Nutrição Capilar: para que serve e como fazer?

Nutrição Capilar: para que serve e como fazer?

Seja por meio da realização de procedimentos químicos ou pela alta exposição aos agentes externos – como calor, umidade e poluição -, todos os dias os nossos cabelos estão propensos a perder nutrientes.

Uma vez comprometida, a oleosidade natural do couro cabeludo pode favorecer a abertura das cutículas e, consequentemente, tornar os fios mais predispostos aos sinais de desnutrição e ressecamento.

A fim de reequilibrar essa oleosidade natural e recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar, foi criado o tratamento de Nutrição, que representa uma das três etapas básicas de um cronograma capilar.

Pouco abordada entre os beauty lovers, a Nutrição é a grande responsável por potencializar o tratamento de Hidratação e simboliza o passo que antecede a Reconstrução, sendo essencial dentro das rotinas de cuidado.

Pensando em uma maneira de valorizar esse tratamento tão importante, dedicamos esse post para falar sobre os benefícios prometidos pela Nutrição Capilar. Por isso, se você tem curiosidade para saber como fazer e para que serve o tratamento, fique de olho no que preparamos a seguir!

Afinal, o que é Nutrição Capilar e para que serve o tratamento?

A Nutrição Capilar, como o próprio nome já diz, representa o tratamento do cronograma capilar responsável por recuperar os nutrientes perdidos pelo fio devido a químicas ou fatores externos.

Ocupando o espaço entre os tratamentos de Hidratação e Reconstrução, a Nutrição auxilia a preservar o manto hidrolipídico, regenera as áreas danificadas e fornece todas as vitaminas que o fio precisa para esbanjar vitalidade.

Através da reposição lipídica, o tratamento é capaz de reverter os sinais de ressecamento – tais quais porosidade, opacidade, pontas duplas e frizz – e promover a retenção de água dentro da fibra capilar, potencializando a Hidratação dos fios.

Além disso, graças a esses lipídios, a Nutrição também é encarregada de proteger as zonas fragilizadas da fibra capilar e impedir que elas percam ainda mais umidade e nutrientes.

As linhas de tratamento mais indicadas para realizar a Nutrição Capilar são aquelas enriquecidas com ceramidas, óleos vegetais e manteigas. Converse com um profissional e peça indicações de produtos que atendam às necessidades do seu tipo de fio.

Quais são os seus principais benefícios?

Como foi citado no tópico acima, o grande objetivo do tratamento de Nutrição é recuperar os nutrientes perdidos pelo fio e, através dessa reposição lipídica, conservar a Hidratação dentro da fibra capilar.

Sendo assim, os principais benefícios da técnica estão diretamente ligados à suavização dos sinais de ressecamento. Além de controlar o surgimento do frizz, a Nutrição também reforça a barreira de proteção proporcionada pela oleosidade natural, conferindo aos fios um semblante ainda mais sedoso e alinhado.

Ademais, a Nutrição também é responsável por oferecer um tratamento antioxidante às madeixas. Sua ação é capaz de reverter os danos ocasionados por radicais livres e, consequentemente, rejuvenescer a estrutura capilar, controlando os quadros de enfraquecimento e quebra.

Como fazer a Nutrição Capilar em casa?

A Nutrição pode ser realizada uma vez por semana ou de acordo com as necessidades do fio. Tudo dependerá do grau de porosidade e curvatura do seu tipo de cabelo.

O tratamento consegue ser realizado de duas formas principais: através da aplicação de uma Máscara de Nutrição ou por meio da técnica de Umectação Capilar. Abaixo, comentamos um pouco mais sobre cada uma dessas alternativas. Veja só:

Nutrição através da Máscara de Tratamento

Caso você opte pela primeira opção, é só investir em uma boa máscara de tratamento e seguir as recomendações do fabricante.

O processo consiste em lavar os cabelos com shampoo, enxaguar, aplicar o produto do comprimento às pontas, enluvar as mechas e aguardar o tempo de ação recomendado. Feito isso, é só enxaguar com água fria e finalizar como de costume.

A Máscara Extreme Repair da Prohall Cosmetic é enriquecida com Óleo de Macadâmia e trabalha na revitalização do fio. Sua ação é concentrada na fibra capilar e trabalha de forma a reparar as áreas danificadas e repor os nutrientes perdidos, conferindo mais força às madeixas.

