Distribuidor de cosméticos: o guia completo da profissão!

Distribuidor de cosméticos: o guia completo da profissão!

Se você é apaixonado por cosméticos e deseja investir no mercado da beleza, o setor de distribuição pode ser a escolha ideal para você.

Como distribuidor de cosméticos, você terá a oportunidade de trabalhar com uma ampla variedade de produtos de beleza e fazer fortes contatos com profissionais do ramo, além de desempenhar um papel fundamental na cadeia de suprimentos da indústria da beleza.

Neste guia, exploraremos em detalhes o que de fato é ser um distribuidor de cosméticos, mostrando desde as responsabilidades e desafios da profissão até as habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso nesse campo dinâmico.

Por isso, se você deseja conhecer as etapas para se tornar um distribuidor de cosméticos e quer entender as possibilidades de carreira disponíveis no setor, separe seu bloco de notas e confira o artigo que preparamos a seguir!

O que faz um distribuidor de cosméticos?

O distribuidor de cosméticos nada mais é do que a ponte que liga as empresas produtoras de cosméticos aos consumidores finais.

Essa profissão é muito importante para o setor da beleza, já que é responsável por levar os cosméticos até o público-alvo, fazendo com que a marca gire no mercado e adquira mais credibilidade.

Para se tornar um distribuidor de cosméticos, é necessário adquirir um conhecimento aprofundado sobre o mercado da beleza e estudar sobre os diferentes tipos de produtos disponíveis nesta indústria – incluindo a compreensão dos ingredientes, das fórmulas, dos métodos de produção e dos requisitos obrigatórios.

Além de trabalhar esse conhecimento técnico e ter uma forte ética de trabalho, o distribuidor de cosméticos também deve ter uma boa abordagem proativa e precisa estar atualizado sobre as novas tendências e tecnologias que afetam o setor.

Afinal, o comportamento de compra no mercado da beleza é algo que muda ano após ano.

Você sabia que o Brasil tem um dos maiores mercados de cosméticos do mundo?

O mercado de cosméticos é um dos setores que mais crescem no mundo, com uma previsão de expansão de 5,5% ainda no ano de 2023.

Além disso, a demanda por produtos cosméticos é cada vez maior, tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com dados levantados em 2021 pela empresa Cosmetic Innovation, o Brasil ocupa o terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos, representando uma das maiores potências mundiais desse segmento.

Isso significa que há um grande mercado a ser explorado e um forte potencial para o sucesso como distribuidor de cosméticos.

O que é preciso saber antes de se tornar um distribuidor

A primeira coisa que deve-se ter em mente no momento de entrar no mercado de distribuição é o nicho que o empreendedor vai atuar, ou seja, qual categoria de cosméticos ele irá vender.

No mercado, os setores que mais se destacam são o de cabelo, o de unhas, o de maquiagem, o de skincare e o de bodycare.

Feita a decisão do que será vendido no catálogo, o próximo passo é pensar nos pontos de venda. Aqui, a dica é entender onde o público-alvo costuma buscar os cosméticos da sua categoria.

Dentre as opções, temos os e-commerces, os stands, as lojas físicas e até mesmo as lojas itinerantes, que não necessariamente tem um local definido.

Por fim, temos a identidade visual, que vem para completar esses três pilares básicos de um serviço de distribuição.

Além de se comunicar com a personalidade do seu consumidor final, a identidade visual também vai facilitar a identificação da sua loja frente à concorrência, fazendo com que o cliente reconheça o seu negócio.

Distribuidor x Revendedor: quais são as diferenças entre as profissões?

Um distribuidor de cosméticos é a pessoa responsável por realizar um intermediário entre o fabricante e o revendedor. Sua função é adquirir produtos diretamente dos fabricantes e, em seguida, revender esses produtos para varejistas, salões de beleza, spas ou outros revendedores.

Os distribuidores geralmente compram grandes volumes de produtos e têm a responsabilidade de armazenar, transportar e distribuir esses itens.

