5 dicas para redes sociais de profissionais da beleza

5 dicas para redes sociais de profissionais da beleza

Com o avanço da era digital, as redes sociais aparecem como poderosas ferramentas para nos entreter, criar conexões e até mesmo se destacar no mercado de atuação. E isso não muda quando estamos falando sobre profissionais da beleza!

Afinal, a partir das redes sociais, os maquiadores, cabeleireiros e esteticistas podem atingir novos clientes e gerar parcerias relevantes com marcas de beleza, possibilitando o seu crescimento na área.

Neste post, compartilhamos a real importância que as redes sociais desempenham para profissionais da beleza e exploraremos cinco dicas essenciais para otimizar a presença online nessas plataformas. Confira!

O poder das redes sociais para profissionais da beleza</h2

Muito além de ser uma plataforma de entretenimento, a rede social, principalmente para artistas e profissionais da beleza, é um portfólio, um cartão de visita.

Através das redes, é possível atingir mais pessoas, interagir com profissionais da área, captar novos clientes e obter um canal intuitivo para compartilhar o seu trabalho.

Portanto, produzir um conteúdo de qualidade para as redes sociais pode ser um grande diferencial se o intuito é se destacar no mercado da beleza e chamar a atenção de futuros clientes.

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Dicas de estratégia para as redes sociais

Mas afinal, por onde começar a produção de conteúdo para as redes sociais e o que publicar nessas plataformas? Esses são, sem sombra de dúvidas, alguns dos principais questionamentos quando esse assunto é trazido à tona. Especialmente entre as pessoas que não tem tanta familiaridade com redes sociais.

Abaixo, compartilhamos algumas dicas de como produzir um conteúdo atrativo e de qualidade para essas plataformas, mostrando insights que vão otimizar a produção de conteúdo em meio à rotina. Confira!

Defina seu objetivo

Definir o objetivo do seu trabalho nas redes sociais é o ponto de partida para a criação de conteúdo dentro dessas plataformas.

A partir do objetivo, fica muito mais simples guiar a produção do conteúdo compartilhado nas redes, permitindo uma melhor organização e o alcance dos resultados almejados.

Se o objetivo for conquistar mais clientes, por exemplo, então o profissional deverá pensar em uma estratégia onde 80% do conteúdo produzido será sobre seu trabalho e 20% será sobre sua vida pessoal.

Dessa forma, ao compartilhar mais fotos, vídeos e informações sobre seu trabalho, o profissional conseguirá despertar a curiosidade e o interesse de seus clientes, convertendo em lucro no futuro.

Já se o objetivo for desenvolver parcerias com marcas de beleza, então o profissional deverá apostar na criação de resenhas, unboxings e tutoriais utilizando os produtos da marca que ele deseja atingir.

Portanto, para ter uma maior disciplina do que postar nas redes sociais, entenda seus objetivos e estude as estratégias que podem ser utilizadas para te levar até eles.

Entenda as demandas do seu público

O público é um dos grandes responsáveis pelo seu crescimento nas redes sociais. Portanto, nada mais justo do que entender as suas demandas e oferecer soluções que realmente as contemplem.

Para isso, interaja com o seu público! Utilize as ferramentas que as próprias redes sociais oferecem para fazer uma pesquisa de campo e, dessa forma, compreender os interesses e necessidades de quem te acompanha.

O Instagram, por exemplo, oferece uma série de funcionalidades nos Stories que podem ser utilizadas para essa tarefa, como é o caso da ferramenta “Enquete” e da ferramenta “Perguntas”.

Além disso, também é possível conversar com o público nos comentários, na DM e até mesmo avaliar quais são os posts mais engajados do seu perfil. Eles são ótimos termômetros para saber qual tipo de conteúdo tem mais potencial na sua rede social.

Uma vez compreendidos as demandas do público, torna-se muito mais fácil a criação de conteúdos atrativos e que com certeza vão gerar alcance e engajamento para o seu perfil.

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Experimente os diferentes formatos de conteúdo

Apesar dos conteúdos em vídeo estarem super em alta nas redes sociais, não necessariamente eles representarão o melhor formato de conteúdo para o seu perfil e para o seu público.

Aqui, a dica é experimentar os diferentes formatos de conteúdo disponíveis nas redes sociais antes de definir aquele que tem mais potencial no seu perfil.

No Instagram, por exemplo, o profissional pode experimentar a performance de cinco tipos de conteúdo: foto, reels, stories, live e guia. Já no TikTok, os criadores de conteúdo podem experimentar os conteúdos em live, foto e vídeo – que é o modelo mais popular da plataforma.

Teste diferentes plataformas e experimente os diversos modelos que cada plataforma oferece. Depois de identificar os que mais dão retorno, monte um cronograma de publicações dentro dessas configurações e comprove os resultados!

Ajuste a câmera e invista em iluminação

A qualidade da imagem compartilhada nas redes sociais é um poderoso atrativo tanto para os seguidores que te acompanham, quanto para o público geral. Portanto, não economize esforços para entregar a melhor qualidade de imagem que você conseguir.

Se a captação for feita com a câmera do celular, ajuste as suas configurações para que ela trabalhe em sua máxima potência.

Para isso, basta acessar as configurações do seu aparelho, clicar em câmera e ajustar as funcionalidades oferecidas. Atualmente, a maioria dos smartphones oferecem o 1080p HD como qualidade mínima e o 4K como qualidade máxima.

Além disso, invista em uma boa iluminação! Ela será a grande responsável por evidenciar os detalhes do seu trabalho nas lentes da câmera.

Existem dois tipos de iluminação que você pode usar: a natural e a controlada. A luz natural é fornecida pelo Sol. Basta posicionar a cliente na direção da luz emitida pelos raios solares e clicar a fotografia.

Já a luz controlada é fornecida pelos equipamentos de iluminação, como ring lights e quadros de led, por exemplo. Configure esses aparelhos na temperatura “neutra” e ajuste a intensidade de iluminação que você desejar.

Acompanhe as suas métricas

Depois de postar os conteúdos nas redes sociais, o próximo passo é acompanhar as métricas de cada postagem. Geralmente, esses dados são fornecidos pelas próprias ferramentas das redes sociais e simbolizam o termômetro de conteúdo para as futuras postagens.

Afinal, a partir das métricas é possível entender o que já está dando engajamento para o perfil e o que ainda pode ser melhorado, permitindo que o profissional otimize os conteúdos que serão publicados futuramente.

Além dos dados de engajamento, nas métricas das redes sociais também é possível encontrar informações sobre o público que te acompanha.

Dentre essas informações adicionais, temos o número de seguidores, localização, gênero, faixa etária e períodos mais ativos. Essas métricas são interessantes tanto para definir horários de postagem, quanto para otimizar a criação de publicidades e anúncios pagos.

Lembre-se que, quando o assunto é redes sociais, o trabalho deve ser constante. Desenvolva uma estratégia que converse com as demandas do público e estude os seus resultados para que o conteúdo seja sempre aprimorado.

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