Nutrição através da Umectação Capilar

Já se você optar pela Umectação Capilar, o primeiro passo é investir em um bom óleo vegetal. Os mais recomendados para esse tratamento são os óleos de coco, de rícino ou de oliva.

Com o ingrediente em mãos, é necessário começar a técnica através de uma massagem suave no couro cabeludo. Dessa forma, você ativa a circulação sanguínea da região e facilita a absorção dos nutrientes.

Feita essa massagem, o próximo passo é enluvar as mechas do comprimento às pontas para que todo o perímetro dos fios esteja envolvido com o ingrediente. Após esse passo, você deve aguardar o tempo de ação de 40 min a 2 h e, só depois disso, enxaguar os fios, finalizando com uma lavagem convencional.

A nossa indicação para essa técnica é o Óleo Reparador Sérum Absolut Oil, que é rico em Óleo de Argan e, além de conferir uma poderosa ação antioxidante, também é capaz de suavizar os sinais de ressecamento, proporcionando muito mais maciez, brilho e alinhamento às madeixas.

E a Hidronutrição? O que ela é e para que serve?

Como o próprio nome já diz, a Hidronutrição é uma técnica que une os tratamentos de hidratação e nutrição capilar, permitindo que essas etapas do cronograma sejam realizadas de uma só vez.

Indicado para todos os tipos de fio, esse método promete a recuperação dos cabelos secos, ressecados e sem vida, repondo toda a água e nutrientes perdidos pela fibra capilar ao longo do tempo ou devido a químicas, agentes externos e radicais livres.

Enquanto a Hidratação é responsável por devolver a umidade às madeixas, a Nutrição, como já foi dito, fica encarregada pela reposição lipídica. O resultado são cabelos macios, cheios de brilho e livre dos sinais de ressecamento, como o frizz excessivo e as pontas duplas.

Como fazer a Hidronutrição?

A Hidronutrição é um tratamento simples, que pode ser feito em casa, durante o banho, ou numa visita a um salão de beleza. Se você optar por realizá-lo em casa, tudo que você vai precisar é de uma boa Máscara de Hidratação e de um Óleo 100% Vegetal de sua preferência.

Como sugestão de produto, a Prohall Cosmetic disponibiliza a Máscara Ultra Hidratante Biomask Explosão de Brilho, que promete a recuperação da umidade perdida e a revitalização dos fios danificados – o produto faz parte de uma linha completa de hidratação, que também conta com Shampoo e Condicionador.

Veja abaixo o passo a passo completo do tratamento:

1. Lave os cabelos com o Shampoo Home Care Biomask, massageie suavemente o couro cabeludo e enxágue.
2. Em um recipiente, separe uma porção da Máscara Ultra Hidratante Biomask e uma colher de sopa do Óleo Vegetal escolhido.
3. Aplique a mistura dos dois ingredientes, mecha por mecha, enluvando os fios do comprimento até as pontas.
4. Aguarde o tempo de ação de 20 a 30 minutos e enxágue.
5. Aplique o Condicionador Home Care Biomask por toda a extensão dos fios, aguarde alguns minutos e enxágue totalmente.
6. Finalize como desejar!

Nutrição Capilar é com a Prohall Cosmetic!

Agora que você já sabe para que serve e como fazer a Nutrição Capilar, o próximos passo é investir em produtos que promovam esse tratamento.

Acessando o site da Prohall Cosmetic, é possível conferir mais informações sobre os cosméticos citados no texto e adicioná-los em seu nécessaire de cuidados capilares! Vem com a gente!


Kit Ultra Nutritivo Extreme Repair



Kit Ultra Hidratante Biomask



Óleo Reparador Absolut Oil



Deixe o seu comentário!

4 Comentários

  1. Nely Corrêa disse:

    Super importante : pois estou com queda violenta preciso um bom tratamento faço uso de óleos .

    • growthhouse disse:

      Oi Nely, tudo bem?

      Você pode continuar fazendo umectação e também utilizar os produtos da linha Force Hair, da Prohall. Ajudam a controlar a queda e fortalecer os fios!

  2. Como fazer p salvar a queda d cabeli apos um mes de progressiva disse:

    Preciso de ajuda fuz uma progressiva e a cliente esta com muita queda

    • growthhouse disse:

      Olá, tudo bem?

      Você chegou a utilizar um produto com formol? Isso pode ter sido a causa. Recomendamos a linha Force Hair para ela da Prohall e também que comece a fazer um cronograma capilar para fortalecer os fios!

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.