está ligada a algo negativo, uma vez que o seu conceito possui três níveis de intensidade: baixa, média e alta.

Enquanto a intensidade baixa e alta indicam que o fio está passando por alguma irregularidade – como ressecamento, aspereza, opacidade ou elasticidade -, a intensidade média, por sua vez, indica que os cabelos estão equilibrados, sendo necessário apenas um tratamento para mantê-los saudáveis.

É muito simples descobrir quando um cabelo está poroso ou não. Um fio que apresenta níveis de porosidade baixa ou alta é um fio que permanece enfraquecido mesmo após receber uma série de tratamentos.

Suas cutículas estão tão desreguladas, que muito provavelmente perderam a capacidade de absorver os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

A fim de comprovar que o cabelo realmente está passando por um quadro de como esse, foi criado o Teste de Porosidade, que visa avaliar o quão poroso está o seu fio de cabelo. Abaixo você confere um pouco mais sobre ele!

O Teste de Porosidade sinaliza as principais necessidades do fio!

O Teste de Porosidade simboliza uma das melhores alternativas para medir o nível de porosidade capilar. Para realizá-lo, tudo o que você vai precisar fazer é colocar um fio do seu cabelo em um copo d’água e aguardar cerca de 10 minutos.

Se, após esse tempo, o fio de cabelo boiar sob a água, isso significa que a porosidade do seu cabelo está baixa, ou seja, as cutículas do fio estão tão fechadas que não conseguem absorver nem água, nem muito menos outros tratamentos.

Já se o fio afundar até o meio do copo, isso quer dizer que a porosidade se encontra no estágio médio, ou seja, as cutículas estão “meio abertas” e conseguem realizar a absorção dos nutrientes na medida certa. Nesse caso, o fio está saudável e equilibrado.

Por fim, se o cabelo afundar até o fundo do copo, significa que a porosidade capilar está alta, ou seja, as cutículas estão tão abertas que o fio de cabelo até consegue absorver água e nutrientes, mas, graças aos danos acumulados ele, acaba perdendo esses nutrientes tão rápido quanto no momento em que os absorveu.

Como tratar os danos causados pela Porosidade Capilar desregulada?

Feito o Teste de Porosidade e descobertas as principais carências do fio, o próximo passo é investir em algum tratamento que supra essas necessidades que a fibra capilar apresentou.

Independente do resultado mostrado pelo teste, a busca por um cuidado específico é imprescindível para reequilibrar ou simplesmente manter a saúde dos fios.

Os quadros de baixa porosidade devem ser tratados a partir de hidratações capilares. Como as cutículas estão muito fechadas e incapazes de absorver umidade, os fios tendem a assumir um aspecto bastante ressecado, por isso, o ideal é começar os tratamentos com uma boa e poderosa hidratação.

Nesse caso, é recomendado lavar os fios com um Shampoo de Limpeza Profunda, que consegue abrir as escamas fechadas, e após a lavagem, aplicar uma Máscara de Hidratação Intensa nas madeixas.

Caso os cabelos apresentem um nível médio de porosidade, tudo o que eles precisam são de cuidados para manter o seu equilíbrio.

Uma dica bacana é caprichar nas Umectações Capilares e nos tratamentos voltados à nutrição, que são capazes de repor os lipídios perdidos, de prolongar a durabilidade das hidratações e, consequentemente, por oferecer uma sedosidade duradoura às madeixas.

Por fim, se o teste revelar um alto nível de porosidade, os cabelos devem ser administrados com tratamentos direcionados à reconstrução. Uma vez abertas, as cutículas perdem nutrientes e tornam-se reféns dos cuidados capazes de regenerar a sua massa perdida.

Nesse caso, o ideal é tratar os fios através das Máscaras e Ampolas Reconstrutoras, que são enriquecidas com todas as proteínas necessárias para essa necessidade.

Ademais, também é indicado realizar alguns cuidados que favoreçam o seu fechamento, como enxaguar os fios com água fria e evitar o uso de shampoos que contenham sulfato em sua formulação.

Leia também: Cabelos Ressecados? Recupere os fios com a linha Biomask

Agora é com você, leitora! Faça o Teste de Porosidade e volte aqui nos comentários para contar qual é o nível de porosidade do seu cabelo! Aproveite para acessar o site da Prohall e conferir a nossa linha de cuidados para Hidratação, Nutrição e Reconstrução!

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.