Conhecidas por sua textura cremosa e rica em vitaminas, a manteiga vegetal representam uma das principais alternativas para recuperar os nutrientes perdidos pelo cabelo e reparar os sinais de ressecamento.
Neste post, contamos quais são os benefícios da manteiga vegetal e como usar o ingrediente nas rotinas de cuidado com os cabelos. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo deste artigo!
O que é e para que serve a manteiga vegetal?
A manteiga vegetal é uma gordura extraída das sementes oleaginosas, cuja principal função está ligada à nutrição e reparação da pele e dos cabelos.
Falando especificamente dos cabelos, as manteigas capilares são inseridas nas fórmulas dos cosméticos com o intuito de proteger os fios contra os sinais de ressecamento, uma vez que potencializam o condicionamento deles e entregam mais sedosidade à sua estrutura.
Dentre as principais manteigas vegetais utilizadas no mercado da beleza, estão as Manteigas de Abacate, Cupuaçu, Manga, Murumuru, Karité, Ucuuba, Tucumã, Bacuri, Urucum e Buriti.
Qual é a diferença entre manteiga vegetal e óleo vegetal?
Provenientes da natureza e ricos em propriedades nutritivas, as manteigas e óleos vegetais se assemelham por seu poder nutrição e hidratação, sendo ótimos aliados no combate ao ressecamento.
A única diferença entre os dois ingredientes está em sua consistência. Enquanto as manteigas vegetais possuem uma textura sólida e cremosa, os óleos vegetais têm textura líquida e fluida.
Quais são os benefícios da manteiga vegetal?
Devido à sua composição rica em nutrientes e vitaminas, os principais benefícios da manteiga vegetal estão ligados à nutrição dos cabelos.
Considerada um condicionante natural para cabelos, a manteiga vegetal atua no combate ao ressecamento, contribuindo diretamente para o controle do frizz, da opacidade, das pontas duplas e da quebra.
O ingrediente é capaz de regenerar o manto hidrolipídico e reforçar a sua barreira de proteção, evitando a abertura das cutículas e deixando o fio menos propenso à perda de água e nutrientes.
O resultado do tratamento capilar com manteiga vegetal engloba fios muito mais fortes, macios, luminosos e cheios de balanço e leveza.
Como usar o produto nos cabelos nos cabelos?
Nos cosméticos para cabelo, a manteiga vegetal pode aparecer na fórmula de máscaras, leave-ins e condicionadores. Porém, o ingrediente consegue ser utilizado em sua forma pura, atuando nos tratamentos de umectação e como potencializador da hidratação.
Para utilizar a manteiga vegetal na umectação capilar, é necessário aquecer o ingrediente em banho maria, de forma que ele fique mais emoliente. Feito isso, basta aplicar a manteiga nos cabelos – enluvando as mechas – e deixar o produto agir por, no mínimo, 2 horas.
Após o tempo de ação, é só enxaguar os fios para remover 100% do ingrediente aplicado. Se, por acaso, apenas o enxágue não retirar o produto, a dica é lavar bem os cabelos com shampoo diluído em água.
Agora, se o intuito é potencializar o tratamento de hidratação, basta adicionar uma pequena quantidade de manteiga vegetal na sua máscara preferida. A combinação do creme com a manteiga é capaz de nutrir profundamente os fios, recuperando por completo a sua maciez e brilho.
Aqui devemos repetir o mesmo processo citado acima. Derreta a manteiga em banho maria, adicione a quantidade de máscara utilizada para o comprimento do cabelo. Feito isso, é só aplicar a mistura nos fios, aguardar o tempo de ação da máscara e enxaguar abundantemente.
Fique por dentro de mais conteúdos sobre cabelo!
Quer ficar por dentro de outros produtos do mercado da beleza? Acesse a página inicial da loja Prohall e confira os demais conteúdos que preparamos sobre o setor. Esperamos por você!
Nenhum comentário cadastrado