Todo mundo sabe – ou deveria saber – que a oleosidade capilar representa um fator natural e extremamente benéfico para o equilíbrio do couro cabeludo. Sem esse sebo, a raiz dos cabelos pode ficar ressecada e se tornar vulnerável aos quadros de enfraquecimento e quebra, que simbolizam um dos principais inimigos da saúde capilar.
Porém, quando é afetada por desequilíbrios hormonais ou agentes externos, essa produção de sebo pode ser potencializada, causando o temido quadro de oleosidade excessiva. Em escalas irregulares, esse quadro pode contribuir para o surgimento de dermatites, caspa e até mesmo para o desenvolvimento da queda capilar.
Pensando em reverter esse cenário preocupante, separamos nesse post alguns cuidados diários para diminuir a oleosidade capilar e, dessa forma, evitar que o cabelo sofra com as consequências desse fenômeno. Por isso, se você sente que o seu fio anda mais oleoso do que o normal, dê uma boa olhada nas dicas a seguir!
Lave o cabelo em dias alternados!
Uma das melhores alternativas para reequilibrar as glândulas sebáceas do couro cabeludo é lavar os cabelos em dias alternados. Tanto as higienizações frequentes, quanto a falta delas podem contribuir para a desestabilização dessas estruturas e favorecer a produção excessiva de óleo. Portanto, o ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não. Uma dica aos que não abrem mão de fios limpos é optar pelo Shampoo a Seco, que confere uma higienização superficial sem precisar lavar os fios com água.
Invista em um shampoo específico para cabelos oleosos!
Outro produtinho super indicado para quem sofre com os quadros de oleosidade capilar é o Shampoo Detox ou Anti Oleosidade. Desenvolvidos com propriedades hidratantes e purificantes, esses produtos são responsáveis por controlar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, remover os resíduos acumulados no couro cabeludo e equilibrar o pH da região, evitando os possíveis sinais de ressecamento capilar.
Enxágue os fios com água fria ou morna!
E por falar em lavagem, é imprescindível realizar o enxágue dos fios com água fria ou morna – especialmente para os que desejam controlar a oleosidade capilar excessiva. Quando atinge altas temperaturas, a água do chuveiro pode desestabilizar as glândulas sebáceas e provocar um aumento na produção de sebo. Enxaguando os cabelos com água fria, é possível favorecer o fechamento das cutículas e evitar que esses quadros evoluam.
Aplique os cosméticos do comprimento às pontas!
Mais uma dica de ouro para diminuir a oleosidade capilar é certificar-se de que os cosméticos estão sendo aplicados apenas do comprimento às pontas. No momento de utilizar o condicionador ou alguma máscara de tratamento, é importante verificar se esse produto não está muito próximo à raiz, uma vez que ele pode estimular a produção de sebo caso entre em contato direto com o couro cabeludo. O ideal é não passar da marca de 5 cm da raiz para baixo.
Evite encostar nos cabelos ao longo do dia!
Mesmo que estejam limpas, as mãos são capazes de produzir suor e, consequentemente, acumular gordura da ponta dos dedos. Um simples toque nos cabelos pode transferir essas impurezas para o fio e propiciar aquele aspecto de cabelo sujo e ensebado. Por isso, mesmo que seja difícil, evite ficar encostando nos cabelos ao longo do dia! Essa ação pode incentivar os quadros de oleosidade capilar.
Leia também: Benefícios do óleo de coco no cabelo
Adotando esses cuidados diários, fica muito mais simples diminuir os quadros de oleosidade capilar! Para conferir mais dicas como essa, basta acessar os outros conteúdos publicados aqui no Blog da Prohall Cosmetic. Estamos esperando pela sua visita!
Nenhum comentário cadastrado