Os distribuidores costumam atender a uma ampla área geográfica e podem trabalhar com múltiplas marcas e fabricantes. Eles têm conhecimento sobre os produtos que distribuem e podem fornecer informações e suporte técnico aos revendedores.

Já o revendedor de cosméticos é a pessoa que compra produtos dos distribuidores – ou diretamente dos fabricantes – e os vende diretamente para os consumidores finais.

Os revendedores podem ser lojas de varejo, salões de beleza, spas, revendedores independentes ou até mesmo indivíduos que vendem produtos por meio de canais online.

Os revendedores geralmente compram os produtos em quantidades menores do que os distribuidores e têm o objetivo de alcançar os consumidores finais.

Eles são responsáveis por criar estratégias de marketing, exibir e vender os produtos em suas lojas ou canais de venda, bem como fornecer um excelente atendimento ao cliente.

Passo a passo para me transformar em um distribuidor de sucesso

A distribuição de cosméticos oferece uma oportunidade lucrativa para empreendedores que desejam trabalhar no setor de beleza.

No entanto, para estabelecer-se como um distribuidor bem-sucedido, é essencial seguir um caminho estratégico e estar ciente dos desafios e requisitos envolvidos.

A seguir, compartilhamos um passo a passo de como adquirir excelência no ramo da distribuição, explorando etapas fundamentais para se tornar um distribuidor de cosméticos de sucesso.

Primeiramente: trabalhe com marcas profissionais!

Além de serem verificadas pela Anvisa e trabalharem com as melhores matérias-primas da indústria, as marcas profissionais também têm o poder de transmitir mais confiança aos consumidores finais, que tendem a se sentir mais confortáveis para investir em um produto que já é automaticamente aceito no mercado.

Isso sem falar nos “extras” que as marcas profissionais proporcionam aos distribuidores.

De modo geral, essas empresas oferecem todo o aparato que o empreendedor precisa para começar as suas vendas, disponibilizando não só os produtos, como também todo um suporte de marketing e pós-venda.

Não invista todo o seu dinheiro em um estoque inicial!

Um dos erros mais comuns que afetam os distribuidores no início da carreira é o alto investimento no estoque.

Apesar de parecer uma medida assertiva, encher o estoque nos primeiros meses de distribuição pode acabar deixando o empreendedor com um saldo negativo, afinal, a essa altura, ele provavelmente ainda nem conseguiu definir o seu público-alvo.

Aqui, o segredo é investir em pequenas quantidades’1os variados. Assim, é possível identificar quais são as preferências do seu público e quais são os produtos que estão ficando “de lado” ao longo do tempo.

Feita essa análise, aí sim é o momento de abastecer o estoque, mas com aquilo que os seus consumidores realmente procuram!

Pense em ações e estratégias de fidelização!

Assim como em qualquer outro modelo de negócio, a fidelização dos clientes é uma etapa crucial para o sucesso de uma empresa.

São os consumidores as pessoas responsáveis por manter a estabilidade do seu faturamento, portanto, nada mais justo do que recompensá-los de alguma maneira, não é mesmo?

As alternativas de fidelização são inúmeras. É possível oferecer amostras de acordo com o valor da compra, criar promoções relâmpagos, montar kits de produtos ou até mesmo prestar um bom atendimento pós-venda.

Analise as possibilidades e escolha aquelas que beneficiem tanto você, quanto as pessoas que mantém a sua empresa funcionando.

Estimule a visibilidade do seu negócio!

Como diria aquele clássico ditado popular: quem não é visto, não é lembrado! E isso não muda quando estamos falando sobre um serviço de distribuição!

Além das estratégias básicas que todo distribuidor deve aderir, como criar uma identidade visual personalizada e usar as redes sociais para divulgar o negócio, também é interessante comparecer a eventos e estar em constante contato com potenciais parceiros para a sua empresa.

Quanto mais pessoas conhecerem o seu serviço, mais o seu negócio terá a chance de crescer. Por isso, invista em estratégias que potencializam o alcance da sua marca, seja através do meio físico ou digital.

