Dentre os inúmeros tratamentos existentes no universo da beleza, a umectação capilar é um dos que mais se destacam!
Desenvolvido com o intuito de nutrir os fios de cabelo, a umectação capilar é um tratamento à base de óleos vegetais responsável por neutralizar os sinais de porosidade e ressecamento.
Mas será que esse tratamento também contempla os cabelos oleosos?
Neste post, falamos tudo o que você precisa saber sobre o tema e desvendamos essa questão por trás da umectação em cabelos oleosos. Por isso, se você não abre mão de saber tudo sobre o universo capilar, se liga no que preparamos a seguir!
Primeiramente, o que é umectação capilar?
A umectação capilar é um tratamento realizado 100% com óleos vegetais e tem como principal missão reduzir os quadros de porosidade e suavizar os sinais de ressecamento que acometem o fio.
Devido às suas propriedades nutritivas, os óleos vegetais são capazes de repor tudo aquilo que foi perdido pela fibra capilar e construir uma película protetora em volta do fio de cabelo, evitando a perda de nutrientes e prolongando os resultados dos tratamentos hidratantes.
De modo geral, a aplicação dos óleos é feita através de uma massagem no couro cabeludo. A substância deve agir pelo período de tempo estipulado para cada necessidade do fio e precisa ser retirada com água, shampoo e condicionador.
O resultado são cabelos muito mais macios, luminosos, alinhados, livres do frizz excessivo e com as cutículas da fibra capilar reequilibradas.
Entendendo a estrutura dos cabelos oleosos
As características de um cabelo oleoso são perceptíveis e não demandam um conhecimento técnico para serem identificadas.
De modo geral, os cabelos oleosos têm um aspecto fino, pesado e são mais propensos a ficarem “grudados”, diferente dos cabelos saudáveis que assumem uma posição mais soltinha e alinhada.
Além disso, essa condição também favorece o surgimento de coceira, alergias e descamações, portanto, o cabelo oleoso também pode ser acompanhado de caspas e demais resíduos.
O desequilíbrio das glândulas sebáceas é a principal causa para o desenvolvimento desse cenário. Seja por fatores hormonais ou pela falta de cuidados assertivos, as glândulas podem produzir uma quantidade exacerbada de sebo, deixando o couro cabeludo muito mais oleoso do que o normal.
E qual é a melhor forma de controlar essa oleosidade excessiva?
Apesar dos Shampoos Detox oferecerem a assepsia do couro cabeludo e controlarem a produção de sebo realizada pelas glândulas sebáceas, os Óleos Vegetais também devem ter um lugar especial na rotina de cuidados dos cabelos oleosos.
Sim, isso mesmo! Dá pra controlar o excesso de oleosidade utilizando óleos vegetais nos tratamentos capilares. Basta escolher um óleo que atue sobre essa necessidade e aplicá-lo da forma correta sobre os fios.
O óleo de coco, o óleo de argan, o óleo de jojoba e o óleo de semente de uva são alguns exemplos de óleos vegetais levinhos que podem ser utilizados em cabelos oleosos sem comprometer a sua estrutura.
Além de oferecerem a reposição nutritiva e controlar os quadros de porosidade, esses óleos também auxiliam no reequilíbrio das glândulas sebáceas, fazendo com que essas estruturas “entendam” que o nível de oleosidade capilar já está mais do que suficiente para a estabilidade do couro cabeludo.
Como fazer a umectação em cabelos oleosos?
O segredo para uma umectação em cabelos oleosos perfeita está na aplicação dos óleos vegetais. Por apresentarem uma oleosidade mais evidente do que o normal, esses fios devem ser tratados com alguns cuidados especiais.
O primeiro passo para uma aplicação assertiva é não aplicar o óleo muito próximo ao couro cabeludo. O ideal é depositar o ingrediente apenas do comprimento às pontas. Assim, suas propriedades são absorvidas sem que o cabelo assuma um aspecto pesado.
Feito isso, o próximo passo é aguardar o tempo de ação. Algumas pessoas deixam o óleo por 15 minutos, outras por 2 horas e há quem deixe o ingrediente agindo durante a noite inteira. Consulte um profissional de confiança para entender quais são as suas necessidades.
Após o tempo de ação, chega o momento de retirar o ingrediente das madeixas. Aqui, é indicado aplicar o condicionador ou leave-in antes do shampoo, uma vez que os produtos auxiliam na quebra das moléculas de óleo com muito mais rapidez e eficácia.
Por fim, basta higienizar as madeixas com um shampoo detox, enxaguar abundantemente e finalizar com uma máscara de hidratação – sempre respeitando a distância de 1cm da raiz.
Agora que você já sabe como fazer a umectação em cabelos oleosos, o próximo passo é investir em um óleo vegetal e experimentar o tratamento! Para mais dicas relacionadas ao universo capilar, acesse a página inicial do nosso blog! Esperamos pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado