O pH do cabelo é uma métrica bastante usada para analisar a saúde das cutículas e, consequentemente, o equilíbrio da fibra capilar, representando uma ferramenta fundamental para identificar qual é o melhor tratamento para as demandas do fio.
Neste post, mergulhamos no pH capilar e compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre o tema, apresentando desde as características do pH ideal até os cuidados que podem ser abraçados para conquistar esse resultado.
Por isso, se você quer expandir seus conhecimentos acerca dos tratamentos capilares e deseja descobrir como equilibrar o pH dos cabelos, separe uns minutinhos da sua atenção e confira o conteúdo que preparamos a seguir!
O que é o pH dos cabelos
O pH ou potencial de hidrogênio é uma medida utilizada pelas ciências químicas para analisar os íons de hidrogênio de determinada substância e, dessa forma, identificar o seu grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade.
De acordo com os conceitos utilizados pela química, um pH considerado ácido é aquele que apresenta uma média entre 1 e 6,9. Já o pH neutro fica na casa dos 7 e o pH alcalino entre 7,1 e 14.
Trazendo esse conceito para o universo capilar, o pH refere-se, principalmente, à acidez ou à alcalinidade dos fios de cabelo.
Como é sabido, a superfície dos fios é formada por uma série de cutículas, que são as escamas que protegem a sua estrutura e controlam tudo o que “entra” e “sai” da fibra capilar.
Quando essas cutículas estão saudáveis, elas ficam planas e seladas, mantendo a umidade e os nutrientes dentro do cabelo.
Um pH ideal desempenha um papel importantíssimo na saúde capilar, pois é ele o grande responsável por preservar a integridade das cutículas, fazendo com que o cabelo permaneça nutrido e hidratado.
Portanto, entender o pH dos cabelos e saber como mantê-lo equilibrado é a chave para resguardar a saúde capilar.
Qual o pH ideal?
O pH ideal dos cabelos varia entre 4,5 e 5,5. Portanto, pode-se dizer que um cabelo equilibrado é aquele que apresenta um pH ácido.
Um pH ligeiramente ácido é capaz de manter as cutículas capilares seladas e, dessa forma, evitar a perda desnecessária de nutrientes, fazendo com que o cabelo fique blindado a danos significativos.
Além disso, um pH ácido ajuda a manter a umidade dentro dos fios, evitando os sinais de ressecamento, a quebra e a perda de elasticidade.
Isso sem falar na proteção das madeixas! Afinal, quando o pH está ácido e as cutículas estão seladas, ele contribui para a formação de uma camada de lipídios que irá revestir os cabelos e defendê-los contra fatores externos, como poluição, radiação UV e afins.
Como equilibrar o pH do cabelo?
O primeiro passo para equilibrar o pH dos cabelos e, consequentemente, preservar a integridade das cutículas é investindo em cosméticos capilares formulados com um pH ligeiramente ácido – ou seja, que tenha uma medida entre 4,4 e 5,5.
Isso inclui desde os produtos utilizados diariamente, como os shampoos e os condicionadores, como também os itens de tratamento capilar, como as máscaras, ampolas e outros itens de autocuidado.
Em contrapartida, procure evitar a aplicação de produtos muito alcalinos, ou seja, que tenham um pH acima de 7. Geralmente, esses produtos são representados por descolorantes, tinturas e até mesmo cosméticos que visam deixar o cabelo liso.
Além de elevar o pH dos cabelos, esses produtos também são capazes de interferir na estabilidade das cutículas, promovendo o seu desequilíbrio e favorecendo a perda de umidade e nutrientes.
E por falar em cutículas desalinhadas, outro fator que pode provocar essa condição são os enxágues com água quente. Como é sabido, a temperatura elevada da água pode abrir as cutículas do fio e interferir em um pH equilibrado.
Portanto, sempre dê preferência para os enxágues com água fria ou, no máximo, morna. Dessa forma, é possível conservar o pH ideal e até mesmo estimular a selagem das cutículas.
Por fim, não se esqueça de construir uma rotina de nutrição e hidratação. E isso contempla desde a organização de um cronograma capilar específico para o seu fio, até a construção de uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e nutrientes em geral.
A nossa dica é investir em máscaras capilares hidratantes e em óleos vegetais que podem ser aplicados no cabelo – como o óleo de coco, por exemplo. Enquanto as máscaras ajudam a abastecer o cabelo com umidade e nutrientes, os óleos preservam o manto hidrolipídico, mantendo os fios nutridos e protegidos.
Conheça a Equalize Mask!
A Equalize Mask é a solução oferecida pela Prohall Professional para o tratamento dos cabelos porosos e danificados.
Desenvolvida com Óleo de Patauá, D-Pantenol e Queratina Vegetal, a máscara é responsável por reequilibrar as cutículas e regenerar as áreas danificadas por agentes externos, entregando muito mais força e resistência aos fios de cabelo.
Além disso, suas propriedades acidificantes e reconstrutoras são capazes de equalizar o pH dos fios, recuperando a vitalidade das madeixas.
O resultado é um cabelo firme, macio, luminoso e totalmente livre dos quadros de porosidade, ressecamento, elasticidade e quebra.
Saiba mais sobre a Equalize Mask!
Ficou curioso para saber mais sobre a Equalize Mask? Acessando o site da Prohall Professional, você confere as demais informações sobre o produto e tem a chance de adicioná-lo à sua lista de desejos! Te esperamos!
Nenhum comentário cadastrado