Invista em uma boa política de comercialização!

Por último, mas não menos importante, tenha uma política de comercialização justa e equilibrada.

Para conquistar ainda mais credibilidade com o público-alvo, é recomendado que os preços dos produtos tenham um valor estável, sem apresentar mudanças frequentes ou que vão de acordo com o nível de proximidade de determinado cliente.

Ademais, também é bacana pensar em diversas alternativas de pagamento, sem excluir a possibilidade de pagamento por cartão de crédito – que além de dar mais conforto aos clientes, também garante que o distribuidor de cosméticos não caia em golpes.

Tudo o que você precisa saber sobre a carreira de distribuidor

Como citamos anteriormente, o distribuidor de cosméticos é um profissional ou uma empresa que atua na comercialização e distribuição de produtos cosméticos para clientes e revendedores.

A carreira de um distribuidor de cosméticos pode variar dependendo do nível de envolvimento e da escala de operação. Alguns distribuidores podem operar em pequena escala, trabalhando com marcas específicas ou regiões limitadas.

Outros podem ser distribuidores em larga escala, atendendo a uma ampla variedade de marcas e atuando em várias regiões.

Em geral, os distribuidores trabalham em parceria com varejistas, salões de beleza, spas e outros pontos de venda. Eles precisam desenvolver e manter relacionamentos comerciais sólidos, além de identificar e explorar oportunidades de expansão de canais de venda.

Assim como em qualquer modelo de negócio, ter um investimento inicial é um passo essencial quando estamos falando de distribuição de cosméticos.

Afinal, será necessário desembolsar algum valor para encher o seu estoque e dar início às vendas. Sem falar do investimento dedicado para a manutenção do seu canal de venda.

Além disso, a carreira de distribuidor também exige um conhecimento básico em Marketing. Muitas vezes, é o próprio distribuidor quem cuidará desse segmento, ficando totalmente responsável pela captação de novos clientes e divulgação do seu negócio.

Com o avanço das redes sociais, hoje, todos podem criar um canal digital para determinada empresa. Através das redes, é possível difundir todos os produtos e serviços que o seu negócio oferece, bem como estreitar relações com os seguidores e clientes que te acompanham.

Por último, mas não menos importante, para ser um distribuidor de cosméticos é necessário que o profissional tenha um CNPJ.

Além de tornar a parceria entre marca e empresa mais formalizada, a presença de um CNPJ dá um maior poder de negociação entre empresa e distribuidor. Com esse documento, é possível conseguir descontos especiais e melhores prazos em cada encomenda realizada.

Como vender bem o ano todo?

Quando falamos do mercado de cosméticos, a variedade é um sinônimo de faturamento. Afinal, os consumidores desse nicho apresentam os mais diferentes perfis e necessidades.

Ao oferecer uma ampla variedade de produtos, é possível atender essa diversidade de públicos e, dessa forma, alcançar resultados ainda mais satisfatórios em seu lucro como distribuidor, tendo sucesso durante todo o ano.

Mas se engana quem pensa que preencher o estoque com produtos variados é a única iniciativa para elevar os ganhos. Para realmente converter vendas, é preciso saber vender o produto oferecido.

Portanto, além de mostrar a variedade de produtos existentes no catálogo, também é fundamental estudar os benefícios dos cosméticos disponíveis. Assim, você transmite credibilidade ao cliente e consegue converter mais vendas.

Além disso, antes de abastecer o seu estoque, é interessante realizar uma pesquisa de mercado e entender o comportamento de compra do seu cliente final. Dessa forma, você evita investimentos desnecessários e enche o seu estoque apenas com produtos que realmente têm potencial para converter vendas.

Por fim, se você deseja dar um boost nas suas vendas durante todo o ano, tente sempre se associar com bons fornecedores.

Ao fechar parceria com fornecedores confiáveis, que oferecem marcas de qualidade, você consegue preencher o seu estoque com tudo o que é necessário para atrair clientes e converter vendas.

Qual é a média salarial de uma distribuidora de cosméticos?

