De todos os problemas comuns que afetam o perímetro capilar, o frizz é, sem dúvidas, um dos que mais se destacam.
A presença de fiozinhos arrepiados na cabeça pode ser considerada como algo rotineiro, tanto entre as pessoas que se preocupam com o embelezamento dos cabelos, quanto entre aquelas que apenas fazem a manutenção diária.
Originado por diversas causas, o frizz é o maior inimigo das mulheres que desejam alcançar um cabelo alinhado e sedoso.
O aspecto arrepiado, áspero e opaco pode comprometer a finalização das madeixas, interferindo diretamente na harmonia dos fios.
Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o frizz e quais são as principais formas de evitar o quadro!
Por isso, se você deseja encontrar a causa do problema e quer aprender como contornar a situação, fique atenta às dicas a seguir!
Primeiramente, o que causa o frizz?
De modo geral, o principal motivador do frizz é o ressecamento. Ao perder água e nutrientes necessários para o seu equilíbrio, o cabelo tende a assumir um semblante opaco e estático, dando abertura para a formação do clássico aspecto frisado.
Esse gap em nutrientes pode ter diversas causas! As mais comuns são ligadas aos agressores externos e a utilização de substâncias químicas. Porém, alguns hábitos rotineiros, como os banhos quentes e a utilização de ferramentas de calor, também são fatores capazes de favorecer o surgimento do frizz.
Além desses fatores comuns, os fiozinhos arrepiados também podem surgir quando a umidade do ar está elevada, que é comum em dias chuvosos ou em regiões naturalmente úmidas, como as zonas litorâneas, por exemplo.
A água é capaz de penetrar na fibra capilar e, através disso, fazer com que os fios elétricos se destaquem, provocando o fenômeno.
O que fazer para evitar o surgimento do frizz?
Apesar do frizz ser um probleminha insistente, ainda assim existe uma série de truques para revertê-lo de forma rápida e descomplicada.
Adotando alguns cuidados especiais, é possível controlar o quadro e conquistar um semblante mais saudável às madeixas. Veja abaixo o que pode ser feito para contornar a situação:
Enxágue os fios com água fria ou morna!
Os banhos de água quente representam um dos maiores inimigos da saúde capilar. Além de favorecer a abertura das cutículas, a água do chuveiro também tem o potencial de estimular os sinais de ressecamento, como o frizz, por exemplo.
Para evitar problemas mais severos, o ideal é enxaguar os cabelos com água fria ou morna, que, além de não agredirem o couro cabeludo, também contribuem para o fechamento das escamas. Experimente!
Capriche nas hidratações!
Outro cuidado essencial que deve ser adotado para eliminar o frizz é o uso das famosas máscaras de hidratação.
Utilizadas semanalmente, as máscaras são capazes de repor a umidade perdida pela fibra capilar e, consequentemente, proporcionar um aspecto mais macio e alinhado às madeixas, revertendo o toque áspero e o semblante estático dos cabelos frisados.
Converse com um profissional de confiança e peça indicações de máscaras que atendam às necessidades do seu tipo de fio!
Aposte nas finalizações com Óleos Vegetais!
Por fim, uma dica de ouro para quem deseja controlar o frizz é apostar em produtos finalizadores à base de óleo.
Ricos em vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos, os óleos vegetais – como o Óleo de Rícino e o Óleo de Oliva – são responsáveis por reter os nutrientes dentro da fibra capilar e reequilibrar os níveis de porosidade do fio, prolongando o aspecto saudável e reduzindo os quadros de ressecamento.
Conheça o Absolut Oil da Prohall Cosmetics
Viu só como é fácil evitar o surgimento do frizz? A Prohall conta com o óleo reparador Absolut Oil, ideal para suavizar o quadro de frizz das madeixas! Acesse o nosso site e saiba mais sobre o produto!
Nenhum comentário cadastrado