A média salarial de uma distribuidora de cosméticos pode variar de acordo com vários fatores, como localização geográfica, tamanho da empresa, nível hierárquico e responsabilidades do cargo.

Além disso, as médias salariais podem mudar ao longo do tempo devido a diversos fatores econômicos e de mercado.

Porém, o que podemos reforçar é que, ao investir no serviço de distribuição, o profissional poderá faturar um dinheiro extra sem abrir mão de outras atividades rentáveis que podem aparecer em sua rotina de trabalho.

Pessoas que trabalham no ramo da beleza têm mais facilidade em atuar paralelamente em outras áreas e acumular mais de uma renda em seu faturamento mensal, conquistando a tão sonhada autonomia financeira.

E essa independência não está ligada somente ao dinheiro em si, como também no estilo de vida. Afinal, a única pessoa que controla o seu cronograma é o próprio distribuidor. É ele o grande responsável por suas metas, funções e horários.

Portanto, é possível afirmar com toda certeza do mundo que investir na distribuição de cosméticos representa uma ótima forma de ganhar dinheiro e atingir objetivos.

Como escolher uma boa marca para distribuição?

O primeiro passo antes de fechar parceria com uma marca de cosméticos é realizar uma pesquisa detalhada sobre a sua trajetória no mercado.

Verifique sua reputação e busque avaliações de outros distribuidores para ter uma ideia de como a marca é percebida.

Além de avaliar o seu posicionamento no mercado, também é bacana entender o que os consumidores acham dos produtos.

A qualidade dos cosméticos é um fator determinante para o sucesso da sua distribuição. Certifique-se de que a marca oferece produtos de alta qualidade e verifique se ela tem certificações e padrões de qualidade reconhecidos.

Ademais, verifique se a marca oferece uma variedade de produtos que atendam às necessidades do seu público-alvo. Considere se os produtos são inovadores, diversificados e se complementam, permitindo que você crie um catálogo atrativo para seus clientes.

Outro ponto importante é analisar a política de preços da marca e as margens de lucro oferecidas aos distribuidores. Certifique-se de que os preços são competitivos e que você poderá obter uma margem de lucro adequada para o seu negócio.

Por último, entenda se os valores e a missão da marca estão alinhados com os seus. Trabalhar com uma marca que compartilha dos mesmos princípios éticos e compromisso com a sustentabilidade pode ser uma vantagem para fortalecer a identidade e a reputação da sua distribuição.

Como criar uma boa cartela de clientes?

Criar uma boa cartela de clientes é uma etapa fundamental se você deseja expandir seu nome no mercado e, consequentemente, atingir bons resultados de venda.

Abaixo, compartilhamos algumas dicas que podem ser usadas para construir esse mailing. Confira!

Trabalhe em cima da divulgação do seu trabalho!

A divulgação de um produto, de um trabalho ou de um serviço é um fator fundamental para todas as pessoas que desejam aumentar a carteira de clientes. E isso não muda quando estamos falando sobre distribuição de cosméticos.

Além do “boca a boca”, onde o profissional vai divulgar a sua loja através de conversas com pessoas próximas, a nossa dica para potencializar o processo de divulgação é investir em marketing.

Especialmente no marketing digital, que consegue abranger muito mais pessoas e, de certa forma, tem um custo mais “acessível”.

Ferramentas como o Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads permitem que o empreendedor faça campanhas com o orçamento que ele desejar, filtrando novos clientes através do seu gênero, da sua localização geográfica, da sua idade e até mesmo dos seus interesses pessoais.

Isso sem falar no marketing de conteúdo, que torna a divulgação da marca ainda mais leve e divertida. Basta entender a personalidade do seu público-alvo e produzir conteúdos informativos, como dicas de skincare, tutoriais de maquiagem e transformações capilares.

Não deixe de comparecer a feiras e eventos de beleza!

Comparecer a feiras e eventos de beleza é outra estratégia interessante para conquistar novos clientes e fazer boas parcerias. O famoso networking, não é mesmo? Que, querendo ou não, é essencial para deixar os clientes perto de você e, naturalmente, aumentar o faturamento.

Além de contarem com a presença de profissionais da área e serem repletos de investidores que podem se interessar pelos produtos da sua loja, as feiras de beleza também são recheadas de clientes finais dispostos a comprar.

Por isso, fique atento ao calendário anual para não perder nenhuma oportunidade.

E, ah! Não se esqueça de conferir se o evento escolhido dá a possibilidade do revendedor montar o seu próprio stand para divulgar os seus produtos. Essa é uma ótima alternativa para ampliar os seus canais de venda e conseguir expor aquilo que você está oferecendo.

Aposte suas fichas nas datas comemorativas!

Seja no Natal, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados ou até mesmo no Dia do Amigo, as datas sazonais simbolizam os melhores períodos para impulsionar as vendas de uma loja e aumentar sua carteira de clientes. Seja ela qual for!

Independente do orçamento, o consumidor final sempre estará disposto a investir em um presente especial para aquela pessoa querida.

Portanto, não deixe de aproveitar essa ocasião para montar um bom planejamento de vendas e investir em novidades chamativas para a sua loja.

Aqui, o céu é o limite! O distribuidor pode montar kits exclusivos para cada data comemorativa, fazer sorteios, investir em produtos especiais e desenvolver promoções pensando em presentear o cliente com algum benefício, como um frete grátis ou a amostra de algum produto.

Confie no poder do pós-venda!

Outro ponto de destaque, que não necessariamente vai atrair novos consumidores, mas que vai manter por perto os clientes da sua carteira é montar algumas estratégias de pós-venda.

Além de levantar o feedback do consumidor a respeito do produto comprado, o pós-venda também fortalece a relação entre empresa e cliente.

Afinal, ao ser contatado por um motivo que vai além da venda, o cliente tende a se sentir importante, como se a sua opinião fosse realmente válida para o distribuidor.

A partir desse contato mais próximo, é possível fidelizar o cliente criando uma relação de parceria, onde ele terá a liberdade de procurar o distribuidor quando quiser e, em contrapartida, o distribuidor se sentirá mais confortável para informá-lo sobre novidades e reposição de produtos.

Realize visitas estratégicas periódicamente!

Por último, mas não menos importante para aumentar sua carteira de clientes, faça visitas estratégicas em locais onde a conversão de venda é naturalmente propícia.

Além de ter a chance de mostrar os seus produtos ao vivo, essas visitas também proporcionam um contato direto com novos clientes.

Se o seu foco de distribuição são produtos de cabelo e maquiagem, as visitas aos salões de beleza são ideais para o crescimento do seu negócio.

Agora, se o seu foco forem produtos de skincare e bodycare, as clínicas estéticas são as mais indicadas para encontrar novos consumidores.

Quer ser um distribuidor de cosméticos?

O mundo dos cosméticos oferece um campo cheio de oportunidades para os distribuidores. Ao longo deste guia, exploramos os diversos aspectos dessa profissão fascinante, desde as responsabilidades até as estratégias de marketing necessárias para se destacar no mercado.

Como distribuidor de cosméticos, você tem o privilégio de trabalhar em um setor dinâmico, repleto de inovações e tendências em constante mudança.

A chave para o sucesso nessa profissão está em manter-se atualizado sobre as últimas novidades, entender as necessidades dos clientes e oferecer produtos de qualidade que atendam às demandas do mercado.

Além disso, construir relacionamentos sólidos com os profissionais da área, como salões de beleza, spas e esteticistas, é essencial para expandir sua base de clientes e fortalecer sua presença como distribuidor confiável e respeitado.

Lembre-se sempre de acompanhar as tendências do setor, adaptar-se às mudanças e manter a excelência no atendimento aos clientes. Com determinação e visão empreendedora, o sucesso como distribuidor de cosméticos está ao seu alcance.

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Além de todo o esforço do nosso time interno, nós também contamos com a ajuda de nossos distribuidores para alcançar novos clientes.

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